Não existe um planeta 'B', mas existe a Green Week

Não existe um planeta 'B', mas existe a Green Week

Publicado em:
17/11/2021
No items found.

Só existe um planeta habitável, não existe um planeta 'B' - pelo menos é o que sabemos até agora. E se nunca te contaram, nós somos os responsáveis pelo caos climático que já estamos vivenciando e os únicos capazes de parar esse desequilíbrio com o poder da escolha. A partir do momento que conhecemos o ciclo de vida dos produtos que compramos e o impacto ambiental que está integrado neles, notamos o quão é necessário e urgente mudarmos nossos hábitos diários. 

Usamos um processo de produção que consome e desperdiça enormes quantidades de energia, água e polui como se o planeta e os bens naturais fossem infinitos. Mas o que muita gente não sabe é que dependemos desses recursos e de um planeta pra lá de saudável pra sobreviver.  Foi a partir dessa urgência que o movimento do consumo consciente ganhou repercussão no mundo todo.  

O movimento Green Friday – sexta verde - ou Green Week - semana verde -,  propaga um estilo de vida natural, sem crueldade animal, livre de químicos nocivos para saúde, além de incentivar o consumo consciente, através de marcas que tenham compromisso com a sustentabilidade, que valorizam o trabalho manual e prezam por uma produção de menor impacto ambiental.

O que comemos, vestimos, o transporte que usamos, a energia e a água que chega a sua casa gera, em níveis diferentes, um impacto na natureza. Atualmente, a demanda de bens naturais da humanidade supera em mais de 50% o que o planeta é capaz de regenerar. Pra ficar mais claro, já entramos no cheque especial da Terra. Então, se daqui a alguns anos a gente não mudar essa lógica, vamos precisar de 3 planetas pra resolver essa equação. 

Afinal de contas, quanto mais consumimos, mais gás carbônico é liberado na atmosfera e se continuarmos com esse consumo desenfreado, mais catástrofes podem acontecer. 

O movimento nasceu em 2013, em oposição à Black Friday, uma tradição americana que expandiu para vários países e estimula o consumo oferecendo descontos atrativos em vários produtos de lojas participantes, que gera uma produção e desperdício desenfreados em larga escala, contribuindo para o aumento de emissões de gases do efeito estufa, extração, produção e descarte.

Pensando nisso tudo, a Menos 1 Lixo fez uma lista de pequenas mudanças regenerativas pra você começar agora mesmo. Vem com a gente?

  1. Pense antes de comprar: será que você realmente precisa disso? Você já não tem algo que exerce a mesma função em casa? Por que você tem que comprar isso?
  2. Se for comprar, compre de empresas mais conscientes: opte por empresas que não realizam testes em animais, que possuem certificado de uso adequado dos recursos naturais ou que reciclem.
  3. Não compre por impulso: não é porque um item tá muito barato que você precisa comprar, né?
  4. Doe: você tem roupas que não usa mais? Objetos que estão parados aí na sua casa há anos? Livros que não está lendo mais? Doe! 
  5. Ajude seus amigos a mudar também! Conte para os seus amigos e conhecidos como pode ser simples e leve diminuir seu impacto sobre o meio ambiente. 

Mas não para por aqui, tá? Pequenos grandes hábitos sustentáveis no dia a dia são pra lá de importantes, principalmente no primeiro ano da Década da Restauração, por isso tem muuuito mais dicas nesse ebook, que vão te auxiliar no rolê do consumo consciente.


Laís Araújo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.