Receitinhas de limpeza natural com 3 produtos simples!

6/12/2017

No quinto episódio do “Dicas da Fe Cortez” rolou uma dica de ouro! Ela te convida a substituir os tradicionais produtos de limpeza de supermercado (aqueles bem coloridos e cheios de perfumes) por apenas três produtinhos super fáceis de achar, baratos e o melhor: naturais! Dá o play:

 

A gente fez umas contas por alto e, com todos aqueles produtos clássicos que a gente costuma comprar pra limpar a nossa casa, gastamos em média R$ 48. Mas se você substituir todos eles pelo sabão de coco, o vinagre e o bicarbonato de sódio, você economia pelo menos R$ 30 por mês! O vinagre, você já sabe, pode ser usado para temperar a comida e dar brilho nos cabelos. Mas também tira o cheiro de potes de plástico (é só misturar com água quente, jogar no recipiente e lavar depois de uns 15 minutinhos) e lava azulejos, chão de pedra e o piso do banheiro, como a Fe disse no vídeo. É só misturar meia xícara de vinagre com meio litro de água morna e limpar normalmente.  

  O ácido do vinagre também serve como amaciante: meio copo de vinagre para uma máquina cheia e 4 gotinhas de óleo essencial resolvem bem qualquer roupa (até as de bebê, viu?). Dá pra escovar tapete e carpete também, só dissolver uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água. Se você misturar um pouco de vinagre com água morna também limpa o vidro que é uma beleza! O vinagre faz um multi-uso muito bacana: é só misturar com água, é poderoso, limpa tudo! E ainda dá pra colocar um pouco de óleo essencial pra ficar cheirosinho. A Fe também ensinou a fazer desodorante de roupas com vinagre, durante o Desafio Armário Cápsula. Só misturar 1/4 de vinagre com 1/4 de álcool em um borrifador e completar com água. Quando chegar em casa, só pendurar a peça de roupa em um cabide, borrifar e esperar secar. Voilà! :)  

O bicarbonato de sódio é outro coringa que você precisa sempre ter em casa. É ótimo pra fazer várias receitinhas, como pasta de dente, sabão, desodorante que a gente já tem receita, aqui:  

Sabão líquido que serve pra roupa, cozinha e casa:

 

Pasta de dente

Desodorante Caseiro

Por causa do poder abrasivo, o bicarbonato é super usado em pastas de dente e no clareamento de tecidos brancos ou nas manchas, potencializando qualquer sabão. Ele é ótimo para tirar cheiro do ambiente e das coisas (como o copo do Menos 1 Lixo) e dá pra colocar em um pote dentro da geladeira pra não deixar que ela absorva qualquer cheiro de alimento. Também por isso, é muito presente nos desodorantes naturais, já que consegue neutralizar a acidez e tira o cheiro de suor. A Fe também disse no vídeo que o bicarbonato serve muito bem pra qualquer limpeza a seco, como a do tênis: é só fazer uma pasta com água oxigenada (10 vol.) e bicarbonato, passar e esperar secar. Também pode jogar uma colher de sopa na máquina de lavar roupa que tira todas as manchas. Dá até pra desentupir ralo com bicarbonato, meu povo, misturando duas colheres com vinagre e despejando aonde está entupido. É tiro e queda.  

O sabão de coco é mais conhecido, né? Serve para lavar tudo que quiser, até pincéis de maquiagem. É ótimo contra gordura e super natural pra lavar a casa, a louça e as roupas. Aquela última dica pra arrematar: sabe tirar mancha de sangue bem rapidinho, sem qualquer produto industrializado? Esfrega uma pedra de gelo e pronto! Muitas das receitas que a Fe adotou são da Carol Cronemberger e aqui tem várias outras dicas incríveis, dá uma olhada. E você? Tem alguma outra receita pra compartilhar? Deixa aqui nos comentários e conta tudo pra gente. Vamos eliminar o que é tóxico da nossa rotina, e isso também vale pros produtos de limpeza industrializados. Vamos juntxs?

Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.