5 blogs gringos para levar uma vida lixo zero!

5 blogs gringos para levar uma vida lixo zero!

Publicado em:
9/11/2017
No items found.

Lixo zero é uma expressão que surgiu na indústria e significa não enviar nenhum resíduo para aterros sanitários ou incineração. Esse conceito passou da indústria para a vida das pessoas, já que lixo zero, assim como o Menos 1 Lixo, é uma forma de ver a vida, de fazer escolhas e de repensar nosso papel no mundo e o nosso consumo para gerar um desenvolvimento sustentável. Por isso, trazemos neste post, o primeiro vídeo da websérie "Dicas da Fe Cortez", que começa hoje, contando tudo sobre o que é e como viver produzindo a menor quantidade de lixo possível! Clica no vídeo para saber mais sobre como levar uma vida Lixo Zero! 

 

Selecionamos também 5 blogs gringos bem bacanas para você se inspirar a gerar menos lixo!

Zero Waste Home

O grande nome do movimento Zero Waste é, sem dúvida, a francesa Bea Johnson. Ela e a família (marido e dois filhos) adotaram o estilo de vida em 2008 e afirmam serem mais felizes e valorizam mais as experiências de vida do que as coisas. A ativista, que hoje mora na California, é uma espécie de “guru” do assunto, palestrando em universidades, empresas e eventos e servindo como modelo para quase todos os outros blogs de Lixo Zero pelo mundo.

Vencedora de prêmios sustentáveis, Bea escreveu um livro, “Zero Waste Home” traduzido para 19 línguas (“Desperdício Zero, simplifique a sua vida reduzindo desperdício em casa”, em português de Portugal). O blog é cheio de dicas para adotar o estilo de vida e serve para iniciantes e mais experientes no assunto.

Trash is for Tossers

A nova-iorquina Lauren Singer, especialista em Estudos Ambientais, adotou o estilo de vida Lixo Zero em 2012, ao conhecer o trabalho precursor de Bea Johnson. Ela se deu conta de que não bastava amar o meio ambiente, era preciso preservá-lo. O blog foi a tentativa de documentar a sua jornada Lixo Zero e mostrar como é simples adotar esse estilo de vida. Além de mais barata, prática e divertida, a vida fica cheia de possibilidades.

O blog é dividido pelos cômodos da casa e com uma aba “mudanças fáceis”, para os mais descrentes. Aliado a um canal no youtube, Lauren dá dicas de como praticar o Lixo Zero e produzir os próprios produtos de forma simples e acessível. Além disso, a plataforma tem a loja “Package Free Shop”, que Lauren fundou com Daniel Silverstein, com produtos sustentáveis e super estilosos.

Paris to go

Ariana estudou sobre sustentabilidade na universidade e, depois de conhecer as falas de Bea Johnson (olha ela aqui de novo!) sobre a vida Lixo Zero em família, começou a repensar sua produção de lixo. Ela decidiu então testar o estilo de vida por um semestre. Depois de ultrapassar os obstáculos do início do processo (como toda mudança de hábito), Ariana ficou surpresa ao perceber como sua vida havia se tornado mais simples. Passou a se conectar com as pessoas que produziam os alimentos da sua comida e estimulou a vizinhança a pensar sobre reciclagem. Ariana vive em Paris e sugere soluções Lixo Zero para os contratempos do dia a dia, especialmente no que diz respeito às roupas.

Seu blog é dividido em categorias como “Paris”, em que ela dá dicas Lixo Zero na cidade, “Lifestyle”, “Zero Waste”, “Trips”, e outras, com destaque para a "Wardrobe" sobre o guarda-roupas cápsula de Ariana. Ela mostra como vive de maneira minimalista e quais as peças que tem no armário, provando que é possível viver com muito pouco.

Zero Waste Chef

Vivendo em uma comunidade autônoma em São Francisco, Anne Marie criou um blog focado na cozinha: ela dá dicas e receitas de como se alimentar sem lixo e sem desperdícios. A primeira ideia é, claro, não comprar qualquer produto com embalagem. Depois, não consumir processados e aproveitar ao máximo os alimentos. Desde 2011, Anne Marie se preocupa com o lixo produzido por ela e pelos dois filhos (a filha, inclusive, tem um blog “The Plastic-Free Chef”, que começou quando tinha 16 anos) e conta que se sente mais saudável assim. As dicas de como ter uma cozinha livre de lixo são incríveis e é fácil entender como tudo pode ser reutilizado ou compostado.

Pare Down Home

O blog é das amigas Tara e Katelin, que vive em Bruxelas, na Bélgica com a família e, antes de adotar o estilo de vida Lixo Zero, se considerava uma compulsiva por compras e entusiasta das cafeterias com coposdescartáveis. O blog surgiu da vontade de compartilhar o progresso para uma vida sustentável depois que virou mãe, e começou a pensar no assunto.

Já Tara, vive no Canadá com o marido, três filhos e um cachorro. Se mudou muitas vezes, morando na Nova Zelândia, Australia, Indonesia, Egito, Tailândia, Inglaterra, Polônia e nos EUA e viu, em todos esses lugares, os impactos da produção de lixo pelos seres humanos. O movimento Lixo Zero foi fundamental para a mudança na vida de Tara. Ela afirma que a prática é maravilhosa porque mexe com várias camadas da nossa vida: individual, financeira, comunitária, etc.

O blog tem sessões para quem quer se aventurar nesta jornada e muitas dicas para a vida em família com Lixo Zero. O objetivo é justamente provar que famílias podem aderir ao movimento de uma forma simples e prática.

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.