Quanto menor o impacto, maior a diversão

Quanto menor o impacto, maior a diversão

Publicado em:
3/11/2021
No items found.

Apesar de sempre não parecer, o fim do ano tá chegando. E com ele surgem os muitos eventos que dividem opiniões. Pra uns, celebrar nunca é demais, a rotina só volta ao normal pós carnaval. Já pra outros, esse é um verdadeiro pesadelo de quem só quer paz e tranquilidade. O unânime nessa história, é que apesar desse período gerar momentos de alegria, descontração e descanso, ele também impacta o meio ambiente de algumas formas. 

Só na capital paulista, a cada 6 minutos é realizado 1 evento, somando um total de 90 mil eventos por ano. O impacto desses negócios se traduzem em 16,3 bilhões a cada 12 meses, segundo dados da São Paulo Expo. Mas além do fator geração de emprego e renda, qual a repercussão disso tudo pro ecossistema?  De cara conseguimos elencar:  aumento da geração de resíduos, deslocamento dos convidados e organizadores, logística dos alimentos e bebidas, produção dos mesmos e por aí vai. 

Como forma de minimizar e compensar, surge o conceito de evento sustentável. O grande marco se deu nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O lugar se propôs a realizar um evento que pensasse na qualidade de vida da própria cidade, com plano de sustentabilidade e tudo mais. A partir daí, esse olhar foi ganhando mais relevância nos ambientes corporativos como um todo. A própria Olimpíada de Tóquio (2021), foi considerada pela mídia a mais sustentável que já tivemos, com sistema de logística reversa na criação das medalhas. 

Mas voltando pros festerês de fim de ano, o que podemos fazer pra agregar o máximo de inteligência na organização ao descarte de tudo o que foi consumido?

É no planejamento que você organiza esses fatores todos, lembrando que eles precisam ser realistas pra darem certo. Alguns exemplos:

  • Redução no consumo de água e energia: como produzir um evento utilizando menos recursos naturais possíveis? 
  • Taxa de reciclagem: na hora de encomendar os produtos ou serviços, considere materiais que tenham vida útil após o uso e descarte, que sejam inseridos novamente no sistema. Um bom exemplo disso são as latinhas de alumínio, com 76% de matéria prima reciclada, com gasto de apenas 5% de energia do que uma nova gastaria. Sem falar do alcance de reciclagem,  que chega a 97,4% (O Poder das Escolhas, 2020). 
  • Redução de resíduos destinados ao aterro sanitário: separar e monitorar os resíduos pra que cheguem até a reciclagem faz parte do processo. Existem empresas especializadas em destinar resíduos corretamente, quem sabe esse parceiro seja o que você precisa pro evento ter ainda mais sucesso?
  • Diminuição de GEE (gases de efeito estufa): sabemos que em muitos lugares bicicletas e veículos movidos à energia elétrica são realidades utópicas. Porém, não custa nada apostar num sistema de carona ou carro compartilhado. Na hora de fazer as encomendas, aposte nos produtores locais, o que movimenta a economia da sua região e diminui as emissões de gases. 
Além disso, optar por uma decoração natural, regada por flores e plantinhas, é uma dica prática que não envolve plástico. Sem contar que todo mundo pode sair da festa com uma planta pra chamar de sua. Lembrancinhas contam muitos pontos positivos pro anfitrião, certo? 

Na dúvida sobre consumo consciente de embalagens, mergulha no ebook O Poder das Escolhas, uma parceria entre a Menos1Lixo e o movimento Desperte Sua Latitude.  #VADELATA

Camila Benvegnú
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.