Fomos convidadas pela Ball e a campanha Vá de Lata pra assistirmos os desfiles das escolas de samba do Rio bem de pertinho e conhecer o projeto Do Meu Lixo Cuido Eu, uma ação inédita na Marquês de Sapucaí em parceria com a Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, o Vá de Lata e a Novelis.
A iniciativa levou quase 100 catadores pra avenida e 20 agentes ambientais, que distribuíram 50 mil sacolas de lixo pra galera que curte o desfile, orientando como separar direitinho o seu próprio lixo - orgânico x reciclável. Os catadores levam essas sacolas até as esteiras de separação instaladas no setor A da Sapucaí e é ali que a mágica acontece. O Tião, presidente da Associação, comanda a operação e tira onda! Passear pela avenida com ele até chegar no centro de separação foi especialíssimo: todo mundo quer cumprimentar, abraçar e trocar com ele.
As pessoas têm dificuldade de acreditar que o cidadão brasileiro é capaz de fazer um Carnaval mais limpo e com menos impacto. Mas é preciso convencer. Mudar. O hábito de fumar cachimbo deixa a boca torta. Precisamos mudar. Já está mudando. Eu achava que os recursos naturais eram infinitos. Meus filhos já não acham, são bem mais preocupados que eu fui, disse à Folha de SP
A ação é linda e necessária, também porque valoriza o trabalho dos catadores de lixo. Você não deve saber, mas 90% de tudo que é reciclado no Brasil passa por eles. Tudo o que foi recolhido na Sapucaí desse carnaval foi contabilizado no Placar da Reciclagem, pra todo mundo compartilhar desse movimento. Lá, além da quantidade de lixo recolhida, também se contabiliza os recursos poupados com a ação. Do ensaio técnico até o desfile das campeãs, foram recolhidas mais de 30 toneladas de lixo, apenas 150kg de rejeito. Ou seja, quase todo o montante foi direto pra reciclagem.
Ali, se contabiliza também os recursos poupados nessa ação: forma 113 árvores e quase 500 mil litros de água. Também foram economizados 50 barris de petróleo, 23 toneladas de minério de ferro e 3 de carvão mineral.
Celebramos essa união de forças da Associação, da Ball e da campanha Vá de Lata na luta pela conscientização, educação e pelo futuro, especialmente no carnaval, uma época em que disseminamos tanta alegria, mas também taaanto lixo. Esse ano, a Comlurb já divulgou a quantidade de 1277 toneladas da sexta de carnaval até o último fim de semana, de 9 e 10 de março.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.