Menos 1 Lixo no Yoga na Maré

11/4/2018

Por Nina Marcucci

Você conhece o Yoga na Maré? Larga o cafézinho, termina de ler esse texto e dá um clique pra conhecer! Idealizado pela Ana Olívia, o projeto tem por objetivo levar a prática milenar da yoga pros moradores do Complexo, além de massagem ayuvédica e outros passeios, como pelo centro histórico do Rio ou ocupando espaços da cidade com os alunos através da prática.  

Incomodada com o uso dos copinhos descartáveis durante os lanches das turmas, a Ana entrou em contato com a gente pra pensarmos em um copo personalizado do projeto, que ao mesmo tempo em que reduzisse a geração de lixo da galera, também ajudasse na manutenção do Yoga na Maré. E deu certo! No dia da entrega dos copinhos, fomos até lá pra conhecer o espaço, as pessoas e a Ana, que é uma dessas inspirações pro nosso trajeto na confiança de que ainda dá tempo de mudar o mundo. Foi lindo! Participamos da aula (que privilégio!) e depois fizemos uma roda pra falar sobre os impactos de cada um de nós pro meio ambiente.  

Foi um troca sobre empoderamento, pertencimento e esperança, de que nós podemos transformar o mundo em que vivemos com atitudes simples. Trocamos dicas práticas de como impactar cada vez menos o meio ambiente, quer saber?

  • Recusar todos os copos plásticos e ter sempre um copo reutilizável por perto (no trabalho, vale levar a sua xícara, o seu copo e/ou a sua garrafa de vidro);
  • Recusar todas as sacolas plásticas e ter sempre uma sacola de pano, que pode ser feita até mesmo com uma roupa velha e a Rafa, uma das alunas, apresentou a sua, feita de um uniforme de um emprego antigo. Não é incrível? Ela ressignificou uma roupa que possivelmente iria pro lixo, em bolsa!;
  • Levar sempre os seus talheres na bolsa;
  • Evitar guardanapos de papel e usar os de pano, também falamos pra fazer alguns trapinhos com camisetas antigas, super funciona;
  • Recusar todo e qualquer canudo de plástico!;
  • Investir em sabão de coco pra limpeza da casa, da louça, das roupas... pensamos na economia e no meio ambiente e vale a pena sobre qualquer um dos pontos de vista;
  • Adotar, quando possível, a Segunda sem Carne;
  • Pras meninas, falamos sobre os coletores e foi muito legal, porque tivemos uma troca linda com as meninas do Yoga na Lage, sobre o uso, desconfortos, hábitos... Uma mulher usa, em média, 16 mil absorventes a vida toda e fizemos um cálculo (sem levar em conta a inflação!) de que seriam R$ 10.800 investidos.  Quer ver a economia da opção dos coletores? R$ 200 a vida toda!

Estar no Yoga na Maré foi uma sinergia maravilhosa com o movimento, que acredita que o indivíduo deve se empoderar e se responsabilizar pelo seu impacto no meio em que vivemos. É fundamental termos a consciência de que somos capazes de transformar o futuro (e o presente) com atitudes muito mais simples do que pensamos. Vale dar uma visitada nas redes dos projetos e, especialmente, contribuir com o copinho se você ainda não tiver o seu. Vamos juntxs?    

Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.