7 dicas do que fazer no carnaval

7 dicas do que fazer no carnaval

Publicado em:
13/2/2020
No items found.

O brasileiro é carnavalesco por natureza e a gente sabe disso. E a beleza do serumaninho é que somos muitos diferentes e existe uma galera que não topa pular bloquinho em fevereiro. Tá tudo bem. Listamos 5 coisas pra você curtir o feriadão e regenerar o planeta sem colocar o bloco na rua


1. Armário Cápsula!
A gente tem uma websérie todinha sobre moda sustentável. Você tá sabendo que a moda é a segunda indústria mais poluente do mundo e que 20% dos rios são poluídos só porque nós trocamos de roupa o tempo todo? O nosso consumo é diretamente atrelado à nossa necessidade de ter, comprar e se encaixar em um padrão.

E foi pensando nesse olhar ativista e ambiental da moda, que fizemos em fevereiro de 2018, a websérie Desafio Armário Cápsula, em que a Fe Cortez convidou 4 influenciadoras pra embarcarem nesse conceito por um mês. Ela teve apoio da estilista com propósito Vivi Cardinali e montou um Armário com poucas peças e muita versatilidade. Foi um processo lindo e de autoconhecimento purinho, com vários exercícios pra descobrir estilo e entender que a gente quase sempre tem muito mais do que precisa.



Então a sugestão é: se joga no seu processo, assiste aos episódios, coloca uma boa playlist e já que o ano só começa depois do carnaval: começa 2020 com uma relação mais sustentável e de amor com a moda, com você mesmx e com o planeta. 


2. Faxina de autorresponsabilidade

Já aproveita o embalo do armário pra cuidar também de todas as suas coisas. E já reparou que, sempre que a gente se joga em uma faxina, montanhas e montanhas de itens pra descartar ou doar aparecem? Aproveita o feriadão pra limpar as energias da sua casa, repetir o mantra do menos é mais e separar com carinho todos os descartes que precisa fazer.

Você tem meias demais? A Puket recebe pra fazer cobertores.
Lixo eletrônico? Nada de descartar no lixo comum, eles são tóxicos pra caramba! Procura perto de você um descarte consciente. No Rio, tem a galera do TechTrash.

Caixas e cartelas de remédios? Procura na campanha Descarte Consciente onde tem uma farmácia mais perto pra você fazer a sua parte: eles são muito prejudiciais ao solo dos aterros sanitários e não podem ser misturados no lixo comum da sua casa. 


3. Reúne (online) a galera da sua tribo pra assistir à lista de filmes que a gente separou pra quem quer pular o bloquinho no Netflix

Quem nunca se pegou perdidx porque o tempo passa, a rotina engole e a gente não consegue assistir a tantos documentários e filmes bacanas? Especialmente pra galera que ama estar por dentro dos assuntos de interesse e pros que são apaixonadxs por meio ambiente e pela regeneração do planeta. Nós fizemos uma lista de docs imperdíveis pra quem quer mergulhar no universo da regeneração e se empoderar de informação de qualidade pra mudar o mundo.

Coloca uma pipoquinha orgânica pra estourar e vamo nessa!

4. Cuidado com seu corpo

Aproveita esses dias de descanso pra praticar autocuidado: uma máscara de argila ou uma yoga bem gostosa na sala com uma playlist bacana. Também vale observar a sua mandala lunar ou escutar os podcasts que você ama. Se cuidar também é refletir sobre o seu lugar no mundo e os seus hábitos, como o de pintar as unhas - um hábito super tóxico pra você e pro planeta: e você já se perguntou por que faz isso? - ou sobre o seu passo a passo de cuidados com a pele. A Fe Cortez fez uma receitinha deliciosa com a Carol Cronemberger de gel de babosa pro rosto. Aproveita pra fazer também os discos de crochê pra não usar mais algodão na hora de retirar maquiagem. Que tal aproveitar pra cuidar disso?

5. Faz a sua composteira! 

A gente tem um vídeo super bacana com o faça-você-mesmx de uma composteira rápida, fácil e quase de graça! A compostagem é uma das atitudes mais importantes quando pensamos em regeneração, já que mais de 50% do nosso lixo é orgânico e pode voltar pra natureza em um adubo poderoso. A Fe Cortez já falou sobre o processo da compostagem no Dicas da Fe. Dá um play pra saber como fazer a sua bem rapidinho nesse feriadão:



6. Aproveita pra fazer os produtos de limpeza que você sempre quis :)

Tá sabendo que dá pra fazer em casa desinfetante, multiuso, desodorante, desodorante de roupas e muitas outras coisas incríveis, que te permitem economizar muita grana, muito tempo - comprando os produtos e pesquisando os mais baratos - e, claro, muito planeta. A gente tem vários vídeos aqui pra te dar essa força. Aproveita o carnaval sossegado e coloca esse planejamento em dia!

7. Faz o curso do Menos 1 Lixo Em Casa :)

Que tal aprender a fazer uma hortinha, cuidar da sua casa, estudar assuntos regenerativos e botar a mão na massa, pra quando o feriadão acabar, você tá afiadissima (o) nas dicas de sustentabilidade? Se inscreve no nosso curso e vem fazer parte da nossa comunidade.

Tem mais dicas? Conta pra gente!

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.