Nessa collab, nos unimos ao projeto ReTornar, que estimula o reaproveitamento de materiais e a geração de renda para as mulheres da Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba, e da Associação Social Comunidade de Amor (ASCA), de Sorocaba, ambas no interior de São Paulo. Elas são apoiadas pela Fundação Toyota do Brasil, uma instituição sem fins lucrativos voltado pra preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
O ReTornar é um dos 10 projetos apoiados pela Fundação no Brasil todo, e estamos super felizes em fazer parte disso. Na prática, essa parceria vai rolar assim: a partir de agora, os copinhos podem vir em embalagens reutilizáveis feitas pelas costureiras da ReTornar com resíduos automotivos que seriam descartados.
Para Fe Cortez, ativista ambiental e idealizadora do Menos1Lixo, a união com o projeto ReTornar está em linha com os ideais da empresa e reforça a ideia de que lixo é um erro de design que pode ser contornado.
“Precisamos que o desenvolvimento de soluções e produtos já contemplem sua reinserção na cadeia produtiva. Para o que já está aí, precisamos de muita criatividade para novos usos no pós-consumo, como é o caso dessa nossa parceria do Menos1Lixo com projeto Retornar e apoio da Fundação Toyota", destaca Cortez.
As conversas iniciais entre o projeto e o Menos1Lixo foram conduzidas por Wagner Andrade, CEO e Head de Inovação da empresa, que se entusiasmou com a
possibilidade de unir forças com pilares tão importantes na sociedade.
"É muito bom ver a integração entre grandes organizações, projetos sociais e negócios de impacto para promover a oferta de produtos e soluções que impactem menos o planeta, e de quebra ainda cumprem um papel de educar as pessoas em seu consumo. Para nós, criar uma solução de embalagem reutilizável para o nosso Copinho retrátil, e ainda promover o desenvolvimento de um grupo produtivo de mulheres e reuso de materiais que iriam pro lixo, é motivo de muito
orgulho", complementa Wagner Andrade , CEO e Head de Inovação do Menos1Lixo.
Luciana Kamimura, coordenadora de Governança Corporativa, Projetos e Parcerias Institucionais na Fundação e responsável pelo Projeto ReTornar, lembra que um dos objetivos da Fundação é permitir a sustentabilidade dos projetos que apoia no longo prazo e a parceria com o Menos1Lixo vai ao encontro disso.
“Para nós, é uma honra estar ao lado de uma empresa que realiza um trabalho tão importante e inspirador como o deles. Além disso, a oportunidade de associar os produtos feitos por nossas costureiras do projeto ao copinho sustentável do Menos1Lixo ajudará a dar ainda mais visibilidade para o trabalho realizado por elas, permitindo que outras empresas busquem apoiar o projeto também”, finaliza Luciana.
São três modelitos pra vestir o copinho com consciência e entrar no visual ecochic: saquinho, necessaire redonda e estojo porta-talher. A ideia é usar essas embalagens não só pra guardar o copinho, mas pra qualquer uso que você quiser, ampliando a vida útil do material reaproveitado. ✨
Se você quiser saber mais sobre essa parceria, não deixe de nos acompanhar lá no Instagram, porque vai rolar uma cobertura do lançamento.
E em breve estará disponível para compra nas nossas plataformas digitais. Fica de olho!
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.