Dia Mundial da Água: a distribuição desse recurso pelo mundo

Dia Mundial da Água: a distribuição desse recurso pelo mundo

Publicado em:
21/3/2016
No items found.

Hoje é (ou deveria ser) um dia marcante para todos os seres vivos - animais, plantas e nós, humanos. A  data que foi instituída pela Organização da Nações Unidas (ONU), durante a Conferência Rio-92, celebra mundialmente a importância de um recurso tão precioso e desperta a consciência sobre como estamos utilizando esse bem natural cedido a nós. Eis então o Dia Mundial da Água, e para contribuir com a reflexão de cada um, programamos a semana Especial Água. Começamos ontem falando sobre Água Virtual, e agora, dando continuidade, falaremos sobre a distribuição da água no mundo. Talvez assim, você entenda de vez a importância de tal recurso. Para introduzir o assunto, alguns dados apontados pela WWF-Brasilapesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce. Dessa pequena porcentagem, pouco mais de 2% estão nas geleiras (em estado sólido) e, portanto, menos de 1% está disponível para consumo.

‍(foto: WWF-Brasil)

Por aí a gente já pode quebrar a visão de abundância, principalmente pelo infeliz fato de que cada vez mais esses lagos e rios são destruídos por ações diárias de uma sociedade extremamente consumista e também por outros motivos conforme a pesquisa da organização ambientalista SOS Mata Atlântica, divulgada hoje e que comprova que pouco se tem feito para preservar os rios, córregos e lagos do país. Além do desperdício que ocorre em consequência de escolhas como as que citamos ontem ao falar de água virtual.

Outro dado importante, da quantidade de água doce disponível para consumo, apenas 11% é utilizada nas residencias; 19% é consumida pela indústria e 70%  é tomada pela agricultura. Abaixo um vídeo da Water Footprint Network que explica de forma muito bem ilustrada toda essa distribuição (apesar de estar em inglês).

 

Se você ficou surpreso, era essa a ideia! Mais que nunca aproveitar a data para despertar a necessidade de um novo comportamento,  além de informar e conscientizar, claro. A nossa programação segue amanhã e nós vamos brincar um pouco mais com a imaginação de cada um que chegou até o fim desse texto. Dá pra imaginar um mundo sem água? Acompanhe-nos! ;)

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.