Há mais ou menos vinte anos, o “Dia da Sobrecarga da Terra” acontecia em outubro. Em 1975, novembro. Em 2015, 13 de Agosto. 2016, hoje (08/08)! Segundo a Global Footprint Network (GFN) - organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no Planeta - sem mudanças nos hábitos de consumo, até 2030 consumiremos o equivalente a dois planetas. Daí o Overshoot Day (como a data é conhecida internacionalmente), ocorrerá em junho. Na prática, funciona assim: a Terra provém recursos naturais para vivermos durante 1 ano inteiro. Nós, com todos os hábitos, retribuímos isso consumindo de forma excessiva, sem repensar o hoje e muito menos pensar no amanhã.
Muitas vezes ao falarmos sobre a necessidade de repensar os hábitos de consumo, as pessoas lembram do que elas compram: roupas, eletrodomésticos, e por aí vai. Quando na verdade, deveriam incluir os serviços escolhidos diariamente e toda a cadeia que envolve o produto final. Ao optar por chegar no trabalho de carro, o indivíduo deveria compreender as matérias primas para a produção dos inúmeros automóveis, o impacto do uso excessivo de combustível e as consequências da individualidade quando se trata de mobilidade urbana. Quando ressaltamos a importância do consumo consciente, envolvemos muitos fatores! Comida, bebida, roupa, energia, água, moradia, viver com menos, empreender, rever conceitos, reinventar, recriar e tudo isso do momento que você acorda ao que vai dormir. Novas escolhas, novas formas de consumir e conviver.
"Sozinha, a pegada de carbono da humanidade mais do que duplicou entre 1961 e 1973, quando o mundo entrou em Overshoot ecológico. Continua a ser o componente de maior crescimento do fosso crescente entre a Pegada Ecológica e a biocapacidade do planeta”, afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. Vale saber um pouco mais sobre a sua pegada de carbono, relembrar o acordo da COP 21 e se perguntar: queremos um novo dia de sobrecarga para a Terra? Precisamos de tantos excessos? Começa hoje a construção de novas chances para nós e para o planeta.
#Menos1Lixo. #MenosÉMais.
Fonte: WWF Brasil
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.