As PANCs parecem um monstro pra você?

As PANCs parecem um monstro pra você?

Publicado em:
22/1/2020
No items found.

Você já ouviu falar nas PANCs? Elas são as Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, as plantinhas que podemos comer, mas por algum motivo doido nós não consumimos. Existem alguns medos urbanos a respeito delas, como o fato de que algumas podem ser tóxicas.

Elas podem, tá? Mas nada que um pouco de informação não resolva essa questão. A ideia da alimentação que valoriza também as PANCs é o resgate de um conhecimento antigo (e milenar) de plantas que abandonamos na nossa alimentação.

E o mais interessante é que plantas que são PANCs na Amazônia, não necessariamente são as mesmas do Rio, porque temos uma infinidade de hábitos pelo Brasil, garantindo uma quantidade incrível de PANCs e não PANCs.

As PANCs são ótimas pra manutenção do ecossistema, porque aproveitam áreas antes improdutivas pela degradação da agricultura. Elas são muitas e oferecem opções para todas as épocas do ano. Elas também são importantes pra detectar o equilíbrio (ou não) do solo e algumas têm funções bem específicas na natureza, como mostra a tabelinha, do Guia Prático das PANCs, feito pelo Instituto Kairós.

Esse material, inclusive, é extremamente rico quando falamos nas PANCs, porque desmistifica alguns mitos estabelecidos sobre elas, como se são ou não amargas. E dá muitas e muitas dicas de como consumi-las, se in natura, se no suco ou na salada. Dá pra cozinhar ou refogar? Confia: dá pra ter uma experiência bem diferente com as PANCs. Bora começar?

E se quiser começar só observando, sem necessariamente cair de boca na primeira plantinha que você vir pela frente, a gente recomenda fortemente que você siga o perfil do Organicidade :)

Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.