Somos um movimento e negócio de impacto que promove a educação ambiental

Juntos somos mais fortes!

ícone de uma onda com uma exclamação simbolizando o choque de realidade

O CHOQUE DE REALIDADE

A Fe Cortez, ativista ambiental e comunicadora, levou um choque de realidade quando assistiu ao documentário Trashed, sobre a quantidade de lixo que produzimos e descartamos todos os dias.

ícone de uma estrela

O DESPERTAR REAL-OFICIAL

Na virada do ano de 2015, ela decidiu não consumir mais nenhum copo descartável e, sozinha, recusou 1618 deles e economizou, além do plástico que iria pros oceanos, quase 5 mil litros de água só nessa pequena mudança de hábito

A INSPIRAÇÃO

Carregando um copinho de metal sempre com ela, a Fe inspirou os amigos a fazerem o mesmo, diminuindo o consumo de mais e mais copos plásticos. Só no Brasil, nós consumimos 720 milhões por dia!

O MOVIMENTO

E o Menos 1 Lixo surgiu, documentando e incentivando todo mundo que quisesse entrar nesse movimento de transformação, se desenvolvendo como a plataforma de educação ambiental mais sexy do Brasil

ícone do copo retrátil de silicone do menos 1 lixo

O AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Em junho de 2016, com 1 ano e meio de Menos 1 Lixo, a Fe Cortez se uniu à Bolei, uma agência de design, pra desenvolver um copo que fosse retrátil, bonito, útil e prático e nasceu o copo oficial do movimento!

ícone de uma estrela

A ESTRELA

O copo teve inauguração em junho de 2016 e já virou estrela! 100% fabricado no Brasil, com responsabilidade socioambiental, chegou chegando no coração da galera.

OLHA O MATE!

O tamanho de 400ml foi inspirado no hábito carioca mais valorizado pelas praias: o mate, que consome milhões de copos descartáveis em dias de sol. O copo foi feito na medida certa, homenageando um dos rolês preferidos da Fe.

CAMINHANDO E CANTANDO

O movimento cresceu, desenvolvendo a comunicação e a humanização da empresa. O conteúdo chegou no Youtube, com webséries exclusivas sobre os nossos impactos negativos e positivos no planeta.

MARES LIMPOS

Defensora da campanha Mares Limpos no Brasil pela ONU Meio Ambiente, essa websérie foi um verdadeiro divisor de águas pro movimento e pra sustentabilidade no Brasil. Um documento que rodou o mundo, pra conversar com as principais vozes que lutam pelos oceanos e contra os plásticos.

PARE DE CHUPAR

Em junho de 2018, co-criamos a campanha Pare de Chupar, impulsionando a nova lei de proibição dos canudinhos plásticos no Rio. A lei serviu de inspiração pra várias outras cidades do Brasil e provou que juntos e em rede somos muito mais fortes.

NAS ALTURAS

E 2018 foi o ano do Menos 1 Lixo! Conquistamos o crescimento exponencial de uma equipe feminina que compartilha valores de transformação. E desenvolvemos mais de 750 horas de vídeo e 3 mil peças de comunicação. A Fe Cortez foi convidada pra ser conselheira do GreenPeace Brasil e o movimento organizou o Primeiro Prêmio Lixo Zero do país.

IMPACTO

E em 2018, alcançamos mais de 30 milhões de pessoas, mais de 34 mil assinantes no nosso YouTube e 250 mil seguidores no Instagram. Multiplicamos a nossa mensagem em mais de 150 pontos de venda pelo Brasil e em mais de 130 mil copos vendidos. Crescemos em 1000% o nosso engajamento.

