Tem açúcar, tem furadeira, tem compartilhamento

Tem açúcar, tem furadeira, tem compartilhamento

Publicado em:
7/1/2015
No items found.

Tenho certeza que em algum momento você já se viu precisando de uma xícara de açúcar para o bolo, um martelo para um quadro novo ou uma bicicleta para um passeio no fim de semana. A primeira coisa que passou pela sua cabeça, provavelmente, foi ir até a loja mais próxima comprar cada um desses itens.

Da próxima vez, você não precisará gastar dinheiro nem recursos naturais. Graças à plataforma online Tem Açúcar? desenvolvida pela carioca e estudante de comunicação Camila Carvalho, você poderá solicitar qualquer ingrediente ou utensílio aos seus vizinhos.

Lançada em dezembro de 2014, a plataforma já tem 15.500 usuários cadastrados. A versão teste atua, por enquanto, apenas no Rio de Janeiro, já que o desbloqueio de cada bairro, independente da cidade, precisa de um número mínimo de usuários na região.




Os empréstimos e doações são feitos a partir de pedidos, e não de ofertas. Dessa forma, quando você fizer o pedido na plataforma, o site busca "as pessoas mais próximas de você que possam responder ao seu pedido”, explica Camila. O próximo passo é combinar as condições do empréstimo e marcar um local para o encontro, que pode ser na casa de um dos dois ou na rua.

Os ganhos vão além da economia de dinheiro, já que através da plataforma é possível fazer novas amizades, conhecer seus vizinhos e, principalmente, dar uso a objetos que estão guardados. “A ideia é poupar os recursos do planeta que seriam gastos na produção e transporte de objetos que, em muitos casos, teriam pouco uso”, simplifica Camila.

O interesse dessa empreendedora pelo consumo consciente surgiu após ter feito o curso Gaia Education, que forma designers de sustentabilidade para atuarem em áreas ecológicas, econômicas, sociais e muitas outras. Camila também trabalhou na Carioteca, empresa especializada em processos colaborativos. As duas experiências fizeram com que Camila enxergasse o poder da colaboração e dos processos econômicos alternativos.




Assim, ela foi levada a criar a plataforma depois de entrar em contato com algumas iniciativas inspiradoras, "que buscavam tornar o consumo um ato mais consciente para poupar os recursos do planeta”. Um dos objetivos da plataforma é “mostrar que nós já temos muita abundância de produtos e podemos ter acesso a quase tudo o que precisamos através das nossas relações pessoais”.

Também na tentativa de criar comunidades, algo que se perdeu, principalmente, em grandes centros urbanos, Camila se inspirou em sites de compartilhamento entre vizinhos que já existiam no exterior, mas não eram adaptados à cultura de outros países.

Os próximos passos do “Tem Açúcar?” envolvem desde um algoritmo de busca para que se encontre de forma mais rápida e eficaz o item buscado até grupos privados de troca para quem quiser realizar as ações apenas dentro do condomínio em que mora ou na empresa onde trabalha. O destaque, entretanto, é a ferramenta que calcula o valor que o usuário economizará ao pegar o item emprestado.

Para começar a usar, basta fazer o cadastro no site, definir a lista de produtos que você pode emprestar e convidar os seus amigos. Além de economizar uma grana e criar novas relações, você vai ajudar o mundo!!!

Alexia Chlamtac
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.