5 Dicas simples para uma casa mais sustentável

5 Dicas simples para uma casa mais sustentável

Publicado em:
15/3/2016
No items found.

Em dias de fortes chuvas pelo país, fizemos o seguinte questionamento nas redes sociais: "tem tanta chuva caindo. Como você reaproveita essa água?" Muita gente curtiu, surgiram alguns bons comentários acusando ótimas soluções, e algumas indagações - pessoas que gostariam de colocar em prática um consumo consciente dentro de casa, mas que ainda não sabem como.  Já demos muitas dicas aqui,  desde compostagem doméstica, passando pelas alternativas para o plástico filme na cozinha, e chango aos pallets e suas mil e uma utilidades. Hoje, listamos 10 atitudes pra você começar a transformação do mundo pelo seu cantinho [provavelmente] preferido: sua casa. Que é parte de uma casa maior ainda e de todos: o planeta. 

1. Iluminação e temperatura - essas categorias se completam. Você pode trocar as lâmpadas fluorescentes pelas de LED, que são frias, econômicas e recicláveis; pode manter as janelas e as cortinas abertas para aproveitar a luz solar nos dias mais frescos e curtir também o frescor natural das noites, ter um cantinho com plantas que refrescam o ambiente é uma boa pedida e fica lindo; optar por cores claras que refletem mais a luz solar e utilizar tintas naturais e ecológicas é o ideal. Tudo isso sai mais barato pro seu bolso e pro meio ambiente. :)

2. telhado verde - outra alternativa para reduzir a temperatura interna da sua casa. Você vai precisar um pouco mais de planejamento para executar a ideia, tempo para manutenção e orçamento para viabilizar, mas o resultado é incrível! No fim das contas você tem um jardim, um cantinho verde e tranquilo pra curtir quando quiser e sem muito esforço, além de capturar CO2 contribuindo assim para o combate aos gases do efeito estufa. Vamos aprofundar em breve para acabar com os mitos que cercam a ideia. 

3.  Decoração -  já falamos sobre decoração consciente para o natal, mas dá pra ser decorado, maravilhoso e sustentável o ano todo? Dá! No quesito móveis, busque nos brechós, nas feiras, procure saber com os amigos se aquele banquinho ainda tem serventia pra ele. Há também os móveis feitos de bambu e madeira de reflorestamento, além de metais, vidros e outras matérias-primas recicladas ou reprocessadas. Quanto aos eletrônicos e eletrodomésticos, escolha os que têm o selo Procel, que indica melhor eficiência energética - consomem menos energia. A Maria Cecília, amiga da Fe Cortez, já contou pra gente como ela pensou o quartinho do filho dela todo sustentável, relembre aqui e inspire-se!

 4. Manutenção do espaço -  isso é muito importante! É preciso observar sempre as torneiras, a descarga e o chuveiro, para que não ocorra desperdício d'água com vazamentos despercebidos; a borracha da geladeira, o mau funcionamento do ar condicionado ou da máquina de lavar podem aumentar o consumo de energia. Sugestão: combine com os vizinhos e mantenham um responsável para manutenção em todo o condomínio, vila, vizinhança, etc. Com certeza vai sair mais barato além de ser mais eficiente e mais seguro. ;) 

5. Reaproveitamento de água - a falta d'água não precisa ser pauta para nos conscientizarmos sobre a importância desse recurso, e você pode reaproveitá-la de diversas formas: para a limpeza do carro, do quintal, da garagem, para a descarga, pra regar as plantas. Desde um encanamento inteligente pensado pra isso - já falamos sobre ele aqui, cisternas, ou os modos mais simples como deixar um balde no box enquanto toma banho, ou deixá-lo no terraço recolhendo água da chuva ou a da lavagem de roupa. O que não faltam são meios para evitar o descarte e viabilizar o reuso. :) Agora é botar a mão na massa! Em breve teremos mais dicas tão simples e eficientes quanto essas. Nos digam o que acharam, se está funcionando pra vocês e vamos aperfeiçoando as alternativas e sugestões, ok?  Não se esqueçam, somos todos indivíduos empoderados e a mudança começa sempre por nós e ao nosso redor. ;)

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.