NORONHA PLÁSTICO ZERO

Começamos 2019 com um projeto de consultoria e inovação, o Noronha Plástico Zero, co-realizando a implementação da proibição de plásticos descartáveis na ilha. O movimento também foi selecionado como uma das 10 empresas que praticam Capitalismo Consciente no país

ícone de uma mulher fazendo muque simbolizando o poder de realização e mãos (femininas) às obras

EM CONSTRUÇÃO

E estamos só começando. O Menos 1 Lixo quer continuar se desenvolvendo como a plataforma mais sexy do Brasil sobre sustentabilidade e educação ambiental. Temos um mundo inteiro pra transformar. Dá uma olhada na missão e os valores do movimento e vem com a gente co-criar um novo mundo.

Dezembro de 2014
O Manifesto - Salvando o planeta 1 copinho por vez

Há quase dois anos, assisti a um filme que mudou minha vida. Eu não achava que um filme poderia mudar a vida de ninguém, mas sim, isso também pode acontecer com você.

Leia mais
TESTE
Janeiro de 2016
Menos 1 Lixo é Fantástico!

Há quem diga que 2015 não foi um ano fácil e pareceu infinito! Para nós passou voando, e da melhor maneira possível! Não que sejamos os “diferentões” [imagina!], mas adotamos o desafio de desenvolver e propagar por aí novos hábitos de consumo, na verdade, consumir menos e de forma consciente. E justamente conscientes do nosso poder e dever como indivíduos, o movimento nasceu, cresceu, e segue crescendo – isso, graças a todos que seguem conosco, claro.

Leia mais
TESTE
Junho de 2016
A experiência de fazer um evento Lixo Zero

A Fe Cortez convidou a Quiron para produzir um evento lixo zero para lançar o Copo Oficial do Menos 1 Lixo e comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não foi um convite, foi um desafio.

Leia mais
Julho de 2016
Afinal, o que é o Menos 1 Lixo?

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Leia mais
“Em 2015, eu assisti a um filme que mudou minha vida. Eu não achava que um filme poderia mudar a vida de ninguém, mas sim, isso também pode acontecer com você. O filme em questão — um documentário, na verdade — chama-se 'Trashed: para onde vai nosso lixo'”.
- Fe Cortez

A Fe Cortez é ativista ambiental, empreendedora, palestrante e idealizadora do Menos 1 Lixo, uma plataforma de educação ambiental que transformou a sustentabilidade e o copo que representa o movimento, em um ícone e comportamento de desejo. Fe é colunista da Revista Glamour e da Revista Ela. É Defensora da ONU Meio Ambiente na campanha Mares Limpos e conselheira do Greenpeace. Foi premiada pela Geração Glamour de 2018 como a mulher mais influente no segmento da sustentabilidade de 2017.

Fe cortez
Conheça a Fe Cortez

A gente acredita no despertar do ser humano de que ele também é natureza e um agente da transformação para uma nova era.

Essa é a nossa razão de existir! Queremos estimular o empoderamento e a mudança de comportamento de indivíduos, organizações e governos. E pra gente, só dá pra chegar lá se seguirmos fiéis a nossa essência!

#nossos valores
Regeneração
colaboração
cuidado
diálogo
verdade
autorresponsabilidade
inovação

Conheça a equipe

O Menos 1 Lixo é construído a muitas mãos por uma equipe incrível que põe a mão na massa pra fazer acontecer.
Alcino
Alcino
Estagiário de Design
Alcino é virginiano. É apaixonado por arte, alimentação e comunicação. Levaria um livro da Lygia Fagundes Telles, que serviria pra entretenimento pra não enlouquecer pra uma ilha deserta e o que toca na sua rádio é Itamar Assumpção. Ele curte aprender mais sobre os povos originários e seus processos culturais e ativismo pro Alcino é essa necessidade coletiva e individual de comunicar e transformar estruturas que não acolhem as necessidades do sistema vivo (social, ambiental, político). uma ideia brutal de que nenhum corpo, físico e metafórico, se sobrepõe a outro e que é necessário fazer justiça para que caminhemos a uma estada ideal no mundo.
estamos aqui reunidos para tentar, de um curta experimental brasileiro chamado "o rei do cagaço".

