Olá, seja muito bem-vinda a mais uma edição do radar de notícias da Menos 1 Lixo: uma curadoria com os principais assuntos e acontecimentos da pauta ambiental para ajudar você a terminar a semana bem informada. Afinal, a gente sabe bem que as notícias nos atropelam diariamente, né?
Essa tour de news, claro, incentiva você a sempre conferir os links e conteúdos na íntegra. Mas nossa intenção é servir de bússola em meio a um oceano de tantas notícias! Todas as sexta-feiras, ao fim da tarde, você pode conferir a seção aqui ou em nosso perfil no instagram. Vamos começar? <3
Governo espanhol aprova lei que proíbe venda de animais em lojas
O Conselho de Ministros da Espanha aprovou recentemente o projeto Lei de Proteção Animal, que proíbe a venda de animais em lojas. De acordo com o documento, passa a ser obrigatório a aprovação num curso pra ter um cão. Também passa a ser proibido deixar cães, gatos, coelhos, furões e demais bichinhos sem qualquer tipo de vigilância por três dias seguidos, além da permanência deles em terraços, varandas, caves ou veículos. Em caso de perda, o dono precisa avisar as autoridades em no máximo 48 horas; caso contrário, o caso será tratado como abandono, podendo resultar em multa de 100 mil euros. Em caso de maus-tratos, fica estabelecida a possibilidade de aplicação de penas de prisão. Todas as medidas têm como objetivo promover a fiscalizar a adoção animal responsável. Afinal, cuidar de uma vida é papo sério!
Fonte: CNN | Leia mais aqui.
Poluição causa 9 milhões de mortes por ano, diz relatório da ONU
Organização das Nações Unidas alerta: a poluição por pesticidas, plásticos e lixo eletrônico é responsável por pelo menos 9 milhões de mortes prematuras por ano - e o problema tem sido amplamente ignorado. O relatório pede a proibição de substâncias artificiais usadas em produtos domésticos, uma vez que estão associadas ao câncer e foram apelidadas de ‘’produtos químicos eternos’’, porque não se decompõem.
Fontes: Folha de São Paulo e Relatório da ONU | Leia mais aqui.
EUA planeja primeira estrada de recarga para veículos elétricos
Uma parceria entre Electreon, empresa especializada em carregamento sem fio de veículos elétricos, e o Departamento de Transportes de Michigan pode dar origem à primeira estrada pra recarga de carros elétricos nos Estados Unidos. Enquanto dirigem, motoristas poderão carregar seus veículos num trecho de quase 2 km. A previsão é que o projeto comece a funcionar em 2023, em Detroit.
Fonte: Ciclo Vivo | Leia mais aqui.
Com avanço do desmatamento, animais do Cerrado e da Amazônia perdem até 90% do habitat
São muitas as espécies de animais na Amazônia e no Cerrado, mas o avanço do desmatamento pode eliminar esses e ainda outros animais e vegetais do planeta. De acordo com estudo da WWF-Brasil, quase todas (484 de 486) perderam parte de seu habitat. Algumas viram suas áreas de ocorrência encolher em mais de 90%.
Fonte: WWF-Brasil | Leia mais aqui
ONU adota resolução histórica pra acabar com o lixo plástico no mundo
A ONU está com a atenção voltada para o problema ambiental causado pelo plástico em todo o mundo. Representantes de 175 nações concordaram nesta semana, durante Assembleia da ONU, a desenvolver o primeiro acordo global contra a poluição plástica. O texto deve estabelecer uma agenda muito ampla e os negociadores vão focar, por exemplo, no ciclo de vida completo do plástico, ou seja, os impactos de toda a produção, uso, descarte e reciclagem. A expectativa é que o tratado seja apresentado até o final de 2024.
Fonte: G1 | Leia mais aqui.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.