5 dicas de embrulhos sustentáveis para o Natal

5 dicas de embrulhos sustentáveis para o Natal

Publicado em:
19/12/2019
No items found.

Por que você embrulha seus presentes, já parou pra pensar sobre isso? Os papeizinhos de embrulho de plástico não são reciclados e você já deve saber disso, se acompanha nosso conteúdo por aqui. Então vamos mudar esse hábito? Você não precisa embrulhar seus presentes, já que eles serão imediatamente desembrulhados e provavelmente esse lixo vai ser descartado em menos de 1 minuto. Mas tudo bem, a gente reconhece que existe uma magia na surpresa e por isso pensamos em algumas alternativas às embalagens clássicas de presentes.

 

  1. Furoshiki

Você não precisa de nada mais do que um lenço ou um pedaço de pano (também dá pra se jogar em um lenço de seda). O mais interessante é que o presente pode ser duplo, já que você pode escolher o tecido e a estampa e ele fica bem mais especial, né? E a pessoa pode super usar em outras possibilidades, como uma echarpe ou um arco de cabelo :)

Dá uma olhada como é fácil por aqui (o vídeo é em inglês, mas é só assistir ao momento do embrulho)




  1. Jornal (ou revistas)


Já pensou em pegar aquele jornal de ontem e embrulhar um presente? Fica rústico, estiloso e você ainda pode amarrar uma cordinha pra valorizar. Dá pra escolher ainda partes específicas bem coloridas e divertidas, como as histórias em quadrinhos.



 

  1. Eco bags



Se você não tem tempo ou vontade de aderir à técnica Furoshiki, dá pra investir em uma sacolinha de pano bacana. Você pode comprar uma personalizada e com mensagem ou repassar uma sua mesmo. Também é um presente duplo, já que a eco bag é um super produto de consumo consciente.

 

  1. Papel Pardo

Certamente ao longo do ano você recebeu envelopes e embrulhos de papel pardo. Bora reutilizar? Eles ficam lindos como embrulho e você pode enfeitar do jeito que quiser, com carimbos ou com canetinhas. Dá pra escrever poesia, um recado e desenhar à vontade.   

  1. Caixinhas, latas e potes de vidro

Já pensou em reutilizar qualquer uma dessas coisas pra usar de embalagem pra presente? Dá uma olhada nas suas coisas e vê o que você pode passar adiante. O presente fica super interessante porque chama atenção e é bem diferente. Todos podem ser enfeitados com uma corda ou um ramo de algum tempero cheiroso. Você pode usar até caixas de fósforo ou aquelas que vêm pelo correio ao longo do ano (a Luiza deu umas dicas aqui). Dá também pra embrulhar as caixas, latas e potes de vidro com paninhos. 

A ideia é reutilizar! Dá uma olhada por aí e vê o que pode servir de substituto pras embalagens de presentes que viram lixo bem rapidinho. Você pode colocar toda a sua criatividade pra jogo, usando frases bacanas pra estampar as embalagens, desenhar, recortar fotos de jornal, usar cordas e temperinhos pra enfeitar. A ideia é ser autêntico e fazer do presente um agente de conscientização. A gente tem certeza que você vai contagiar o presenteado e o planeta, fazendo do presente (e do Natal!) único.   

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.