[ato regenerativo que mais gosta] cozinhar com afeto e sem nenhum sofrimento animal no prato.

Ane
Ane
Atendimento Comercial
A Ane é virginiana com ascendente em áries e lua em leão. É apaixonada por natureza, música e pela família. Se ela fosse pra uma ilha deserta, levaria um diário eletrônico com câmera e bateria infinita, pra levantar todas as espécies do lugar. No radinho da Ane toca 14 Bis, Skid Row e Mr. Big. Ela adora aprender mais sobre Ciências Naturais. Ativismo é dar voz a quem não tem voz.
Continue a nadar!

[ato regenerativo que mais gosta] conseguir passar meu conhecimento para frente de forma simples e didática.

Brunno
Brunno
Logística
O Brunno é sagitário com caprica - e ele diz que é mais caprica do que sagita. É apaixonado pela esposa, pela filhota Mariana e pela família. Se fosse pra uma ila deserta, levaria uma bola de vôlei pra conversar com o seu próprio Wilson. No spotify do Brunno toca muito o xará Bruno Mars. Ele adora aprender mais sobre as pessoas e suas reações e comportamentos. Ativismo é lutar por acreditar em um bem maior e garantir a democratização de informação de qualidade, pra que as pessoas sejam mais conscientes das suas escolhas.
“O certo é fazer o Certo” e “O combinado não sai caro”

[ato regenerativo que mais gosta] compostagem, porque o fechamento do ciclo é sensacional

Capitu
Capitu
Estagiária de Investigação
Capitu é leonina. É apaixonada pelos ciclos da natureza, por cobras e por pessoas formando redes de transformação. Levaria um diário pra anotar as observações pra uma ilha deserta e o que toca na sua playlist nacional é Cazuza. Ela curte aprender mais sobre comportamento da mente humana e sobre cerveja e ativismo pra Capitu é nosso corpo, alma e coração na luta para sermos livres, interligados, múltiplos. Feitos de sangue, pertencentes à Terra. Feitos de poeira de estrela, pertencentes ao Universo
Vou mostrando como sou e vou sendo como posso, jogando meu corpo no mundo [...] participo sendo o mistério do planeta.

[ato regenerativo que mais gosta] amar; gerar experiências e perceber o amadurecimento depois disso; o ato de acordar mais um dia; plantar e fazer trilhas

Carol
Carol
Produtora de Conteúdo
A Carol é sagitariana (com muito orgulho e identificação), mas ela já diz que não sabe o ascendente, ainda que desconfie que seja peixes, libra ou touro. É apaixonada pelas pessoas com quem esbarrou no caminho, música e a natureza. Se fosse parar em uma ilha deserta levaria água potável. Escuta muito Black Alien e adora estudar sobre o mar. Ativismo pra Carol é adotar hábitos diários mais sustentáveis e regenerativos por mais pequenos que eles pareçam ser. No fim das contas, sempre faz uma baita diferença, especialmente quando pensamos na força do coletivo.
Consciência é um caminho sem volta

[ato regenerativo que mais gosta] fazer os próprios produtos naturais + ter clareza na diminuição de embalagens plásticas e substâncias tóxicas nesse processo

Carol Norberto
Carol Norberto
Marketing Digital
A Carol é caprica com ascendente em escorpião. É apaixonada pelos filhos, por música e por uma vida simples. Se ela fosse pra uma ilha deserta, levaria uma passagem de volta - afinal, de que vale o paraíso sem amor? No toca-discos toca muito pagode dos anos 90, com destaque pro Belo e mais vários caras que animam os churrascos das famílias brasileiras. A Carol adora aprender mais sobre espiritualidade. Ativismo pra ela significa o conhecimento exigindo atitudes: parafraseando Emicida "vai, levanta e anda"
Não reclame daquilo que você permite

