TOP 3 motivos de por que comprar o copo do Menos 1 Lixo

TOP 3 motivos de por que comprar o copo do Menos 1 Lixo

Publicado em:
1/3/2020
No items found.

Em 2020, o copo do Menos 1 Lixo comemora 4 anos. Desde o início dessa trajetória, ele já passou por vários processos de revisão e aprimoramento. Tudo com muito (muito mesmo!) amor. O movimento acompanhou essa evolução, quadriplicando a equipe pra atender a multiplicação do nosso propósito através dos copinhos, da nossa educação ambiental e da nossa inovação. 

E é natural que outros copinhos apareçam por aí, pra dar uma força na redução do consumo dos descartáveis e na diminuição do número de que o Brasil consome 720 milhões de copos descartáveis por dia - que é alarmante! E, por isso, precisamos de atenção pro consumo consciente: com verdade, pesquisa e investimento em organizações e produtos que se envolvem na questão socioambiental do planeta pra valer

Como o copo do Menos 1 Lixo! :)

Com muitos e muitos copos similares aparecendo no mercado, queremos te contar por que achamos importante você investir no retrátil e de silicone do movimento. Vem com a gente!


  1. É do Brasil!

    Pro Menos 1 Lixo, é super importante fomentar a economia nacional. Por isso, o copo é produzido 100% no Brasil, viabilizando o acompanhamento da produção bem de pertinho. E isso é fundamental, já que trabalhamos com responsabilidade socioambiental no pré e no pós consumo. A produção local também garante uma relação de trabalho justa e horizontal com os nossos fornecedores, que são parceiríssimos do movimento. A fábrica que produz os copos tem a gestão ambiental baseada na ISO 14000 e certificação ISO9000. Ela também tem certificação BPF e sistema de Gestão de Boas Práticas de Fabricação reconhecido pela Anvisa. Além de licenças ambientais.  

    O tempo de entrega dos copinhos é mais rápido e com menor pegada de carbono.

    E quando falamos em regeneração do planeta, entender quem produz, de onde vem e fomentar a economia local é super importante. No Menos 1 Lixo, você tem transparência e garantia de que o processo tá sendo cuidado: o de produção, de trabalho, de qualidade, de transporte, de distribuição e de impostos. E também é por isso que ele custa mais caro do que os similares do mercado: somos responsáveis.

    Os copos similares - em sua maioria - vêm da China, sem qualquer responsabilidade trabalhista, de qualidade, de fornecedor, distribuição e taxação. Além disso, a emissão de carbono para o produto chegar no Brasil é altíssima e, por isso, ele contribui massivamente para as mudanças climáticas. Os copos do Menos 1 Lixo passam por um rigoroso controle de qualidade e têm garantia. Esses copinhos parecem mais baratos, porque esse custo não tá embutido no preço final. Não sabemos quais as especificações deles, nem como é feito o controle de qualidade, pra garantir que ele seja livre de BPA e ftalato e de silicone de grau alimentício, como o nosso. Pensa nisso :)

    E quando você compra um produto que apresenta tantos desafios… você também é responsável pelo impacto dele. 


  1. O copo tem história

    O copo do movimento foi idealizado pela ativista Fe Cortez, que decidiu mudar os seus hábitos de consumo depois de assistir ao Trashed: Para onde vai o seu Lixo?. Indignada com a montanha de lixo que produzimos, ela decidiu se desafiar a recusar copos descartáveis por 1 ano. O resultado? Deixou de consumir 1618 deles! Sozinha! Ela enfrentou algumas dificuldades na hora de carregar uma caneca ou de pedir um drink na balada com um copo rígido na bolsa, e idealizou um copo sexy, útil, prático e retrátil pra ser um coringa nessa missão de recusar descartáveis. A ideia era que o copo também fosse um agente de transformação e um primeiro passo pra quem não sabe por onde começar, além de um super objeto de desejo. O copo do M1L se transformou no primeiro - e único - item brasileiro e original a solucionar de forma prática a nossa questão com os descartáveis - na rua, em casa ou no trabalho. 

    E o copo é livre de ftalatos e BPA, produzido com silicone de grau alimentício, seguro pra nossa saúde e recebe quente e gelado.

    Os copinhos similares que estão por aí, têm uma história de revolução? 


  1. Investir em um negócio de impacto socioambiental

    Yes! Quando você escolhe o copo do Menos 1 Lixo, você escolhe multiplicar educação ambiental, impacto, inovação e propósito. Tudo isso? Sim! :)

    O copo do movimento viabiliza a estrutura de uma equipe capacitada pra produzir o conteúdo das nossas redes, nossas webséries, nossos ebooks, parcerias, projetos de impacto, atendimento e tantos outros serviços que o Menos 1 Lixo oferece online e offline. Somos um negócio com pessoas que compartilham propósito através de projetos e que acreditam que as organizações - quando cuidam as pessoas em primeiro lugar! - são peça-chave pra construirmos um mundo em regeneração. 

    Em 2018, por exemplo, o Menos 1 Lixo se envolveu - em parceria com o Meu Rio - na aprovação da Lei de proibição dos canudos plásticos descartáveis na cidade do Rio. Contribuímos para a campanha Pare de Chupar e com a mobilização em rede. Em 2019, co-criamos o Noronha Plástico Zero, um projeto de banimento de plásticos descartáveis na Ilha e de educação ambiental de toda a comunidade.

    Produzimos webséries de dicas de como reduzir o plástico na rotina, o Dicas da Fe Cortez, sobre o verdadeiro impacto do plástico pros oceanos, a Mares Limpos, o impacto da moda no meio ambiente, Desafio Armário Cápsula e sobre os nossos hábitos de auto-cuidado durante o verão, nocivos pro meio ambiente, Verão com Menos 1 Lixo. Além de tantos ebooks com dicas, dados, sugestões… tudo online, gratuito e com muito impacto regenerativo.



Os copos similares contribuem de que forma pra regeneração do planeta? Que impacto eles têm na multiplicação de um conhecimento qualificado, com checagem, linguagem e acessibilidade? Quais os projetos de impacto socioambiental são sustentados por eles?

A pergunta que fica é: o que você investe quando compra um copo similar? O dinheiro é a nossa energia e tem um poder de mudança profundo em uma sociedade como a nossa. Você investe no que você quer ver multiplicar, no mundo que você quer construir e no propósito que você quer ancorar. Isso é consumo consciente! Quando não pensamos nisso, estimulamos um sistema que favorece o lucro e a destruição do planeta. Você é co-responsável pelos impactos das empresas das quais você consome. Vamos pensar nisso juntxs?



Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.