Combatendo a BioInvasão no Brasil

Combatendo a BioInvasão no Brasil

Publicado em:
29/5/2019
No items found.

O Menos 1 Lixo foi convidado pelas meninas do Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio) ao evento de lançamento da Plataforma Brasileira de Bioinvasão, um site que age como uma plataforma digital onde podem ser registradas espécies exóticas invasoras no Brasil, no dia 03 de abril. A Plataforma é fruto da parceria do BrBio com o Laboratório de Ecologia Marinha Bêntica da UERJ.


Se você ainda não tá por dentro da parceria linda que o movimento fechou com o Instituto, clica aqui pra ler a matéria contando um pouco mais dos projetos incríveis (e com liderança feminina) do BrBio.


Mas afinal, o que são espécies invasoras e por que precisamos de uma plataforma digital só pra isso?


Uma bioinvasão é a chegada, estabelecimento e expansão de uma espécie em um lugar novo através de atividade humana, sendo ela intencional ou não. Essas espécies estão longe do seu território natural, podendo causar impactos negativos ao ecossistema.


“O objetivo da plataforma é levar ao público informações que estavam em posse de pesquisadores de um laboratório específico, e com isso ajudar no combate do Coral-Sol e da bioinvasão em todo o Brasil, envolvendo a sociedade civil pra que ela também contribua no processo.”

- Lígia Bassoul, Diretora de Comunicação do BrBio


Com essa plataforma o Instituto pretende disseminar a temática da bioinvasão pra toda sociedade, fornecendo subsídios para o combate desses bioinvasores de forma gratuita.


Até o momento do evento, a plataforma já contava com mais de 1600 registros, dos quais ¼ tinham sido gerados pelas ações de monitoramento do Projeto Coral-Sol.


Como funciona a plataforma?


No Bioinvasão Brasil você pode fazer diversos tipos de buscas, incluindo consultar e visualizar as espécies, o tipo de organismo, seu status (situação), o ano que chegou no Brasil e a fonte da informação.


“A bioinvasão é um processo dinâmico, então precisávamos de uma ferramentas que respondesse rápido a essas mudanças constantes.”

- Joel, professor da UERJ e conselheiro do BrBio.

O que é o Coral-Sol?


Ele foi encontrado pela primeira vez no Brasil no final dos anos 1980 e veio incrustado em plataformas de petróleo. No local de origem, o Coral-Sol é uma espécie maravilhosa, mas aqui ele atua como uma espécie bio-invasora, afetando todo o ecossistema ao seu redor.


O Projeto Coral-Sol surge pra monitor esta espécie invasora, fazendo o manejo e recuperação ambiental da região e pesquisas sobre o tema.


“Produzimos muito conhecimento, mas queríamos ir além e reunir tudo isso em um portal aberto com atualização constante, e assim surge a ideia da Plataforma, que já era uma vontade antiga do Projeto Coral-Sol.”

- Fernanda Casares, coordenadora do Projeto Coral-Sol e Pesquisadora do BrBio.


O Instituto viabilizou uma exposição de fotos pra conscientizar as pessoas da existência e problemas do coral, a Exposição Beleza Fatal, cujas fotos compuseram o evento de lançamento da Plataforma de Bioinvasão.


Exposição Beleza Fatal | Fotografia: Edson Faria Jr.


E aí, comenta aqui embaixo o que você achou do assunto? Essa parceria significa muito pra gente aqui no Menos 1 Lixo, pois é uma oportunidade única de aproximar vocês de informações que hoje só são acessadas por um grupo muito específico de profissionais.


Nosso muito obrigada às meninas do Instituto, Lígia e Simone, pelo convite e pela oportunidade de nos envolver com uma temática tão importante, mas pouco comentada no país. O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e se encontra ameaçada. Por isso é super importante unir todo o conhecimento científico e pesquisas providenciadas pelo BrBio a uma linguagem acessível e de fácil compreensão. Vamos nos mobilizar?


“A gente sabe que tem muitas pesquisas feitas mas que estão dispersas, precisamos de uma maneira de enxergar tudo isso. A plataforma surge como uma ferramenta que possibilita a gente enxergar melhor e fazer tomadas de decisões mais adequadas.”

- Simone Pszczol, Diretora Executiva do BrBio.


Conheça a plataforma e o trabalho incrível do Instituto Brasileiro de Biodiversidade.


Giovanna Moraes
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.