Conheça o projeto Mares Limpos

Desde 1950, produzimos mais de 8 bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Isso equivale a 25 mil prédios do Empire State. E a maioria de todo esse plástico foi parar nos oceanos.

Você sabia que em 30 anos vamos ter mais plástico do que peixes nadando por aí? E que, hoje, 73% do lixo encontrado nas praias é plástico? O problema é muito sério e nós queremos trazer o assunto pro centro do debate através da websérie Mares Limpos.

A Fe Cortez é defensora Mares Limpos no Brasil pela ONU Meio Ambiente, uma campanha focada na conscientização e mobilização da sociedade civil e dos governantes sobre o grave problema do lixo plástico nos oceanos. Já são 8 milhões de toneladas descartadas todos os anos, e nós precisamos nos implicar no problema hoje. Pensando nisso, a Fe deu voz a centenas de ativistas, especialistas e cientistas do mundo todo para debater as soluções, os dados e o verdadeiro impacto do plástico nos oceanos através da websérie Mares Limpos que estreou na semana do Meio Ambiente.

Os 10 capítulos trazem questões relevantes da agenda global e local sobre o lixo marinho, com depoimentos e iniciativas que merecem destaque na tentativa de recuperarmos o debate sob a ótica de cientistas, autoridades, empresas, ONGs, funcionários do governo e ativistas que estão debruçados para resolver o problema do lixo, principalmente o uso exagerado de plástico, como sacolas de mercado, copos, garrafas peta, entre outros.

“O oceano é responsável por metade do oxigênio que respiramos, e por alimentar mais de 1/3 da população mundial. Mas estamos transformando essa fonte de vida em um grande lixão. E desse lixo todo um dos mais preocupantes é o plástico, resultado dos nossos hábitos de consumo diários, mesmo que a gente more no interior do país. Os copinhos, canudinhos, sacolinhas e embalagens somadas resultam em 8 milhões de toneladas de plástico todos os anos nos oceanos e um risco para nossa sobrevivência. ‘Mares Limpos’ é uma série que vai investigar de onde vem tanto lixo e trazer as soluções que já estão disponíveis para juntos revertermos esse quadro que é consequência do nosso consumo”

Fe Cortez

Entrevistados

DESAFIO #6

3% do lixo do brasileiro vai direto pros aterros sanitários, lixões ou para os oceanos. Você separa o seu lixo em casa? Vamos compartilhar esse processo?

DESAFIOS

DESTAQUES

Participe do movimento. Fique por dentro das novidades e receba conteúdo exclusivo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Galeria de imagens