.
Na quesito moda, as marcas veganas
. De acordo com esta "moda ética", as matérias-primas são cuidadosamente escolhidas, priorizando fibras naturais como o tecido de bambu e a mandioca para substituir o plástico.
Como a moda vegana não está em toda esquina (ainda que hoje esteja mais disseminada por aí), listamos
e fazer escolhas descoladas e conscientes! E se você tem dificuldade em começar o veganismo pela alimentação, que tal dar o primeiro passo desta forma?
Como o nome mesmo sugere, a
e disponibilizando produtos que pensam nos impactos dos plásticos nos oceanos do pré ao pós consumo.
Todo mundo que saca um pouco de moda e sustentabilidade
, porque empresas de impacto socioambiental juntas são muito mais fortes :) Somos fãs e amamos!
#3 Zerezes
A marca de óculos carioca utiliza materiais de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial com a preocupação de durabilidade, conceito essencial no que diz respeito ao consumo consciente. Os modelos são super estilosos e feitos com base no reaproveitamento de resíduos das madeiras, utilizando serragem e uma resina de base vegetal.
#4 King55
Idealizada pelo estilista Amauri Calimane, que também cria todas as peças e identidade visual, a marca paulista propõe um lifestyle focado na moda de rua, antenada com o que acontece nas mais importantes cidades do mundo. Já com 16 anos de estrada, a King 55 tem uma pegada criativa e jovem, com peças exclusivas e produzidas manualmente com matérias-primas sustentáveis e ecologicamente responsáveis. E é unissex :)
A Urban Flowers tem vários valores pra além do veganismo e produz sapatos unissex. Também têm bolsas, roupas e camisetas ativistas. Os sapatos são feitos de refugos da indústria e as solas de borracha reciclada de excedente das fábricas de sapato.
E cada vez mais marcas estão prestando atenção na importância codo consumo consciente e da responsabilização no pré e no pós consumo dos seus produtos. Têm muuuuitas marcas incríveis por aí.O importante é estudar as marcas dos produtos que você precisa/deseja pra entender se elas são, de fato, alinhadas com a sustentabilidade ou são oque chamamos de greenwashing. Por aqui, sempre chamamos atenção para marcas veganas que usam tecido sintético, por exemplo, como plástico. A Fe Cortez fez um vídeo super importante sobre couro sintético pra gente falar mais sobre o assunto:
O plástico é vegano dentro do significado do conceito, mas é cruel e prejudicial para todos os animais, porque se fragmenta em micro partículas quando em decomposição e mata milhões de animais marinhos todos os dias.
Se você quer saber mais, da uma olhada na nossa websérie Mares Limpos. Dá um play
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.