Black Friday: 10 motivos para você não comprar nada nesse dia!

Black Friday: 10 motivos para você não comprar nada nesse dia!

Publicado em:
23/11/2015
No items found.

O Black Friday surgiu nos Estados Unidos, claro, como uma maneira dos comerciantes esvaziarem seus estoques de mercadorias encalhadas para receber outras para o Natal, oferecendo para isso descontos de até 80% em seus produtos. Até aí parece um ótimo negócio comprar presentes de Natal na última sexta feira de novembro com mega descontos. Só que não!

O Menos 1 Lixo traz hoje 10 motivos pelos quais você não deveria comprar no Black Friday!  

1 - Você vai acabar comprando o que não precisa. A palavra promoção libera uma substância no cérebro que faz com que você tenha um impulso desenfreado de comprar aquela coisa. Seja ela um porta moedas que você nunca vai usar, ou um sofá novo que nem cabe na sua casa. Fuja da máxima: "mas tá tão baratinho..." 2- Quando você precisa muito de uma coisa você não espera até um dia específico para comprá-la.  

3- Os descontos americanos podem até ser de 80%, mas aqui no Brasil a maioria das marcas acaba usando esse dia como forma de desovar mercadorias encalhadas com um desconto pequeno, em torno de 20%. Mas como anunciam Black Friday, a impressão é que você está fazendo um ótimo negócio. O Black Friday esse ano será muito parecido com os descontos que já vêm sendo praticados pelas marcas há meses. Com a crise, a maioria das lojas já diminui preços, reduziu juros, isentou IPI. Então a grande vantagem da compra com desconto não está mais localizada em uma única data. 

4- Existe uma chance enorme de você comprar aquela mercadoria na empolgação e ela nunca ser usada. Compras por impulso geralmente resultam nisso. E isso gera... lixo.  

5- 40% dos brasileiros estão inadimplentes no Brasil.  Isso representa 63 milhões de pessoas! São dívidas causadas principalmente por compras por impulso e pela ilusão que o parcelamento em mil vezes sem juros traz. Jogar dinheiro fora nunca é uma boa opção. Não, você não quer engrossar as estatísticas!   

6- A pegada de carbono gerada pelo Black Friday é absurda! São mais de 500 milhões de acessos aos sites no Black Friday ao mesmo tempo! Imagina se metade das pessoas comprarem alguma coisa. Essa coisa vai precisar sair de um Centro de Distribuição, que provavelmente fica em São Paulo, para chegar até a casa de quem comprou, e o caminhão usado no transporte vai soltando fumaça e emitindo gás carbônico na atmosfera. E isso contribui pra aumentar o aquecimento global. Sem contar nos impactos da produção e tudo mais... E você ainda querendo comprar só porque tá na promoção?!  

7- O lixo gerado no Black Friday é enorme. Não só de caixas e embalagens, mas também dos produtos antigos que são substituídos pelos novos, porque é realmente uma grande oportunidade e você não pode perder. #sóquenão  

8- Você pode sempre pegar emprestado. Aplicativos como o Tem Açúcar por exemplo, criam um grande banco de trocas para quando você precisar de uma furadeira, escada, ou algo do gênero. Ou comprar de segunda mão. Assim, ajuda a preservar os recursos do planeta, já que desastres como o do Rio Doce acontecem porque as pessoas precisam de coisas e essas coisas são feitas de recursos. E esses recursos são extraídos na maioria das vezes sem a menor responsabilidade ambiental. E infelizmente hoje a gente tira mais do que a Terra pode regenerar. Com desastres como esse então, nosso déficit tá enorme! Esse ano entramos no cheque especial da Terra em 29 de julho. #ficadica  

9- Pra garantir que você fez um ótimo negócio, você vai perder um tempo precioso de estar com pessoas que ama, de fazer o que gosta ou simplesmente de dormir.  

10- Porque você simplesmente não precisa de mais uma coisa. Ponto!   E bye-bye, Friday!

*Fonte: SPC - jun/15

M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.