5 dicas para ser um folião sustentável e brilhar muito neste carnaval

5 dicas para ser um folião sustentável e brilhar muito neste carnaval

Publicado em:
13/2/2023
No items found.

No clima dos preparativos para a folia, o Um Só Planeta e a Menos 1 Lixo te mostram como ser mais consciente nesta época do ano.

O carnaval está chegando e promete sacudir o Brasil de Norte a Sul, como os muitos blocos que antecedem a folia oficial já estão mostrando. No entanto, junto com essa explosão de alegria pelo país, vêm também uma explosão de produção de resíduos e, apesar dos esforços de coleta, parte deles acaba indo parar no meio ambiente. Em uma festa que se propõe a ser motivo de resistência e diversão para milhões de foliões, não podemos deixar a sustentabilidade de lado. 

Só para dar uma noção do real tamanho do problema: em 2022, durante os 5 dias do famoso carnaval no Rio de Janeiro, 213 toneladas de resíduos foram coletadas apenas no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). 

Pensando nisso, por que não curtir com menos resíduos, plástico, desperdício e até consumismo? Para te ajudar nessa reta final, o Um Só Planeta e  a Menos 1 Lixo, negócio de impacto que é a maior plataforma de educação ambiental do Brasil, reuniram algumas dicas para você brilhar muito e ser um folião mais sustentável este ano. Confira: 

1. Upcycling nas fantasias 

Em vez de sair por aí comprando novas roupas e acessórios para pular mais um carnaval, experimente o "upcycling", que nada mais é do que dar um novo uso aos materiais que seriam colocados no lixo. A ideia é agir com menos consumismo e mais reaproveitamento criativo. A influenciadora e ativista ambiental Beatriz Buccioli, do perfil Papo Eco, separou para a gente algumas ideias de como fazer isso, como as tiaras de papelão e roupas com fitas de presente. Veja neste vídeo publicado nas nossas redes sociais:

2. Brilho biodegradável 

O glitter é marca registrada do carnaval, mas como costuma ser feito de micropartículas de plástico, acaba se tornando um grande vilão da folia, levando esta poluição plástica para rios e oceanos. Mas calma, é possível brilhar de forma sustentável, desde que você invista no glitter ecológico - feito de materiais biodegradáveis e que se decompõem no meio ambiente.

Hoje em dia, várias marcas já vendem esse produto, basta pesquisar e fazer sua escolha. Há também algumas receitas caseiras, uma das mais conhecidas é a que leva gelatina vegetal e água de beterraba. Outra dica é sempre limpar bem o seu corpo com um papel antes de entrar no banho para evitar que as purpurinas poluentes acabem indo parar nas redes de esgoto e nos oceanos. 

3. Confete zero lixo

Da mesma forma que o glitter, seu confete também pode ser biodegradável. Prefira dar um novo destino para aquele jornal antigo ou revista, folhas de papel que não são mais usadas ou até folhas de árvores para produzir seu próprio material colorido e amigável ao planeta. 

4. Cuidado com os enfeites 

Além dos confetes, evite levar para os bloquinhos itens como balões de gás hélio e serpentinas metalizadas. Esses materiais podem acabar indo parar no oceano e prejudicar a biodiversidade marinha. No caso dos balões, assim como as sacolas plásticas, eles podem ser confundidos pelas tartarugas como águas-vivas, que são alimento para estes animais. 

5. Kit ecológico em mãos

Para fechar os preparativos, não se esqueça de separar seu kit ecológico para o dia dos desfiles e bloquinhos: seu copinho, canudinho e uma sacola para recolher seu próprio lixo. 

E aí, vamos juntos por um planeta com menos lixo? Essa matéria foi produzida em uma parceria com Um Só Planeta.

Sofia Schuck, para Redação Um Só Planeta e Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.