Noronha Plástico Zero

Noronha Plástico Zero

Publicado em:
11/4/2019
No items found.

O grande dia chegou! No início do ano, comunicamos a realização de um sonho: a implementação do projeto Noronha Plástico Zero. E a partir de hoje, o Decreto Distrital 002/2018 passa a vigorar, proibindo a entrada, o uso e comercialização de plásticos descartáveis na Ilha de Fernando de Noronha. O decreto foi uma iniciativa da administração da Ilha e assinado pelo administrador Guilherme Rocha e tem o Menos 1 Lixo e a Iônica como parceiros na implementação e gestão do projeto ao longo do ano.

Estabelecimentos comerciais, hotéis, bares, restaurantes, pousadas, lanchonetes, ambulantes e quiosques estão contemplados nesse decreto e estão sujeito a multas se não cumprirem o combinado: meio salário mínimo pra moradores e turistas e três salários pros comerciantes. Desde janeiro que a comunidade de 2,6 mil moradores recebe informações pra melhor adaptação no processo, com trabalhos pedagógicos, educação ambiental e conscientização dos turistas, moradores e empresários. Os mais de 100 mil visitantes também vão ter que se adaptar. O projeto envolve uma comunicação ativa e coletiva na ilha ao longo de 2019.

O QUE NÃO PODE MAIS ENTRAR E SER CONSUMIDO EM NORONHA

  • Garrafas plástica com capacidade inferior a 500ml
  • Canudos, talheres e copos de plástico descartável
  • Sacolas plásticas
  • Embalagens descartáveis de isopor
  • Qualquer outro produto descartável de polietileno, polipropileno e similares

Muita coisa ainda tá sendo construída por lá e a gente sempre vai compartilhar por aqui e nas redes do movimento. É lindo observar como esse projeto pode servir de inspiração pra muitos outros espaços do Brasil e certamente vai mudar a relação de toda a comunidade com o lixo plástico. Já são mais de 8 milhões de toneladas que descartamos nos oceanos todos os anos e somos o 4º produtor de plástico do mundoPrecisamos agir já! Vamos juntos?

Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.