A regra é clara: consumir causa impacto, a gente sabe que não dá pra fugir. Quando decidimos comprar algo, logo precisamos considerar a pegada ecológica que aquele produto carrega do início ao fim, dessa forma, conseguimos pensar em formas de diminuir a ação daquele dano. Achou complicado? Vem entender mais sobre o que isso significa.
Analisando alguns parâmetros e dados, como emissões de gases estufa, gasto de água, toxicidade, degradação do solo, poluição, dentre outros, é possível entender o impacto de determinado produto no meio ambiente. Existem diversos estudos voltados para esse assunto que podem nos ajudar a compreender, inclusive, a nossa própria pegada. Sabendo a dinâmica, podemos escolher formas de consumo de menor impacto agregado, dando aquele respiro que o nosso planeta merece.
A reciclagem sempre surge como opção nesse contexto. Ela permite reutilizar o que já está pronto, e assim fazer com que não haja mais gasto de matéria-prima, como acontece quando o produto é novo. E impossível falar sobre reaproveitamento sem considerar uma das alternativas mais bem sucedidas no Brasil, a reciclagem da latinha de alumínio.
Não só pela praticidade e todas características boas que o próprio alumínio tem, mas pela pegada de carbono, a menor dentre os materiais mais reciclados. A taxa é de 136% de emissões (GEE), enquanto garrafa PET e caixa cartonada, 280% e 157%, respectivamente. Além disso, a latinha é composta por 76% de matéria prima reciclada, com gasto de apenas 5% de energia do que uma nova gastaria. Sem falar do alcance de reciclagem, que chega a 97,4%.
Por outro lado, isso não significa que não devemos refletir antes de consumir. Mesmo a latinha tendo alto nível de reciclagem, nunca devemos deixar de questionar a necessidade de consumo de certas coisas, mesma regra vale pro descarte. Lembre-se: uma latinha de alumínio no mar ou na floresta tem o mesmo efeito que qualquer outro resíduo que não deveria estar lá.
O ideal é que o esforço seja coletivo para que a pegada da latinha faça sentido e reverbere no meio ambiente de forma positiva. Escolher o material que iremos consumir com certeza faz parte disso. Hoje, temos uma boa variedade de bebidas que são vendidas em latinhas, o que já facilita bastante o nosso caminho. Afinal, nada mais justo do que participarmos da mudança performando a partir dos nossos gostos e personalidade.
Pra se aprofundar, vem entender melhor a pegada ecológica de outros materiais.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.