Limpeza sustentável com produtos naturais

Limpeza sustentável com produtos naturais

Publicado em:
10/1/2020
No items found.

No quinto episódio da websérie Dicas da Fe Cortez, ela ensinou como faz pra limpar a casa e as roupas de forma sustentável e sem usar produtos industrializados, cheios de veneno e de embalagens plásticas. Dá um play

 

A gente vive na sociedade do consumo e todo mundo precisa limpar a casa. Por isso, a indústria inventou mil e uma maneiras da gente comprar vários produtos milagrosos que prometem limpar cada cantinho da nossa casa. Mas a gente tá aqui pra te dizer que isso é tudo fake news, tá? Já falamos aqui sobre os perigos presentes nos produtos de limpeza e na quantidade de química que eles apresentam.

E é por isso que a Fe Cortez gravou esse vídeo maravilhoso com dicas de como abandonar todos esses produtos do supermercado e acreditar na força do natural. Sai (muito!) mais barato, é mais seguro pra nossa saúde, pra do planeta, pra dos PETs, pra dos bebês.. e a gente consegue limpar tudo com muito menos embalagem plástica.

E é com base nesse vídeo maravilhoso que vamos dar algumas dicas rápidas de como aplicar esses produtos no seu dia a dia, tá?

Sabão de Coco

O nosso amor da vida: o sabão de coco, pode lavar de roupa a louça e é um ótimo aliado pra abandonar todos os tipos de sabões milagrosos das propagandas de televisão. Dá pra ralar ele direto na máquina de lavar - e lava roupa de bebê! - e usar em barra pra lavar louça. Ele lava que é uma beleza! Mas se você gosta mesmo da consistência líquida, não tem problema. A gente já tem um vídeo bacana e rápido pra você fazer sabão líquido


 

O sabão de coco ainda é ótimo pra lavar pinceis e o cabelo, viu? Excelente pra lavar roupas íntimas e tudo o que você quiser.

Vinagre

O vinagre é aquele item que todo mundo tem em casa e que é o verdadeiro dono do milagre. Ele limpa banheiro, pia, chão de pedra, azuleijo... Dá pra misturar com um pouco de álcool e fazer uma excelente limpeza de piso na sua casa. O vinagre evapora rapidinho e por isso não fica cheiro, mas se você quiser, dá pra colocar óleos essenciais em todas as suas misturinhas.

E pode ser o que você tem em casa - sem exclusão! :)

A gente ensinou a fazer um multi-uso bem legal pra borrifar em todas as superfícies da sua casa e no chão:


Bicarbonato de Sódio

Ele é maravilhoso pra lavar o cabelo, pra usar na pasta de dente natural, pra lavar roupas que precisam de mais atenção. A Fe Cortez falou que joga uma colher de sopa direto na máquina de lavar roupa pra tirar as manchas.

Também é ótimo pra limpezas mais pesadas como o vaso sanitário, o box e o fogão: é só polvilhar bicarbonato de sódio, esperar uns 5 minutos e depois borrifar vinagre. Eles têm uma combinação excelente e anti-bactericida que resolve todos os nossos problemas! :)

Ele também tira cheiros fortes, como quando você bebe café no copo do Menos 1 Lixo, sabe? Só ferver a base de silicone por uns 5 minutos com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio que sai tudinho. E a Fe ainda deu uma super dica pra lavar tênis com o bicarbonato lá no vídeo do Dicas da Fe :)

Tem mais várias dicas legais de limpar a casa com produtos naturais. Conta pra gente a dica que você conhece? O importante é reparar como dá pra fazer tudo sem consumir quase nada, usando o mínimo de embalagens e ainda contribuindo muito pra nossa saúde e pra do meio ambiente. Pequenos hábitos fazem muita diferença. Vamos juntxs?

Menos 1 Lixo
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.