Reciclagem: vocês reciclam 100% do que consomem?

Reciclagem: vocês reciclam 100% do que consomem?

Publicado em:
16/3/2021
No items found.

Acreditar na reciclagem como principal alternativa pra nossa gestão de resíduos é uma pegadinha. O Brasil só recicla 1,28% das mais de 11 toneladas de plástico que produz todos os anos. Pelo mundo, nem 10% de todo o plástico que nós produzimos já foi reciclado. Se você sabe como funciona uma vida mais sustentável, sabe que a reciclagem é um dos últimos "R's" e vem depois de recusar, repensar e reutilizar.

Depois do sucesso de ativismo em Mares Limpos e do compartilhamento de quais são os fatos e as fake news das embalagens do pós consumo, o Menos 1 Lixo lança uma websérie todinha dedicada a tirar as nossas dúvidas sobre reciclagem e como podemos praticar a autorresponsabilidade nesse rolê. No primeiro episódio, a Juliette faz várias perguntas sobre a reciclagem do plástico pra musa da regeneração, Fe Cortez. Pega e pipoca e vem saber mais:

O vidro parece bacana: é reutilizável, infinitamente reciclável e não solta química nas bebidas ou alimentos. Mas na prática a realidade é outra, porque a reciclagem desse material é super complexa. Além disso, ainda restam os rótulos, as tampinhas e os tipos diferentes de vidro. A bitributação e o incentivo do poder público, das indústrias e da sociedade civil. A reciclagem é uma pegadinha: é dada como uma excelente solução de pós consumo, mas a verdade é que nós precisamos de informações claras e acessíveis pra cuidarmos das nossas decisões e como elas impactam o planeta. No segundo episódio da websérie Bê a Bá da Reciclagem, a Fe Cortez conversa com a Juliana sobre o panorama da reciclagem do vidro e o que nós podemos fazer pra contribuir com o pós consumo responsável desse material.

O papel é uma escolha frequente de quem busca a sustentabilidade na rotina. Ele é reciclável e reciclado, afinal. Mas como esse processo de reciclagem do papel funciona? Vale a pena consumir papel reciclado? Quantas árvores são derrubadas pra gente consumir um guardanapo? E papel higiênico? Eles tem reciclagem?A reciclagem é uma pegadinha: é dada como uma excelente solução de pós consumo, mas a verdade é que nós precisamos de informações claras e acessíveis pra cuidarmos das nossas decisões e como elas impactam o planeta. No terceiro episódio da websérie Bê a Bá da Reciclagem, a Fe Cortez conversa com a Juliette sobre o panorama da reciclagem do papel e o que nós podemos fazer pra contribuir com o pós consumo responsável desse material.

Nem só de más notícias vivem os brasileiros! O Brasil é campeão do mundo em reciclagem de latinha, sabia? Em 60 dias, uma lata volta pra prateleira lindamente reciclada. Mas por que? O que ela tem de tão especial? E as outras latinhas, como as de comida? Têm essa taxa campeã de reciclagem? No quarto episódio da websérie Bê a Bá da Reciclagem, a Fe Cortez expõe a realidade do alumínio, das latinha e desse case de sucesso no Brasil

Como cuidamos da reciclagem da comida? Restos de comida são recicláveis? Se é da natureza… bom, por que ainda descartamos em sacolinhas plásticas? Em média, 50% do nosso resíduo dentro de casa é orgânico, ou seja, tem 100% de chance de fechar o ciclo da natureza. Não existe desperdício nela, afinal. Como? Através de um processo lindo e poderoso chamado compostagem, a gente cuida do nosso resíduo orgânico e ainda é capaz de cuidar do meio ambiente, da nossa horta e da nossa saúde. A Fe Cortez te explica todo o processo - que é bem mais fácil do que parece - e também convidamos a Ana Santos, coordenadora do Centro de Integração na Serra da Misericórdia pra contar pra gente como a compostagem pode revolucionar a vida das pessoas:

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.