Água em lata já é uma realidade

Água em lata já é uma realidade

Publicado em:
1/12/2021
No items found.

O conceito pode até parecer confuso, mas é pra lá de necessário. O líquido mais importante do mundo na latinha. Isso significa uma economia de 13.000 partículas de microplástico que não chegariam na nossa garganta todos os anos. Sem falar no sucesso da taxa de reciclagem da latinha, que chega a 97,4%. Mas a questão é, você tomaria água em lata?


A ideia aqui não é incentivar o consumo de embalagens, mas sim repensar a forma como estamos acostumados a reproduzir comportamentos que nem sempre levam em conta o bem-estar do planeta. O consumo de plástico é um deles.  Segundo estudo da Fundação Ellen MacArthurque, até 2050 a quantidade de plástico será maior que a quantidade de peixes nos mares. Outro fato é que por causa dos sacos de plástico de uso único,  "95% do valor das embalagens de plástico, estimado entre 80 e 120 bilhões, é perdida todos os anos", segundo o Fórum Econômico Mundial.  


Pensando nisso, algumas marcas brasileiras estão investindo no uso de latas de alumínio pra comercializar água, mirando na redução de resíduos plásticos pra atender as exigências de consumidores cada vez mais preocupados com o meio ambiente. Movimento muito necessário, né?


Mas qual o impacto?

Modelos de consumo linear estão cada vez mais sendo questionados, principalmente quando existem soluções alternativas. O caso da latinha é um bom exemplo. Aqui no Brasil, reciclamos mais de 97,4% delas, que voltam pras prateleiras dos supermercados em 60 dias. Cada latinha tem 80% de alumínio reutilizado na sua composição e, por conta disso, 76% do alumínio extraído até hoje ainda está em uso. 


Além disso, consumir água de forma consciente, de certa forma, também influencia na qualidade e durabilidade desse recurso. Lembrando que dos 70% de água no planeta, apenas 1% é próprio para o consumo de quase 790 bilhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa necessita de 110 litros de água por dia para todas as atividades.  No Brasil consumimos em média 200 litros por indivíduo, nos Estados Unidos 575 litros, na Europa 144. É água pra caramba. 

Economizar, reutilizar, repensar ou não usar são alguns mantras da sustentabilidade que agora também se tornam uma espécie de passaporte pra sobrevivência da humanidade. No dia a dia, isso significa estar de olhos abertos aos desperdícios, fazer escolhas conscientes e entender que não existe jogar algo fora. Ou seja, se for consumir, que seja algo que retornará pra cadeia de produção. 

E o sabor muda?

Você já deve ter ouvido alguém falar que o alumínio altera o sabor das bebidas. Normalmente essa pessoa está com uma long neck na mão e não faz ideia da vida útil dessa embalagem após o seu descarte. A verdade é que esse pensamento é um mito sem qualquer veracidade. A latinha preserva totalmente o gosto e a consistência dos líquidos, não interferindo no cheiro, cor e paladar. 

Então já sabe, quando bater aquela sede na rua e você estiver sem a sua garrafa reutilizável, corre pra água na latinha. Se manter informado também é uma forma de ativismo. Agora que você já sabe de tudo isso, compartilhe com quem está por perto de você. E quando for consumir a latinha, lembra de dar aquela amassadinha antes de descartar, assim facilita o processo de reciclagem. 


Vamos juntos começar essa revolução?

Camila Benvegnú
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.