Dá pra consumir consciente e ficar de boa?

Dá pra consumir consciente e ficar de boa?

Publicado em:
20/10/2021
No items found.

A gente sabe, esse assunto ganha bastante repercussão por aqui. A verdade é que a mudança de hábitos é a base pro consumo consciente, o começo de uma transformação holística que pode, sim, mudar o mundo pra melhor.  Esse movimento depende de muitos fatores como vontade própria, informação, rede de apoio e, principalmente, engajamento. Ninguém faz nada sozinho, as conexões são indispensáveis na manutenção dessa jornada. 

O primeiro passo é perceber que qualquer produto ou serviço que consumimos carrega consequências positivas e negativas, vinculadas a diversos caminhos como, por exemplo, extração, produção, transporte, uso e pós uso. O ato de consumir afeta uma cadeia inteira, que envolve sociedade, meio ambiente e economia. Mas dá pra parar de consumir? Até pode, mas seria muito difícil sobreviver sem todas as ações que esse ato envolve. Pão quentinho na padaria? A cervejinha do final de semana? Um mimo de aniversário? 

Pra facilitar esse movimento, criamos uma lista simples e prática pra te mostrar alguns hábitos de consumo consciente que são práticos, não pesam no bolso e fazem a diferença pro planeta.  

  • Escolha produtos com refil

Quando for comprar algo, verifique se aquele produto pode ser adquirido novamente na sua embalagem antiga. Se sim, é Menos 1 Lixo gerado e o produto pode até ser mais barato! 

  • Use sacolas e objetos retornáveis

A nossa regara é que se terminar com "inho" precisa ser repensado: saquinho, canudinho, copinho.. O bom mesmo é andar com uma ecobag na bolsa e, claro, o nosso copo Menos1lixo. Selecione objetos que se encaixam a sua rotina e invista numa versão deles que seja durável e retornável. 

  • Faça compostagem em casa

É prático, não suja, não gera cheiro ruim, não toma tempo. E quando o processo de compostagem estiver acontecendo, imagina que legal poder compartilhar com os amigos a terra que você mesmo gerou? 

  • Pesquise antes de comprar

Existem inúmeras marcas que se preocupam com os processos e meios de produção, afinal estamos todos juntos pra garantir o desenvolvimento sustentável e essencial ao nosso futuro comum. Antes de comprar a "brusinha" nova, dá um check no Google e busque por marcas locais, aquelas que apoiam o trabalho justo ou que utilizam um tecido orgânico, talvez. Quem sabe as cooperativas de costureiras ou mulheres artesãs. Outra opção é comprar roupas de segunda mão em brechós, sites de trocas ou no ciclo de amigos mesmo. Com certeza você achará peças únicas, com menor impacto ambiental.

  • Repense o seu consumo de carne

A agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de gases do efeito estufa, sem contar no desmatamento, gasto hídrico, processos de abate, pastagens e outros vários setores que a criação de animais envolve. Tudo isso causa um impacto imenso na natureza e na nossa relação com a alimentação. Quer ir parando aos poucos? Claro que pode. A segunda-feira sem carne, movimento mundial pela diminuição do seu consumo, está aí pra isso. Mas não precisa esperar até a próxima segunda não, comece hoje mesmo. 

  • Vá de lata

Sabia que 97,4% das embalagens de latinhas usadas no Brasil voltam pra cadeia de produção e viram novas embalagens? Isso quer dizer que existe um processo de logística reversa, no qual 76% da matéria prima vem da reciclagem. Sem contar na praticidade, a latinha gela mais rápido, além de ser fácil de transportar. No VADELATA, você encontra muitas informações valiosas sobre esse assunto. E não esquece, entre long neck ou garrafinha, a resposta é latinha! 


Pra expandir ainda mais a sua percepção e consciência nesse assunto, temos uma série no youtube que fala sobre consumo consciente no verão. Chega mais e se diverte com as nossas dicas.


Camila Benvegnú
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.