3 dicas de brechó online - é pra limpar o armário e colaborar com o mundo

3 dicas de brechó online - é pra limpar o armário e colaborar com o mundo

Publicado em:
24/8/2015
No items found.

Já citamos estudos que apontam uma média de 11.000 litros d’água para fazer um único jeans, e que essa água precisa ser tratada em diversas etapas para que possa ser devolvida à rede de esgotos, tamanha a quantidade de produtos químicos usados na confecção. Falamos também de moda e sustentabilidade, marcas como Osklen, Freitag, e muitas outras que, respeitam e preservam o meio ambiente. Interessante né? Mas e você,  acha que não pode fazer nada em casa? Hoje mais cedo, por exemplo, enquanto se arrumava pra trabalhar, percebeu algo faltando ou sobrando no armário? Normalmente achamos que tá faltando, mas nem sempre é o que realmente acontece.

Consumir de forma consciente é olhar para a responsabilidade que percorre todo o processo da peça escolhida, é perceber que um brechó gera uma relação humana onde utiliza-se o que já foi gasto, é a opção de não produzir mais. É você pensando desde a fábrica, economia pra além do bolso, vai diretamente nos recursos do planeta. Mas sabemos que ainda assim, vira e mexe, alguém compra sem precisar ou, depois que compra, por uns quilinhos a mais ou menos, por qualquer outra razão, acaba não achando a peça "tão atraente assim".

Pois bem, imagina um negócio bom para ambas as partes, e o mais importante, fazer uso de algo fadado ao desuso - pois quando não gostamos, mesmo já comprado, vai pro canto escuro do armário, isso é fato! A questão é: você pode customizar, doar, trocar, vender, tudo isso sem sair de casa - deixar no canto escuro não é uma opção. Estamos falando dos nossos queridinhos, os brechós <3, já citados aqui no dia das mães, eles voltaram e, dessa vez, são opções online.

1) Recicla Luxo - o primeiro da lista traz um dos 4 Rs da sustentabilidade no nome - reduzir, reciclar, reutilizar e repensar, e é indicado pra quem gosta de grifes, mas não quer abrir mão de um bom preço. Conta com peças nunca usadas e marcas como Chanel, Missoni, Dior e Prada. É focado em roupas e acessórios.

2) Enjoei.com - nesse você encontra de tudo. Inicialmente apenas roupas, mas tem uma aba "ETC & TAL" onde você pode achar produtos como patins, DVDs, carros (é, varia bastante). Clicando aqui, você encontra inclusive presentes que a Baía de Guanabara nunca quis receber.

3) Classificados Catraca Livre - esse é um projeto de consumo colaborativo do Catraca e do Roupas SA, não dá pra não falar. É bem diversificado e fala bastante da importância de consumir entre pessoas, produzir e gastar menos. Vale dar uma olhada até sem intenção de comprar, vender, trocar ou doar.  Ah, e tudo isso sem pagar naaada!

Caso prefira, faça o seu em casa. Reúna os amigos, fale, converse, troque roupas, experiências e risos. Vale lembrar que, consumir sem necessidade, mesmo sendo em brechó, não vale. E voltando, talvez fazer isso antes do trabalho, cedinho, seja mais difícil. Aproveita agora quando chegar em casa, vai além do armário, observa sala, quarto, veja desde CDs, DVDs e livros a eletrônicos. Aproveita a lista, a criatividade e aproveita a gente que tem sempre dica boa por aqui.

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.