Água Virtual: a água que você não vê, mas precisa enxergar

Água Virtual: a água que você não vê, mas precisa enxergar

Publicado em:
20/3/2016
No items found.

Chega o mês de março e junto com ele vem a Hora do Planeta, o Dia Mundial da Vida Selvagem, da Floresta e da Água. Pois é, amanhã, 22/03, é comemorado mundialmente o dia de um dos recursos mais importantes que nós temos. Assim como no ano passado, teremos uma programação especial para tratar os assuntos relacionados ao tema. \o/ Pra começar bem a semana, falaremos hoje sobre água virtual, que é um termo técnico já difundido em países preocupados com o estímulo do consumo consciente, e o conceito é simples: trata-se da quantidade de água envolvida em um determinado produto, desde sua produção até o seu descarte. Quando falamos sobre a necessidade de utilizar tal recurso de forma consciente, o que normalmente as pessoas pensam é: eu economizo no banho, não demoro muito e desligo o chuveiro pra me ensaboar; não deixo a torneira ligada à toa enquanto escovo os dentes; a descarga não tá vazando; não lavo a calçada com mangueira, nem o carro; etc. Contudo, é importante entender que isso é o básico para os dias atuais e deveria ter sido desde sempre. Hoje, precisamos nos conscientizar que a maior parte da água consumida por cada um de nós, simplesmente não é percebida (não está aparente) nos produtos utilizados diariamente. Tá confuso? Dá uma olhada aqui embaixo no infográfico da Opersan e presta bastante atenção nos dados. Sugestão: em cada um deles.

  Agora que você entendeu do que se trata água virtual, é bom saber que, segundo o site pegadahidrica.org, a pegada hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas. Sendo assim, normalmente o brasileiro consome em apenas um dia, bens e serviços que totalizam 5,559 mil litros de água. E você aí achando que bastava não lavar a louça com a torneira aberta. ;) Por todos esses dados, essa semana os nossos copinhos terão frete grátis. \o/ Essa foi a melhor forma de comemorarmos o dia Mundial da Água fazendo algo realmente útil para todos. Você contribui com o nosso movimento, colabora com um mundo melhor, e o frete fica por nossa conta! :) Já que você é um expert  em pegada hídrica, vai querer saber um pouco mais e comparar a pegada do nosso copinho com a dos copos descartáveis, né? Tudo bem, a gente conta e depois você compra o seu aqui.

Como tudo que é bom pode ficar melhor: o copo novo é maior, feito de silicone que é um material com baixa aderência aos líquidos, fácil de lavar com pouca água, e com várias opções de cores lindas. Além disso, é 100% brasileiro, com design e produção nacionais, permitindo que tenhamos um controle completo sobre o processo produtivo, responsabilidade ambiental e social, e a qualidade do produto. Ah, e produzindo no Brasil, diminuímos a pegada de carbono (lembra?)

do nosso copo, pois as distâncias para transporte serão ainda menores, usando menos combustíveis fósseis e emitindo menos gases de efeito estufa. Mas, como o novo copo ainda está na parte final de sua produção, enquanto isso, reduza sua pegada hídrica e também a quantidade de plástico nos mares e nos lixões com o nosso copinho tradicional. Depois, você pode trocar com algum amigo, ou até mesmo doar para quem não tem um e gostaria de iniciar os dias com Menos 1 lixo. Se ainda restam dúvidas da força de um único indivíduo e da importância das suas escolhas diárias, a Fe Cortez pode te fazer repensar sobre a água que você não vê, mas precisa enxergar. 

 

Calcule sua pegada hídrica aqui (site em inglês).

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.