Cultura | 5 livros que ensinam sustentabilidade para os pequenos

Cultura | 5 livros que ensinam sustentabilidade para os pequenos

Publicado em:
30/7/2015
No items found.

Sempre falamos aqui sobre mudança dos hábitos. Mas e se você desde pequenininho já escutasse sobre consumo consciente, economia de água e luz, pra além do bolso da mamãe e do papai? Para o nosso lar maior - o planeta. Sabemos que sustentabilidade às vezes parece difícil até mesmo para adultos, como utilizar esse termo com os mais novos? Pois é, tem gente por aí simplificando pra eles. Listamos 5 livros que mostram para as crianças, como pequenas atitudes podem contribuir para um desenvolvimento sustentável. Anota aí: "Meu dia verde" - o livro conscientiza os pequenos sobre escolhas menos impactantes ao meio ambiente, desde o café da manhã até a hora de ir deitar. A escritora inglesa Melanie Walsh conta tudo isso com ilustrações e linguagem leve. A leitura ainda pode render aquela ajuda na alimentação - são citados hábitos alimentares saudáveis.

"10 coisas que eu posso fazer para ajudar meu planeta" - outra obra também de Melanie, mostra atitudes pequenas como desligar a televisão e apagar a luz ao sair de algum cômodo da casa. Coisas pequenas, que muitas vezes são faladas diariamente pelos pais. Porém dessa vez, lida por um outro ponto de vista.

"O banho de Nina" - Nina, como muitas crianças, adora tomar banho com brinquedos. Durante a brincadeira, há sempre o desperdício de água. O alerta da mãe e uma reportagem da TV, faz com que a pequena repense - seus longos banhos podem fazer com que se acabe a água do mundo. Um livro nacional, encantador, de Ana Cristina Melo.

"A vida íntima de Laura" - conto de Clarice Lispector, fala sobre a vida íntima de uma galinha simples, feia e desprovida de inteligência e, que, morre de medo  virar almoço, mas caso isso aconteça, quer ser almoçada pelo Pelé. A leitura além de fugir do padrão estético dos personagens principais, ensina respeito a todos os seres vivos.

Todos os livros são vendidos em livrarias como Saraiva, Cultura, etc. Os preços são ótimos e o aprendizado melhor ainda. O 5º livro, que tal você criar em casa? Reúna os pequenos, veja o que cada um tirou de cada leitura, dos desenhos na TV, dos gibis e revistas. Construa novos hábitos com eles.  

Talita Gamboa
Por:
topo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.