Glitter ecológico

31/1/2018

Brilho e carnaval têm tudo a ver. A festa mais democrática do mundo recebe uma galera que só quer saber de ocupar as ruas com muita alegria, vestidas de brilho dos pés à cabeça literalmente. E pra isso tudo ter borogodó, a purpurina é indispensável. Maaaas você já sabe do que a ela é feita, né? PLÁS-TI-CO! E um dos piores, o microplástico. As micro partículas de plástico da purpurina são metalizadas com alumínio e depois tingidas pra ficarem bem coloridas. E depois que você toma banho ou que as equipes de limpeza urbana lavam as ruas, toda essa purpurina vai pro sistema de esgoto que é despejado nos rios e oceanos. Esses microplásticos são ingeridos como alimentos pelo ecossistema marinho. A quantidade de microplásticos que são jogados nos oceanos já representam um caminhão de lixo por minuto. Já são cerca de 15 a 51 trilhões de partículas de plástico nos mares e oceanos e representam 85% de todo o plástico que é encontrado por aí na natureza.

Purpurina encontrada nos oceanos | Fonte: Pedra Ambiental

Não vale a pena pular bloquinho assim, vale? Mas fica tranquilx! Hoje já tem um mercado que cresce bastante de purpurina biodegradável.  A gente já fez uma matéria sobre glitter caseiro comestível aqui e a Fe já fez um vídeo sobre o assunto com várias maquiagens incríveis pra um carnaval sustentável, dá um play

 

Nós fizemos um levantamento de todas as marcas maravilhosas que se propuseram a dar uma solução pra esse problema sem volta pra você nunca mais precisar usar plástico na melhor época do ano. Lush A Lush é uma marca inglesa de cosméticos feitos à mão e tem o grande diferencial de ser uma multinacional que vende produtos lindos e completamente naturais de beleza. A Lush é conhecida pela linha 100% vegetariana e por alguns produtos frescos de verdade, com frutas e vegetais. E eles têm glitter, sim!  As pastas de glitter da Lush usam mica, minerais, amidos naturais e até ágar-ágar. E ainda hidratam! A Lush tem um pó hidratante e iluminador, com brilho comestível e uma barra iluminadora com manteiga de cacau.

‍Reprodução @lushbrasil

Pura Bioglitter

A Pura Bioglitter começou há um ano, um pouco antes do Carnaval. Assim que foi lançada pelo Instagram, chamou atenção por ser orgânico e artesanal e o sucesso foi imediato. Frances, a idealizadora da Pura Bio, não esperava tanta procura. A purpurina é feita com algas marinhas e já se espalhou por várias cidades do Brasil. Esse ano a marca ainda lançou uma pasta purpurinada maravilhosa feita com aloe vera e minerais. 

‍Reprodução @purabioglitter

Shock

Presente no mercado desde dezembro de 2016 e uma das pioneiras no lançamento de “coisas lindas e coloridas para se passar no corpo com produção amiga do meio ambiente”, a SHOCK nasceu com a ideia de oferecer proteção solar de uma maneira divertida e vegana. E esse ano rolou o lançamento de um glitter gel bafônico feito de pó de mica.  

Zim Color

A Zim Color tem uma receita própria de pó colorido orgânico feito com três ingredientes: amido, corante alimentar e conservante e um eco glitter feito de mica, mineral encontrado na natureza e super fácil de tirar no banho.

‍Reprodução @zimcolor
‍Reprodução @zimcolor

Brilhow

A Brilhow foi criada por duas amigas biólogas apaixonadas pelo meio ambiente e pelo Carnaval. A marca usa ágar-ágar pra consistência da purpurina e corantes alimentícios. Outra solução que elas encontraram foi a areia mágica, que é uma mistura de minerais e farinha de arroz. Além disso, a marca também estimula a reutilização dos frascos como forma de diminuir a quantidade de resíduo descartado.

‍Reprodução @_brilhow_

Glitra Bio

A Glitra Bio mistura manteigas, ceras e óleos naturais à purpurina biodegradável que é à base de celulose de eucalipto. Rola ponto de coleta no Rio de em São Paulo e a marca reverte parte do lucro para projetos que lidam com plástico nos oceanos.

‍Reprodução @glitra.bio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.