Plástico X Alumínio no Mar

Plástico X Alumínio no Mar

Publicado em:
15/9/2021
No items found.

De alguns anos pra cá, tá evidente que o meio ambiente sofre cada vez mais com a poluição. Desde então, é difícil encontrar lugares naturais que não tenham rastro de resíduos humanos. Quase todos os biomas no Brasil estão sob algum tipo de alerta, resultados de ações causadas por todos nós. E, infelizmente, ainda precisamos melhorar muito para que nossos resíduos não tomem a destinação errada e venham parar nos lagos, rios e oceano. 

Talvez seja difícil entender que a dimensão do que descartamos pode impactar biomas, há tempo que cientistas alertam sobre espécies marítimas que estão desaparecendo ou têm sido afetadas com a poluição. E um dos agentes que mais causa preocupação no momento é ele, o plástico nosso de cada dia.

Principal personagem das ilhas de plástico, algumas  já alcançam tamanhos tão exorbitantes que podemos comparar ao de estados ou países. Só no Oceano Pacífico, existe uma ilha com 16 vezes a dimensão de Portugal feita de resíduo plástico. A vida marinha está em risco enquanto nós seguimos alimentando esse oceano de plástico? 

O fato é que o plástico é um dos materiais mais baratos do mercado. Inclusive, alguns setores acreditam que é mais prático produzir constantemente do que reciclar. E o problema está exatamente aí. Quanto mais fabricamos, maior é o número de resíduos e maiores são as chances dele acabar indo parar onde? No mar! Além de ser um grande problema, o plástico tem como característica se transformar em micro partículas, ou seja, vai se esfarelando. Já pensou na quantidade de problemas que esse feito gera?

Mas por que tanto plástico acaba indo pro mar? 


Bem, diferente da latinha de alumínio, o plástico na maioria das vezes não completa seu ciclo e, portanto, acaba não sendo reciclado. Ele é responsável por 80% da poluição marítima, enquanto a latinha chega à taxa de 97,4% de reciclagem. Logo, podemos dizer que, neste caso, a reciclagem é fundamental pra que não haja ainda mais poluição nos nossos mares.

É importante ressaltar que a reciclagem continua não sendo a única resposta pra questão do lixo no mundo, mas ela faz parte do processo e facilita a circularidade. Dito isso, se faz ainda mais necessário a atenção no que consumimos, assim como, no descarte. O fato da latinha de alumínio estar em menor quantidade nos oceanos, não nos coloca em lugar de conforto, pelo contrário, nos diz o quanto podemos fazer mais. 

Repensar nossos hábitos requer esforços, mas não é impossível. Se olharmos com um pouco mais de cautela, conseguimos fazer escolhas melhores, que considerem em avaliar não só o material, mas também a necessidade dele. Use o poder das escolhas, leve pra casa um produto que pode ser reutilizado de diversas formas e inúmeras vezes.

Áury Flor
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.