Crônica I O quarto novo do meu filho com pegada #Menos1Lixo

Crônica I O quarto novo do meu filho com pegada #Menos1Lixo

Publicado em:
2/11/2015
No items found.

Lembro como se fosse hoje quando a Fe me contou do projeto menos1lixo e da sua proposta de reflexão... estávamos na praia, em pleno verão carioca e Joaquim ainda era bem bebê. Lembro bem pois a "reflexão" deu certo comigo. Saí dali pensando muito sobre todo o lixo desnecessário que geramos, sobre o consumo exagerado e sobre como nossas atitudes influenciam e podem salvar o planeta.

Engraçado pois não sou uma pessoa insensível ao todo, então já me preocupava com o planeta e me considerava consciente, mas o fato de refletir em como um copo pode fazer a diferença me mostrou que posso ir muito além. Desde então me preocupo mais com o lixo que gero, evito usar embalagens descartáveis e de presente, reciclo TUDO que posso, tento dar/vender objetos que não uso mais, e antes de comprar algo penso muito na sua real necessidade.

Foi com esse "mood" que reformei o quarto do Joaquim, hoje com 1 ano e 8meses. O quarto dele era lindo, era como eu havia planejado, mas não era mais o que ele precisava e nem o que eu buscava para ele. Por um período eu relutei com a ideia de mudar tudo, pois o quarto tinha muito pouco tempo de uso e estava achando a ideia de mudar um exagero da minha parte.

Geminiana nata, não parei de pensar no quarto do Joca até achar uma solução que me deixasse tranquila.... e a solução veio: eu reformaria o quarto, mas todo o dinheiro usado viria das vendas dos móveis e objetos parados, incluindo vários brinquedos e itens comprados no enxoval e nunca usados! Essa solução consciente que daria uma segunda vida a coisas novas, também agradou o papai do Joca (ainda bem)!

Com todos satisfeitos, comecei a anunciar tudo que tinha para vender e a orçar os móveis novos. As vendas aconteceram muito rápido e tive que correr para acelerar os orçamentos. Dessa vez me preocupei em comprar móveis feitos com madeira de reflorestamento e acabamentos naturais, e que trouxessem liberdade e autonomia para meu filho. Nessa mudança toda acabei resgatando alguns objetos antigos e bem legais, como um cachorro de pelúcia que ganhei do meu marido há 10 anos e estava guardado no armário e sem utilidade (o "au au" virou o hit do quarto).

Além de ter adorado o resultado final, esse processo todo me mostrou mais uma vez como temos tão mais do que precisamos. Com isso tudo a reflexão se tornou mais forte e poder passar isso para meu filho não tem preço. E a melhor parte é que ele amou o resultado final! Brinca muito lá e mostra o quarto novo para todo mundo que chega em casa, a coisa mais fofa é ele falando do "au au" de pelúcia.

*Maria Cecília Vasconcelos, a Ceci, é amiga de faculdade da Fe Cortez, executiva de uma grande multinacional, mãe do Joca, e quem apresentou pra Fe as "toucas" de conservação de alimentos que substituem o papel filme pra guardar comida na geladeira!

Fizemos uma galeria super inspiração! Veja:

Maria Cecilia Vasconcelos
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.