Água na Lata x Água na Caixa

Água na Lata x Água na Caixa

Publicado em:
25/3/2022
No items found.

Você sabe qual é o líquido mais importante do mundo? Se você respondeu água, acertou! Ela é essencial à vida, embora não esteja presente na realidade de todo o nosso país. Estima-se que 35 milhões de brasileiros em média não tenham acesso à água potável, que na verdade, deveria ser um direito humano básico. 

Se hidratar é pra lá de importante, mas fazer isso de forma consciente se faz cada vez mais necessário. Isso porque, só na Europa, o plástico é responsável por 82% do lixo encontrado no oceano. No Brasil, são mais de 11 milhões de toneladas de plástico por ano, o que nos coloca como o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Mas calma, respira. Já tem gente por aí fazendo a diferença e trazendo novas realidades que cabem no planeta. Na verdade, nem todas elas cabem.

Recentemente, um artigo da página UOL, numa tentativa plausível de alertar sobre a grande problemática do consumo desenfreado de plásticos, colocou a latinha de alumínio (que já é uma realidade!) e a caixa cartonada como os dois maiores candidatos à revolução desse cenário. Mas a verdade é que a caixinha cartonada (aquela do leite, sabe?) tá beeem longe de ser uma alternativa sustentável como a latinha, e  a gente te conta os porquês.

A principal chave do problema da reciclabilidade dessa embalagem é a sua composição. Ao contrário do que muita gente pensa por aí, ela não é feita unicamente de papel. Sendo multimaterial, a caixa longa vida é composta por 75% de papel cartão, 20% de filmes de polietileno (plástico que isola o conteúdo do alumínio pra evitar o vazamento) e 5% de alumínio. Já a latinha de alumínio, dá um show quando o assunto é reciclagem! Quase 98% de todas elas são recicladas no Brasil, e voltam para as prateleiras em até 60 dias. A nível de comparação, a caixa cartonada tem uma taxa de 29% em média de reciclagem, por ser uma embalagem complexa de ser produzida e ainda mais complexa de ser reciclada. Ficou com vontade de entender mais sobre reciclagem? Dá uma conferida na nossa webserie Bê a Bá da Reciclagem pra dar um mergulho mais profundo nesse tema tão importante pra regeneração do planeta.

Mas não é só a reciclagem que entra nessa conta, tá? A latinha de alumínio é a embalagem que menos consome água em sua produção, que polui menos mares e rios, gera menos chuva ácida. Seu processo de produção completo emite, aproximadamente, 7 vezes menos CO2 do que a garrafa de vidro, por exemplo. 

Vale dizer que a ideia aqui não é incentivar o consumo de embalagens, mas sim repensar a forma como estamos acostumados a reproduzir comportamentos que nem sempre levam em conta o bem-estar do planeta. Então, agora que você já sabe, assim que puder: #vadelata e escolha a embalagem mais inteligente.

Fonte: eBook O Poder das Escolhas.
João Espingarda
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.