Glitter ecológico

Publicado em:
31/1/2018
No items found.

Brilho e carnaval têm tudo a ver. A festa mais democrática do mundo abraça uma galera que só quer saber de ocupar as ruas com muita alegria e vestidas de brilho dos pés à cabeça literalmente. E pra isso tudo ter borogodó, a purpurina é indispensável. Maaaas você já sabe do que a ela é feita, né? PLÁS-TI-CO! E um dos piores, o microplástico.

As micro partículas de plástico da purpurina são metalizadas com alumínio e depois tingidas pra ficarem bem coloridas. E depois que você toma banho ou que as equipes de limpeza urbana lavam as ruas, toda essa purpurina vai pro sistema de esgoto que é despejado nos rios e oceanos. Esses microplásticos são ingeridos como alimentos pelos animais marinhos. 

A quantidade de microplásticos que jogamos nos oceanos já representa um caminhão de lixo por minuto e representam 85% de todo o plástico que é encontrado por aí na natureza. No caso específico do glitter, ele demora mil anos pra sumir. Mas até lá.... ele faz um estrago grave pra caramba. Quer saber mais sobre o assunto? Dá um play no quarto episódio de Mares Limpos.

 

Não vale a pena pular bloquinho assim, vale? Mas fica tranquila! Graças à mobilização de quem ama o planeta, tem muita gente bacana se propondo a oferecer alternativas, o chamado bioglitter. A gente já fez uma matéria sobre glitter caseiro comestível aqui e a Fe Cortez já fez um vídeo sobre o assunto com várias maquiagens incríveis pra um carnaval sustentável, dá um play:

 

Pra te dar aquele help esperto, fizemos um levantamento das marcas maravilhosas que estão lutando por uma solução pra gente continuar brilhando na folia, sem usar nenhum plástico pra isso.

Lush 

 A Lush é uma marca inglesa de cosméticos feitos à mão e tem o grande diferencial de ser uma multinacional que vende produtos lindos e completamente naturais de beleza. A gente tá sabendo que ela saiu do Brasil, mas vai que você conhece alguém que tá voltando do exterior por agora. A marca é conhecida por ser 100% vegetariana e por ter alguns produtos frescos de verdade, com frutas e vegetais. E a Lush tem as pastas de glitter, que usam mica, minerais, amidos naturais e até ágar-ágar. E ainda hidratam! Também rola um pó hidratante e iluminador, com brilho comestível e uma barra iluminadora com manteiga de cacau.

‍Reprodução @lushbrasil

Pura Bioglitter

A Pura Bioglitter começou em 2017, um pouco antes do Carnaval. Assim que foi lançada pelo Instagram, chamou atenção por ser orgânico e artesanal e o sucesso foi imediato. Frances, a idealizadora da Pura Bio não esperava tanta procura. A purpurina é feita com algas marinhas e mica e já se espalhou por várias cidades do Brasil. Ano passado, a marca ainda lançou uma pasta purpurinada maravilhosa feita com aloe vera e minerais. 

‍Reprodução @purabioglitter

Shock

A SHOCK nasceu com a ideia de oferecer proteção solar de uma maneira divertida e vegana. E ano passado rolou o lançamento de um glitter gel feito de pó de mica.  

Zim Color

A Zim Color tem uma receita própria de pó colorido orgânico feito com três ingredientes: amido, corante alimentar e conservante e um eco glitter feito de mica, mineral encontrado na natureza e super fácil de tirar no banho.

Brilhow

A Brilhow foi criada por duas amigas biólogas apaixonadas pelo meio ambiente e pelo Carnaval. A marca usa ágar-ágar pra consistência da purpurina e corantes alimentícios. Outra solução que elas encontraram foi a areia mágica, que é uma mistura de minerais e farinha de arroz. Além disso, a marca também estimula a reutilização dos frascos como forma de diminuir a quantidade de resíduo descartado.

‍Reprodução @_brilhow_

Glitra Bio

A Glitra Bio mistura manteigas, ceras e óleos naturais à purpurina biodegradável que é à base de celulose de eucalipto. Rola ponto de coleta no Rio de em São Paulo e a marca reverte parte do lucro para projetos que lidam com plástico nos oceanos.

‍Reprodução @glitra.bio

Em 2019, estamos observando muitas novas alternativas. Encontramos rapidamente a Eco Glitter Brilhe, EcoDiva, Bisa no Ar, Contém Glitter, Viva Purpurina. Não tem mais desculpa, tá? É importante cuidar do planeta todos os dias. Ele é a nossa casa e nós somos só um pedacinho dele. Vamos juntas?

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.