Educação ambiental começa na infância

Educação ambiental começa na infância

Publicado em:
13/10/2021
No items found.

O aumento da população global, as crises climáticas cada vez mais frequentes e devastadoras, a eco ansiedade interferindo na rotina de pais e jovens, tudo isso soma motivos do porque a conscientização ambiental é fundamental pra manutenção da vida e futuras gerações. E quem melhor do que as crianças pra despertar a sementinha de esperança na humanidade que todos buscamos?


A educação ambiental, seja nas escolas, creches ou em casa, deve ser vista como um espaço educativo e colaborativo. Tudo isso, claro, construído a partir do universo lúdico que a infância proporciona. A  Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), criada em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso, é vista como uma das principais formas de atingir tal consciência, pois indivíduo e coletividade desenvolvem valores sociais e competências voltadas à conservação do meio ambiente, essenciais à qualidade de vida e sustentabilidade (PNEA, 1999). 


Quando somos crianças, a imaginação é o motor pra transformar uma brincadeira simples numa aventura interespacial. E, se sua memória for boa, vai lembrar que os brinquedos mais simples eram sempre os favoritos, ou pelo menos os que chamavam a sua atenção de forma especial. Quem nunca passou horas montando uma casinha de boneca com objetos aleatórios pra brincar apenas 5 minutos? Ou criou um telefone sem fio com apenas dois ítens: latinhas e corda? O processo de construção das coisas acaba sendo fundamental pra despertar o interesse nos pequenos, seja na forma de contar a história, na proposta da brincadeira ou na introdução ao assunto. 


E como por aqui somos experts em  reaproveitamento, nossa dica é: vale tudo.  Falar sobre educação ambiental pros pequenos pode - e deve - começar em casa, com brincadeiras simples. Use as latinhas que sobraram do almoço de domingo, restos de tecidos, potes antigos, rolos de papel higiênico. Assim, o consumo consciente ganha uma nova perspectiva, as embalagens assumem outro olhar na imaginação da criança. E a sementinha tá plantada. Claro, conforme a criança for crescendo, novos assuntos devem ser introduzidos, mas a memória afetiva da infância permanece. 


Pra dar aquele help inicial, reunimos algumas dicas tudo a ver com o nosso lugar de fala: a latinha. Mas você pode usar a criatividade e explorar outros universos. Dá só um confere: 

1- Pirâmide de latinhas: é muito fácil! Só montar as latinhas em forma de pirâmide e usar uma bola pequena e leve pra acertar em cheio. Quem conseguir derrubar mais, vence!

2- Telefone sem fio: duas latinhas conectadas por um barbante. Você pode colocar o barbante do tamanho que quiser.

3- Futebol de latinhas amassadas: esse todo mundo conhece. Amassa bem as latinhas e, no lugar da bola, use as latinhas pra fazer gol.

4- Coreô pra fazer nas festinhas: "Pegue uma latinha e bate uma na outra!" Quem não lembra desse clássico cringe da Banda Beijo - Bate lata?

5- Fantasia de latinha: junte várias latinhas, fure a base delas pra que seja  possível passar um fio e formar várias sequências. Elas podem se transformar numa saia de havaianas ou até mesmo na armadura do "Homem de Lata". 

E se você quiser ver mais conteúdos de prática sustentáveis dá uma passadinha no @menos1lixo ou no @vadelata. Lá você encontra inspiração de sobra pra ganhar a atenção dos pequenos (nem que seja por pouco tempo). Depois nos conta como foi essa experiência. 


Camila Benvegnú
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.