Brilho e carnaval têm tudo a ver. A festa mais democrática do mundo abraça uma galera que só quer saber de ocupar as ruas com muita alegria e vestidas de brilho dos pés à cabeça literalmente. E pra isso tudo ter borogodó, a purpurina é indispensável. Maaaas você já sabe do que a ela é feita, né? PLÁS-TI-CO! E um dos piores, o microplástico.
As micro partículas de plástico da purpurina são metalizadas com alumínio e depois tingidas pra ficarem bem coloridas. E depois que você toma banho ou que as equipes de limpeza urbana lavam as ruas, toda essa purpurina vai pro sistema de esgoto que é despejado nos rios e oceanos. Esses microplásticos são ingeridos como alimentos pelos animais marinhos.
A quantidade de microplásticos que jogamos nos oceanos já representa um caminhão de lixo por minuto e representam 85% de todo o plástico que é encontrado por aí na natureza. No caso específico do glitter, ele demora mil anos pra sumir. Mas até lá.... ele faz um estrago grave pra caramba. Quer saber mais sobre o assunto? Dá um play no quarto episódio de Mares Limpos.
Não vale a pena pular bloquinho assim, vale? Mas fica tranquila! Graças à mobilização de quem ama o planeta, tem muita gente bacana se propondo a oferecer alternativas, o chamado bioglitter. A gente já fez uma matéria sobre glitter caseiro comestível aqui e a Fe Cortez já fez um vídeo sobre o assunto com várias maquiagens incríveis pra um carnaval sustentável, dá um play:
A purpurina nada mais é do que um supérfluo e não existem maneiras de descartar esse microplástico de maneira adequada ou sem agredir o meio ambiente, tá? Ralos especiais ou qualquer outra alternativa que te contem - é fakenews. Investe nas biodegradáveis! Hoje não faltam marcas bacanas que estão se jogando nesse movimento. E sempre dá pra investir na boa e velha criatividade pra sair nos bloquinhos.
A gente convidou a Marcela da PuraBioGlitter, uma marca incrível feita por mulheres empoderadíssimas do Rio de Janeiro, que produzem purpurina de algas e mica, pra fazer uma make linda na Lua, do time do conteúdo do Menos 1 Lixo. Pra provar pra você que dá pra sair gata e sem agredir o planeta
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.