Long neck ou lata?

Long neck ou lata?

Publicado em:
9/6/2021
No items found.

O pré-consumo também faz parte dessa autorresponsabilidade. Aquela cervejinha do fim de semana, por exemplo, pode ser muito mais consciente. Se você ainda opta pela long neck, a gente te convida a repensar esse consumo, já que a taxa de reciclagem dela é muito pequena e a pegada ecológica é muuuuito maior do que a da latinha.

Ainda existe um grande mito sobre a garrafinha de vidro: “é mais gostoso!”, “é reutilizável, então escolho porque é mais sustentável”, “é mais prático”. É fake news, tá? A long neck é a embalagem que mais tem impacto quando pensamos no seu ciclo de vida, quando comparada com a lata, que é a mais eficiente. 

Um primeiro passo pra entender o motivo é o peso.

Se você pensar em quanto pesa uma lata vazia e uma garrafa long neck já entende um pouco do rolê. Quando a gente pensa no cálculo de ciclo de vida, consideramos desde a produção,

o transporte e até o pós consumo. As long necks, assim como as garrafas de vidro de um modo geral, consomem bastante energia durante a produção e, por serem pesadas, gastam muito combustível no transporte. Além disso, não se encaixam bem entre elas, o que diminui a quantidade transportada. Agora, vem com a gente no mantra: long neck é pouco reciclada, não é reutilizada ou reusada. Dizem que se você repetir três vezes a sua consciência se expande imediatamente : )

Mas falando (mais) sério agora. A gente tem uma mini série super completa com o impacto das principais embalagens que consumimos, a Fato ou Fake das Embalagens, mas vamos te dar uma colinha por aqui sobre as long necks: na composição, algumas delas podem ter até 50% de cacos de vidro reaproveitados.

A lata de alumínio é a melhor escolha, sempre. Aqui no Brasil, reciclamos mais de 97% delas, que voltam pras prateleiras dos supermercados em 60 dias. Cada latinha tem 80% de alumínio reciclado na sua composição e, por conta disso, 75% do alumínio extraído até hoje ainda tá em uso, reduzindo bastante o impacto dessa embalagem. Além disso, ela pode ser reciclada infinitamente. Na comparação com as principais embalagens de bebida, ela é a que tem a menor emissão de gases de efeito estufa. 

E, só pra você ter uma noção da diferença de impacto..

Todas as latinhas são escolhas inteligentes, mas a que carrega a faixa de mais eficiente de todas é a de 710 ml. Em relação a ela, a long neck tem uma pegada de carbono 9x maior. Também consome 4x mais água e tem um impacto no solo 14x maior. Se ainda assim você não tá convencido, repete o nosso mantra: Long neck é pouco reciclada, não é reutilizada ou reusada, que tudo vai ficar bem. 

Quer saber mais sobre as boas notícias quando falamos no alumínio? Espira o quarto episódio da nossa websérie Bê a Bá da Reciclagem, que tem tudo por lá:



Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.