[ato regenerativo que mais gosta] reutilização e costumização de objetivos pra prolongar a vida útil de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Também adora garimpar um brechózinho

Denise
Denise
Gerente de Operacional
A De é aquariana e apaixonada pelo filho Davi, por estar com a família e os amigos e viajar. Se ela fosse parar em uma ilha deserta, levaria uma cobertinha. O que toca na rádio do carro é Daniel, porque a De é romântica. Ela adora aprender mais sobre culinária. Ativismo pra ela é colocar em prática sua profunda convicção.
O passar dos anos envelhece o corpo, mas perder seu propósito de vida envelhece a alma.

[ato regenerativo que mais gosta] hortinha de janela! + “E me chamam de a 'louca dos potes' guardo tudo!”

Elisa
Elisa
Financeiro & Administrativo
A Elisa é virginiana com ascendente em leão. É apaixonada por praia, sol e mar. Se ela fosse pra uma ilha deserta levaria um livro. No MP3 toca Lulu Santos e ela adora aprender mais sobre o Universo. Ativismo pra ela é lutar pelo que se acredita.
Nada acontece por acaso

[ato regenerativo que mais gosta]  pregar a palavra para as pessoas com quem convivo

João
João
Encantador de redes
João é canceriano e apaixonado por música, pelo poder da imaginação e pelas manhãs. Ele levaria uma almofadinha de meditação pra uma ilha deserta e no toca-discos do João toca Marisa Monte, Emicida e Alicia Keys. Ele adora aprender mais sobre formas de cuidar do meio ambiente e de todos os seres nele existentes. Ativismo pro João é ter autorresponsabilidade para não terceirizar ou esperar mudanças que podem acontecer dentro de sua própria casa, paciência para ajudar no processo de mudança de outras pessoas, empatia para apoiar e não julgar e por último, mas não menos importante, ter amor, coragem, autenticidade e resiliência para deixar sua mensagem pro mundo.
Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome

[ato regenerativo favorito]: cuidar das plantinhas, se alimentar de forma consciente, espalhar conhecimento e trocar informações, com amor e empatia.

Julia
Julia
Impacto
A Julia é leonina, com um pezinho forte em Virgem. É apaixonada por cuidar da sua própria rotina, pelos seres que escolheu pra povoarem o seu dia a dia e por Hamilton, um musical da Broadway. Ela levaria um estilete pra uma ilha deserta, pra ocupar o tempo exercitando muito arts and crafts com o que encontrasse por lá. O que toca no bluetooth da Ju é Childish Gambino e muita Beyoncé. Ela adora se aprofundar em espiritualidade e comportamento humano. Ativismo pra Julia é cuidar do todo estando presente e ouvindo as necessidades dos outros.
“Where we don’t empathize, we fail” - Tim Mitchin

[ato regenerativo que mais gosta] praticar o minimalismo e sentir a potência de fazer os próprios produtos.

Lu
Lu
Designer
A Lu é gêmeos com ascendente em câncer e lua em libra. É apaixonada por estar com a família, pelo sítio dos avós e pelo mar (ela tá amando aprender a surfar também). Se fosse pra uma ilha deserta, levaria um guia de PANCs. No bluetooth da Lu toca Gil e Caetano. A Lu adora aprender mais sobre trabalhos manuais: cerâmica, costura, bordado, desenho, pintura, culinária… e tem se dedicado muito a aprender sobre cultivo e manejo de hortas agroflorestais. Ativismo pra ela é exercer o cuidado necessário para vivermos em equilíbrio como um.
Nós somos aqueles que nós mesmos estávamos esperando.

