Comece uma pequena revolução

Comece uma pequena revolução

Publicado em:
3/11/2021
No items found.

Só no Brasil, 79 milhões de toneladas de lixo - em média - são geradas por ano. Se pararmos pra pensar no detalhe, esse número é assustador. São quase 400kg de lixo por pessoa (em média). Sendo que um terço desse número vem das embalagens. Sim, quase tudo à nossa volta está embalado, já parou pra pensar nisso? 

Estima-se que a mesma porcentagem de todo o lixo doméstico vem exatamente desse lugar, isso porque boa parte do que a gente consome tá dentro de papel, vidro, alumínio ou plástico. E quando nos deparamos com esse número preocupante é natural pensarmos em grandes ações pra que algo aconteça e nos faça mudar. Mas as escolhas que fazemos no dia a dia, por menores que pareçam, têm um grande impacto. 

Quando começamos a ver o futuro com essa perspectiva, percebemos que aquele ideal de mundo pode estar mais perto do que imaginamos. As pequenas revoluções começam assim. Um insight aqui, outro alí, que por sua vez ganha repercussão na rua, no bairro e mais pessoas começam a entrar no movimento. Aliás, influenciar grupos a aderirem a sua pequena revolução é muito importante pra manter seu fluxo e dar continuidade.

Ciclo do consumo de embalagens

Dá pra consumir consciente e ficar de boas?

Comece pelo seu nicho diário. Quem sabe no prédio ou local onde você mora, mais pessoas adorariam investir numa composteira coletiva, diversos condomínios até contratam empresas especializadas na gestão desses resíduos. Outra ideia prática, com potencial incrível de engajamento, é criar uma horta compartilhada naquele terraço ou espaço onde ninguém frequenta. Assim tudo acaba fazendo parte de um ciclo. Os resíduos dos alimentos que você descartou viram adubo fértil e terra pra produzir novamente - e tudo sem embalagem. 

Elencamos outros exemplos práticos de como você pode explorar mini revoluções (que de pequenas não tem nada). 

  • Embale menos, descasque mais: sabe aqueles produtos que já vem lavados, cortados e descascados no supermercado? Então, essas embalagens poderiam ser evitadas ao escolher o alimento natural. Melhor ainda se a compra vier de produtores locais, da sua região. 
  • Produtos a granel: os mercados a granel permitem que você escolha alimentos sem que eles, necessariamente, estejam embalados. Ou seja, você tem uma variedade de grãos, snacks, farinhas e outros alimentos com zero lixo envolvido. Bora aderir?
  • Produtos de higiene em barra: por serem concentrados, os produtos em barra consomem menos água na sua fabricação, são vendidos em embalagens retornáveis e têm durabilidade igual ou superior aos produtos tradicionais. Vale a pena investir. 
  • Reduza o consumo de carne: já falamos muito sobre o fato da demanda global por carne impulsionar o desmatamento. Movimentos como o plant-based têm se tornado cada vez mais fortes ao redor do mundo, por que não na sua casa também?
  • Vá de lata: mais de 97% das latinhas de alumínio são recicladas. Você já consegue visualizar a pequena revolução nessa conta beeeem simples? Na hora de matar a sede, não dê bobeira, #vadelata!

Curtiu as nossas dicas? Você pode mudar essa realidade com o poder da sua escolha. Pequenas revoluções também são sobre tomar decisões conscientes. Quem sabe isso pega por aí. Quer saber mais sobre esse movimento? Então vem pra cá.


Camila Benvegnú e João Espingarda
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.