A gente já te deu dicas do que fazer no feriadão se você não é do time do quero botar meu bloco na rua. E que tal reunir a galera praquela cervejinha (na lata!) ou o crush pra uma pipoca orgânica no sofá, e colocar em dia uma lista de documentários incríveis e impactantes pra gente entender em que pé estamos quando falamos da destruição dos ecossistemas do planeta?
1. One Strange Rock
Um clássico já pra quem ama conhecer a visão sistêmica do planeta Terra. O doc é assinado pela National Geographic e é narrado pelo Will Smith. A parte mais bacana do filme é que ele tem a participação de vários astronautas, que expõem a sua visão do mundo vista de outro ângulo. É extremamente inspirador se aprofundar nos ciclos da natureza e como estamos todos conectados por ela. As imagens são de cair o queixo.
2. Seremos História?
O nosso premiado no supertrunfo do Oscar da Sustentabilidade, Leo DiCaprio, é quem conduz o doc “Seremos História?” também da NatGeo e que promove muitas respirações profundas em quem assiste. O ator viaja o mundo pra conversar com líderes sobre a situação do caos climático e quais as projeções de gestão a partir do mapeamento desse problema. O doc traz uma análise propositiva interessante e também entrega imagens maravilhosas do planeta.
3. Combo: Em Busca dos Corais & Missão Azul
Prepara o lencinho de pano! Esses docs são muito emocionantes e uma ferramenta de sensibilização poderosa. Vale convidar aquele tio que nega os impactos dos humanos na natureza, sabe? No Em Busca dos Corais, um grupo de cientistas monitora alguns corais pelo planeta e, ao longo do doc, se surpreende com a morte e o esbranquiçamento de tantos deles em diferentes partes do oceano. Missão Azul também mexe muito com esse movimento de reflexão, já que é um doc da vida profissional da musa máxima Sylvia Earle - a gente tem matéria por aqui sobre esse filme.
4. Absorvendo Tabu
Doc que venceu o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem em 2019, Absorvendo o Tabu é uma excelente prova de que estamos caminhando rumo a uma nova visão de mundo. O filme mostra o processo de implementação de uma máquina de absorventes descartáveis e como o machismo é responsável pela péssima qualidade de vida de várias mulheres que entendem a menstruação como uma doença. É muito sério e o doc traz uma perspectiva incrível e muito bonita de empoderamento através da informação.
5. Estou me guardando pra quando o carnaval chegar
Doc brasileiro, que se passa em uma cidade pernambucana chamada Toritama, de 44 mill habitantes. A economia local gira em torno do jeans e o doc traz uma visão dura e real do capitalismo selvagem de consumo desenfreado. No geral, as pessoas trabalham de 10 a 12 horas por dia porque ganham por peça produzida e só conseguem tirar alguns dias de folga no Carnaval. É um período em que a galera vende o que tem e o que não tem pra passar alguns dias no litoral. É interessante a perspectiva de liberdade dos moradores da cidade e um documentário fundamental pra quem tá repensando o consumo.
Tem mais dicas por aí? Compartilha com a gente :)
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.