[ato regenerativo que mais gosta] o combo compostagem e hortinha

Milvo
Milvo
Gestor de Comunidade
O Milvo é ariano e apaixonado pela trajetória de aprender, a leveza de ensinar e a alegria de viver as mais diversas experiências. Se ele fosse pra uma ilha deserta, levaria uma pederneira. No toca-discos do Milvo toca muito a voz do saudoso Chorão, do Charlie Brown Jr. Ele adora aprender mais sobre sustentabilidade. Ativismo pro Milvo é agir de em prol de uma causa que considera de grande importância.
Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe; não praticar o que se ensina; não perguntar o que se ignora

[ato regenerativo que mais gosta] ensinar pessoas a praticar atos regenerativos.

Misa
Misa
Estagiária de Design
A Misa é canceriana e apaixonada por ler, videogame e o combo desenho e pintura. Se fosse pra uma ilha deserta, levaria um caderno de aquarela pra pintar tudo que encontrasse por lá. No MP3 da Misa toca Björk e Gorillaz e ela adora estudar história e filosofia da ciência. Ativismo pra ela é buscar compreender a sociedade e o papel a ser exercido nela tentando sempre transformar as estruturas de desigualdade e opressão através de ações que busquem sustentabilidade, reconhecimento e inclusão.
Isso também passa

[ato regenerativo que mais gosta] cuidar de plantinhas + cosmética natural

Nina
Nina
Coordenadora de Conteúdo
A Nina é libriana com ascendente em peixes e lua caprica. É apaixonada pela companhia dos seus, por História e pela simplicidade. Se fosse pra uma ilha deserta, levaria um tablet com bateria solar, pra poder escrever e ouvir música o tempo todo. No toca-discos da Nina toca muito Emicida, Lenine e música brasileira. Ela adora estudar sobre comunicação, relações e a nossa conexão do corpo e natureza. Ativismo pra ela é exercer empatia sem perder a firmeza da luta pelo que se acredita. É se implicar no problema e exercer muita autorresponsabilidade.
Todo naufrágio é um lugar de chegada. + #ubuntu tatuado no peito

[ato regenerativo que mais gosta] pregar a palavra do amor e observar a transformação das pessoas ao redor + estar presente na alimentação e nos impactos positivos diários da vida

Sarah
Sarah
Gerente de Projetos Especiais
A Sarah é leonina com ascendente em peixes. É apaixonada por confeitaria, cachoeiras e vôlei de praia. Levaria uma rede pra dormir e um dispositivo com uma câmera e um gravador, pra narrar e captar tudo o que viver por lá. No streaming, toca desde Silva, Ivete Sangalo, Linkin Park até Shakira. Ela curte aprender mais sobre religiões africanas e orientais. Ativismo pra Sarah a reconexão com ela mesma e as pessoas ao seu redor à nossa verdadeira origem - a natureza - através de pequenos atos. A luta também pode ser leve, regenerando com amor, sempre.
Seja você a mudança que quer ver no mundo!

[ato regenerativo que mais gosta] cultivo uma mini florestinha no meu apê e faço questão de explicar aos estabelecimentos o porquê do meu 'não' às sacolas plásticas oferecidas a cada compra.

Wagner
Wagner
CEO
O Wagner é gêmeos, com ascendente em virgem e lua em sagitário. É apaixonado pela filha Alice, por estar em contato com a natureza e por uma boa comida caseira e orgânica. Se ele fosse pra uma ilha deserta, levaria um lápis e um papel pra ilustrar os achados, os pensamentos e as sensações. No radinho dele toca muito Bob Marley. O W tá sempre buscando mais sobre a história da humanidade e a nossa relação ancestral com a natureza. Ativismo pra ele é poder exercer a verdade, ser quem se é e contribuir para a evolução das pessoas na conexão com a natureza.
Tá tudo tranquilo, dele mesmo.

[ato regenerativo que mais gosta] compostar + colher madeiras e sementes deixadas na natureza + plantar e colher alimentos de verdade.

Quer tirar dúvidas sobre uma vida com menos lixo ou propor parcerias de conteúdo? Escreve pra gente!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Menos 1 Lixo na mídia

logo de veículos de comunicaçãologo de veículos de comunicação