O que é economia circular?

O que é economia circular?

Publicado em:
9/7/2021
No items found.

Pra além da escolha de embalagens recicláveis e recicladas, é fundamental conhecermos mais sobre economias regenerativas, como a economia circular, que quebra com o paradigma linear de extração - produção - consumo - descarte.

Quando pensamos nas novas possibilidades de estarmos no planeta, imediatamente passamos pela questão econômica. O modelo de extração - produção - consumo - descarte em que vivemos é o responsável por estarmos em situação de emergência climática hoje. Isso porque não há circularidade, ou seja, é um sistema de muito desperdício e descarte. Pouca coisa volta pro início, priorizando o recomeço do processo produtivo.

A verdade é que nosso modelo econômico já apresenta uma falha muito grande, quando trata matéria prima como lixo. Na websérie Bê a Bá da Reciclagem, já falamos que o Brasil perde R$ 8 bilhões descartando lixo (ou seja, matéria prima!) nos aterros sanitários e lixões do país.


A boa notícia é que já existe uma economia que chamamos de circular, que copia a natureza no seu processo de produção, já que nela não existe desperdício. Ou seja, tudo é idealizado e produzido pra que haja reinserção na cadeia no pós consumo. Não existe "jogar fora" ou desperdiçar nada nesse modelo: tudo tem vida útil do começo ao fim.

 

E, assim, o conceito de lixo deixa de existir e consequentemente, vários problemas ambientais consequentes desse processo. E é uma maneira de estar no mundo oposta ao que propõe a economia linear, onde exploramos o que chamamos de "recursos naturais" e valorizamos a obsolescência programada e o que é descartável.

Já falamos sobre as novas economias circulares no nono episódio da websérie Mares Limpos, se você quiser saber mais, só dá um play pra se inspirar:

(vídeo)


Tem muito mais sobre economia circular no nosso canal do youtube e também no nosso insta. Também tá rolando um conteúdo incrível sobre a campeã em reciclagem (e arrasando na economia circular!) no Brasil, a latinha, no Vá de Lata :)

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.