Entenda porque beber água na latinha é melhor pro planeta

Entenda porque beber água na latinha é melhor pro planeta

Publicado em:
22/12/2021
No items found.

Quando chega o verão, uma água gelada faz toda a diferença na rua, na praia, no bloquinho, na cachoeira ou em qualquer lugar.  Mas na hora de consumir o recurso natural, existem inúmeras formas diferentes de encarar essa discussão. Há quem saia de casa com a sua garrafinha reutilizável, que mata a sede enquanto cuida do planeta. Há quem leve o copinho da Menos1Lixo para todos os lados, espalhando consciência, beleza e regeneração. Também tem quem peça água nos restaurantes e bares, afinal de contas a ideia de que água não se vende é lei em muitos países. E há quem compre água potável na embalagem, como a garrafa de plástico ou de vidro, o copo plástico e - tcharam - a latinha de alumínio. 


Sim, água na latinha é uma novidade que está chegando aos poucos nos estabelecimentos comerciais, com garantia de gerar menos resíduos no planeta, mais emprego e renda. Tá na dúvida se a mudança vale a pena? Então a gente te dá 5 motivos infalíveis para você nunca mais comprar água de outro jeito. 


1. Menos plástico nos oceanos 

Cerca de 80 % da vida mora nos oceanos. Uma enorme biodiversidade, também conhecida como o grande pulmão do planeta.  O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. A taxa de reciclagem desse material é assustadora, apenas 1,28%. 


Ele também é responsável por 80% da poluição marítima, vide as ilhas de plásticos cada vez mais robustas. Por outro lado,  a latinha de alumínio contém taxa de 97,4% de reciclagem,  o que é fundamental para que não haja ainda mais poluição nos mares. 


2. É infinitamente reciclável 

A latinha é 100%  e infinitamente reciclável. Estima-se que 75% do alumínio que já foi produzido no mundo ainda está em uso hoje em dia. No Brasil, 97,4% das latinhas são recicladas e retornam às prateleiras dos supermercados em um período de 60 dias. Uma embalagem que você consumiu hoje em 2 meses pode se transformar em outro produto. Incrível, né?


3. Gela mais rápido

Colocar uma bebida para gelar exige algum tempo e um bom freezer. Mas quando isso não é possível, alguns truques salvam a vida. Segundo o professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), a melhor maneira de gelar uma bebida em lata de forma rápida e segura é misturar gelo, água, álcool e sal. O resultado é que, em poucos segundos, a temperatura atinge 12ºC negativos em média e, em três minutos, a bebida estará no ponto para o consumo. Alguma dúvida de que água na latinha é a melhor opção?


4. Gera trabalho e renda 

Além de ser boa para o planeta, a latinha movimenta uma cadeia que beneficia milhares de pessoas através da coleta e reciclagem.  Os profissionais catadores destinam 90% de tudo que é reciclado atualmente. Consumir um produto de valor dentro de uma lógica de economia circular faz toda a diferença quando pensamos em práticas socioambientais, que olham para o lado social e ambiental com integração. Para saber qual o melhor jeito de descartar a latinha e os cuidados com quem vai manusear esses objetos, confere esse post


5. É prática 

Uma embalagem pra levar para qualquer lugar. Leve, fininha, fácil de acomodar na bolsa ou até mesmo no bolso da calça e do casaco. 


O consumo consciente é a palavra-chave de quem almeja um futuro mais justo, sustentável e coletivo. Para ajudar você nessas escolhas, a Menos1Lixo em parceria com o VADELATA, criou uma série de conteúdos incríveis que levarão você a um estilo de vida regenerador. Bora saber mais?

Camila Benvegnú
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.