No Dia Mundial da Terra listamos algumas celebridades engajadas com a questão ambiental

No Dia Mundial da Terra listamos algumas celebridades engajadas com a questão ambiental

Publicado em:
21/4/2016
No items found.

Hoje é o Dia Mundial da Terra! :) A data que foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, em 1969, serve como um lembrete para nos fazer refletir sobre a importância do planeta e, também, sobre o que estamos fazendo para preservá-lo. Cada um, com o seu poder e influência como indivíduo.

Já fizemos uma lista de celebs  sem noção e mostramos suas exigências nada sustentáveis. Mas hoje vamos aproveitar o momento para te inspirar, com artistas que se posicionaram na luta pelo meio ambiente e por um mundo melhor para todos nós.

1. Leonardo DiCaprio - Nós realmente amamos falar do Leo (<3) e não é à toa que ele tá sempre por aqui! A lista de boas e importantes ações do Mensageiro de Paz da ONU pelo Clima, é gigante. DiCaprio fez um discurso incrível ao ganhar o Oscar pelo filme "O Regresso"; foi ao Vaticano para discutir com o Papa (outro fofo) sobre as mudanças climáticas; é fundador da ONG Leonardo DiCaprio Foundation - por onde doou  US$ 15 milhões de dólares (mais ou menos R$ 61,5 milhões) para iniciativas que objetivam reduzir o consumo mundial de combustíveis fósseis e ajudar o meio ambiente, tudo isso quando recebeu o prêmio Crystal, por “melhorar o estado do mundo”, no Fórum Econômico Mundial de Davos. Entendeu a razão pela qual ele está sempre aqui? ;)

2. Mark Ruffalo - Você pode lembrar dele como CastorDavidNed WeeksDan e, claro, como Hulk  - nós lembramos sempre como o nosso muso verde. O ator, produtor, roteirista e cineasta, Mark Ruffalo tem um de seus mais importantes papéis na vida real: ativista ambiental. O ator que já protagonizou campanhas sobre mudanças climáticas,  é co-fundador do  “The Solutions Project”  – projeto que acelera a transição para uma energia 100% limpa e renovável, e  também da  Water Defense – organização sem fins lucrativos, criada em 2011, dedicada à limpeza das águas e com a crença que água potável é um direito de todos. Numa entrevista à revista Total Film , o muso declarou: "Como artistas, nós temos a chance de atingir um monte de pessoas de maneira profunda – e isso traz uma responsabilidade. O que devemos fazer como contadores de histórias é tornar a ciência mais palatável e colocar isso em um inconsciente criativo." Alguém duvida que ele tá conseguindo atingir o público?

‍(foto: reprodução internet)

3. Gisele Bündchen - Sem dúvidas a Gisele seria nome confirmado na nossa lista de mulheres inspiradoras que trabalham por um mundo melhor. No Dia Mundial da Vida Selvagem, a loira postou uma foto onde parecia estar numa conferência sobre o tema, com a seguinte legenda: "Conhecimento é poder. Nós precisamos estar cientes do impacto das nossas escolhas. Estamos todos conectados e se destruirmos a vida selvagem e o planeta, estamos destruindo nosso futuro." Ela que já foi designada como Embaixadora da Boa Vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e já teve como maior preocupação a proteção da Floresta Amazônica e seus recursos hídricos - doando para essa causa uma porcentagem dos lucros da venda de sua linha de sandálias com a marca Ipanema Gisele Bündchen, revertendo o dinheiro para projetos como Nascentes do Brasil, Y Ykatu Xingu, ISA e De Olho nos Mananciais, começa a mudança em casa. Gisele já postou em seu site hábitos que todo mundo poderia ter no dia a dia: fazer xixi no banho para poupar água de descarga (nessa você já ouviu falar, com certeza), não usar fraldas nos filhos (ela é adepta do poop training, já falamos aqui) e cozinhar em panela de pressão são algumas das medidas sugeridas pela modelo.

4.  Coldplay - Conhecido por seu envolvimento com a Make Traid Fair, organização que discute e mobiliza para resolução de problemas com países pobres, recentemente o grupo se tornou patrono da organização ClientEarth, que trabalha para proteger o meio ambiente através da advocacia, tentando garantir que as leis ambientais sejam cumpridas adequadamente. :)

5. Paul Mccartney - Vegetariano, o cantor britânico é um dos maiores divulgadores da campanha Segunda sem Carne, que tem como objetivo fazer com que as pessoas fiquem pelo menos um dia da semana sem comer carne, e que a gente já falou aqui. Só aquele lembrete, que a indústria da pecuária emite 51% dos gases de efeito estufa do planeta! O documentário Cowspiracy , vai te ajudar a entender tudo isso. E é como a gente sempre fala, consumo consciente fica ainda melhor quando vem de berço. Não podíamos deixar de citar a Stella Mccartney, filha do eterno Beatle, que tem uma marca homônima que não usa couro animal em nada. Aviso: as peças são maravilhosas!

6. Jack Johnson - Que Jack Johnson é lindo, todo mundo sabe. Mas que ele ganhou o título de Embaixador da Boa Vontade para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é novidade pra muitos. O cantor, formado em matemática, já coloca há tempos mensagens de preservação ambiental em suas letras, inclusive criou uma série de músicas em que aborda o tema de forma mais direta voltada para o público infantil. Em 2015, no dia mundial do clima, o cantor visitou as Bahamas à bordo do navio do projeto de pesquisa 5 Gyres Sea Change, com o objetivo de promover alternativas ao uso de plásticos descartáveis, e entender melhor que tipos de plásticos estão sendo descartados no mar, de onde vêm e como as correntes chegam nas praias. Mais Menos 1 Lixo impossível! Inclusive, já garantiu o seu copinho ou ainda utiliza os descartáveis? Vale lembrar o levantamento feito pela organização Race For Water, onde foi descoberto que, por ano, 250 milhões de toneladas de plástico produzidas e cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por apenas 20 minutos. Após o uso, em torno 10% do material descartado tem como destino o mar. Saiba mais sobre os impactos gerados e como pode mudar isso, aqui.

 

Esses foram apenas alguns dos nomes que trabalham em rede por uma causa maior. Contamos sempre histórias de anônimos que fazem a diferença diariamente. A gente entende que cada um faz o que pode e que, como tudo na vida, alguns podem mais e outros menos. Mas você acredita que faz parte desse todo?  Esse foi o nosso convite para você participar da nosso movimento. Feliz Dia Mundial da Terra! :)  

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.