"Bottled Life" - um doc. sobre a relação da Nestlé com os recursos hídricos do mundo

"Bottled Life" - um doc. sobre a relação da Nestlé com os recursos hídricos do mundo

Publicado em:
24/3/2016
No items found.

Não poderia ter dica melhor de cultura para fechar nossa semana Especial Água. O documentário "Bottled Life" (ou vida engarrafada em português), é uma obra investigativa onde o jornalista Res Gehriger busca entender e mostrar  a relação da corporação suíça Nestlé, com os recursos hídricos no mundo e como isso resulta para os seus negócios e consequentemente para a população.

Ao longo dos seus 90 minutos, o filme mescla "razão e emoção" aos mostrar os números econômicos conquistados pela companhia e paralelamente o resultado de tudo aquilo para populações como a do Paquistão, onde andar com uma garrafa de Pure Life (uma das águas engarrafadas da empresa) demonstra riqueza, já que muitos não consomem água potável - para minimizar o risco, eles precisam filtrar e ferver, a água que têm acesso. Abaixo o trailer que tá com legenda em inglês, mas no Netflix tá lindo, em português. :)

 

Mais que refletir sobre o posicionamento de uma marca e a extrema ambição existente no mundo, quando você assiste ao documentário e para pra pensar que, segundo a ONU, 900 milhões de pessoas no planeta não têm acesso a água potável, você no mínimo, reflete sobre o uso que tá fazendo com a que lhe é acessível.  Quando escuta que uma garrafa de água Pure Life é mais cara que um dia de trabalho de muitos nigerianos, lembra da famosa expressão: "um copo d'água não se nega a ninguém". Nós poderíamos falar também sobre o transporte da água engarrafada e o efeito disso, os mitos, mas já falamos sobre isso, lembram? Acho que podemos fechar a semana acreditando que nós não precisamos conviver com o desperdício x escassez. Nós devemos repensar diariamente não só os nossos hábitos de consumo como também a distribuição de todos os recursos. E isso inclui os naturais, monetários, sociais (todos mesmo!).  

Talita Gamboa
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.