Presente com Memória: a alternativa lixo e custo zero pro seu Natal

Presente com Memória: a alternativa lixo e custo zero pro seu Natal

Publicado em:
19/12/2017
No items found.

Por Fe Cortez 

Eu sou a louca do sebo! Sério, amo sebo num grau!!! Sou uma devoradora de livros, repasso muitos deles e amo comprar livros usados. Só compro novo quando não acho na estante virtual  ou é algum lançamento. A experiência do livro usado me encanta muito. Acho o máximo quando o leitor anterior faz uma marcação nas páginas, sublinha, faz uma nota na lateral. Dá um outro sabor à leitura, justamente porque ele já vem com memória. Uma memória de uma pessoa que eu nunca vi, que eu não sei quem é e isso também dá margens a pensar quem seria aquela pessoa que marcou justamente aquela frase, o que essa pessoa pensou quando terminou o livro, e por aí vai. E essa lógica do objeto com memória muitas vezes fica restrita a um livro ou a uma compra em brechó de um look lindo que você vai usar. VOCÊ! Porque pensa bem, pega mal dá um presente usado pra outra pessoa né? Não!

A lógica do presente novo, de comprar uma coisa que a pessoa possa trocar se não gostar, foi também  inventada por uma indústria que precisa produzir e escoar a produção. Mas isso não garante que a pessoa vai amar aquele presente ou aquela loja. Todo mundo tem um tio(a) ou avó(ô) que ama dar um presente que você nunca vai usar, de uma loja do bairro (dela (e)) que você nunca vai trocar. Natal então é batata sair da festa com uns troços esquisitos que você recebe com aquele sorriso amarelo e pensa, poxa vó, se vc me desse aquele colar que vc usava quando era nova e que eu amo, seria um presente lixo zero, lindo, e com memória. Quer melhor?   Pois é, eu já adotei o presente com memória há muito tempo! Quem me conhece sabe que eu dou de presente coisas que foram minhas, que significaram muito pra mim, mas que agora não combinam mais com meu estilo, ou que já exerceram um papel na minha vida. É comum amigos virem aqui em casa, olharem uma coisa e me pedirem e eu dar naquele momento ou em uma data especial. Mas eu ainda não tinha achado um nome assim tãooo lindo como presente com memória, até ler um post no Trash is for Tossers essa semana que me deu aquele AHA! Pensei nesse nome como uma forma de colocar em palavras aquele sentimento que vem junto desse presente.  Nesse post a Lauren Singer, adepta do estilo de vida lixo zero (que eu falei no primeiro vídeo do Dicas da Fe Cortez) fala sobre gifting forward (numa tradução livre algo como presentar adiante, e como isso faz do presente, algo muito mais especial do que simplesmente entrar numa loja e comprar alguma coisa.  

O que você deve levar em consideração sobre o Presente com Memória:

  1. Ao contrário de repassar um presente que você não gostou e não vai usar (que dá uma vibe de truque, ou de diminuir o valor emocional daquele gesto), quando você presenteia com algo que você ama, é de fato um gesto de amor para a pessoa que vai receber aquele objeto!
  2. Presente com memória é lixo zero, porque não envolve uma nova compra (novo uso de matéria prima, emissão de CO2, etc) e dá vida nova a algo que pode estar parado na sua casa.
  3. Presentear deveria ser um gesto em que o  que mais vale é a intenção que você colocou naquele presente, e não o quanto você gastou nele. Isso vai contra a lógica capitalista né? Mas essa lógica também não tem feito muito sentido, vamos combinar! E em se tratando de algo que foi seu, e que você amou e usou muito, a intenção é muito mais poderosa do que comprar um presente novo em uma loja num ato quase automático tipo: preciso tirar isso da minha lista de TO Do's.

  Dito isso, vamos a ideias de presentinhos com memória?   

  Livros incríveis que você amou!

Esse eu já pratico sempre, e a Lauren também indica como top 1 no quesito presente com memória!   

Roupas e acessórios em geral

Reprodução Trash is for Tossers

Tem sempre aquela blusinha ou colar que você usa e aquela amiga fala: quando não quiser mais me dá? Olha a oportunidade aí minha gente!!!

Quadros e objetos de decoração

‍Pinterest

Tem sempre aquele quadro ou enfeite que você amou muito, mas que não combina mais com seu momento de vida atual. E tem sempre aquele amigx que paquerava seu objeto. Olha a oportunidade de unir o útil ao agradável!!!    

Uma plantinha do seu jardim   

Tem mais amor envolvido do que cuidar de uma planta? Acho que não né. E nesse momento mudanças climáticas e calor dos infernos PRECISAMOS tornar nossas vidas e nossas cidades mais verde. Vai de plantinha! Ou qualquer outro objeto que você tenha muito amor envolvido, mas que a relação já tá no fim, sabe? rs. Se joga e deixa essa energia fluir. Assim você renova a vibe da sua casa, resolve aquele presente de última hora, faz alguém muito feliz e ainda cria um oportunidade de contar essa história pra quem vai receber, num cartão lindo contando tudo isso de próprio punho - em tempos de whatsapp, receber cartão é tipo O presente né galera! Espero que o Natal de todxs seja bem alegre, cheio de experiências e amor, e com menos plástico, embrulhos, lixos, e presentes desnecessários. A gente fez inclusive uma série de matérias bem boas pra te inspirar!

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.