Tudo o que você precisa saber sobre o copo do Menos 1 Lixo!

Publicado em:
26/11/2017
No items found.

Você pediu e nós ouvimos, tem textão explicando TUDO o que você precisa saber antes de adquirir seu copo Menos 1 Lixo! I

Se mesmo depois de ler essa matéria com as perguntas frequentes, você ainda tiver alguma dúvida, escreve pra gente no oi@menos1lixo.com.br. Priorizamos o relacionamento com a comunidade e não medimos esforços pra que isso se dê da melhor maneira possível, com respeito e sempre, muuuuito amor!

No vídeo abaixo, a Fe Cortez explica sobre o início do movimento e porque decidiu criar um copo para salvar o planeta, 1 copinho por vez. 

 

O copo foi idealizado a partir da conta do impacto positivo que gera, que acaba sendo inclusive muito maior do que apenas a redução na geração de lixo.

O copo do movimento é um agente de transformação de comportamento, porque quando as pessoas usam o copo, elas passam a reparar em outros lixos, e assim reduzem ainda mais a quantidade de resíduos em outros aspectos da vida delas, passando a ter uma consciência maior quanto ao seu papel na preservação da natureza e de autorresponsabilidade. Acreditamos que, em qualquer segmento, o principal caminho rumo a uma vida mais sustentável é a redução do consumo. Nosso objetivo é ser um facilitador nessa diminuição da produção de lixo. Vamos entender tudo? 

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes a respeito do Copo do Menos 1 Lixo, dá um play! :) 

Se depois deste vídeo você ainda tiver dúvidas, dá uma lida nesse texto.

O IMPACTO AMBIENTAL DO COPO

O principal objetivo do copo é, claro, ser ferramenta nesse processo de redução de lixo e de consumo e de desenvolvimento de uma consciência linda de que somos parte dos problemas e das soluções. O copo foi idealizado pela Fe Cortez e pensado pra que você possa carregar pra todos os lugares e assim economizar o maior número de copos plásticos (ou outras embalagens, já que o copo pode ser utilizado de várias formas). Por isso ele precisava ser dobrável e não te deixar na mão. Fica bem pequenininho, fácil de carregar e prático de usar.


Estimamos que, usando o copo 5x por dia, pra beber água ou aquele cafezinho no trabalho, você irá economizar pelo menos 25 copos plásticos por semana (se contarmos apenas os dias úteis). Mas se você for um total adepto do copo e levá-lo também para aquela cervejinha dos finais de semana, você poderá fazer uma redução no seu consumo de cerca de 1.825 copos descartáveis por ano! Já pensou no impacto positivo que só você estará gerando para o planeta? Ainda assim, se você usar seu copo apenas 1 vez ao dia, vai economizar 365 copos ao final de 1 ano. Já valeu a pena, né?

Em 2018, se essa média for mantida, só copo do Menos 1 Lixo permitiu a economia de 182 milhões de copos descartáveis.

AS ESCOLHAS DAS MATÉRIAS PRIMAS

Como falamos, a característica principal do nosso copo é sua versatilidade e pra isso ele precisava ser dobrável. Porque existem sim outras alternativas ao copo, como as garrafas squeezes ou de alumínio, as canecas e os eco copos de plástico durável, mas te restringem o uso, porque não são práticos para te acompanharem no dia a dia. Pensa bem, você leva seu squeeze pra uma festa? Dificilmente, mas o copo do Menos 1 lixo você pode levar pra qualquer lugar. Ebeber o que quiser

Por isso, o material mais adequado para o corpo do copo é o silicone. O copo tem apenas dois materiais, o silicone da base e o polipropileno do aro e da tampa. Escolhemos os dois materiais separadamente para que o descarte pudesse ser também mais sustentável (se você reparar, os potinhos de silicone pra comida que são vendidos por aí têm uma parte rígida em cima onde a tampa é presa, e isso dificulta muitoooo a reciclagem, porque há uma injeção de plástico no silicone, e pra separar é praticamente inviável economicamente).

Por que SILICONE?

Porque ele é dobrável, super resistente, com alta durabilidade, atóxico, tem a menor aderência possível a alimentos e bebidas, o que significa que é fácil de lavar e usa menos água nesse processo. Além disso tudo, nosso silicone tem grau alimentício e grau médico (o mesmo usado para implantes), ou seja, não faz mal nenhum à nossa saúde*.

Por que POLIPROPILENO (PP)?

Porque ele é rígido, durável e dá maior estabilidade e segurança ao copo. Além disso, o PP é reciclável e reciclado no Brasil (vamos explicar melhor sobre estas duas palavrinhas um pouquinho abaixo no texto, vale ler até o fim!).

O QUE GASTA MENOS ÁGUA: LAVAR O COPO DO MENOS 1 LIXO OU USAR UM DESCARTÁVEL?

Se você tem esta dúvida, precisamos voltar uns passos atrás e analisar a quantidade de água usada para produção dos dois copos.

No processo de fabricação do copo do M1L, o corpo de silicone não utiliza água (ponto pra gente!). Usamos a prensagem mecânica, onde a matéria prima é injetada por pressão e ganha forma num processo chamado vulcanização que não utiliza água.

A tampa de PP é feita através de injeção, que utiliza água apenas na máquina, no circuito fechado onde a perda acontece apenas na evaporação, que é tão baixa que nem temos como contabilizar

Já na produção de 1 copo descartável, são utilizados entre 500ml e 3 litros de água. E ele vira lixo em poucos minutos, né? Para lavar seu copo M1L, você vai usar de 100ml a 400ml de água.

E SE O COPO DO MENOS 1 LIXO FOSSE DE OUTRO MATERIAL RECICLADO NO BRASIL?

O primeiro copo do movimento, era de aço inox, considerado o material mais reciclável do mundo e retrátil. No entanto, ele só tinha capacidade para 100ml, era fabricado na China sem que o movimento tivesse garantias da responsabilidade sócio ambiental da produção, emitia muitos gases de efeito estufa no trajeto China - Brasil, e não era muito estável, fechando às vezes de modo repentino e fazendo com que a bebida derramasse, o que podia ter consequências sérias se a bebida fosse quente.

Pela nossa experiência com esse copo, o mais importante era que o copo do Menos 1 Lixo  fosse dobrável e feito de um corpo único (tirando tampa e anel), nesse caso não tem material substituto que seja de grau alimentício, com alta durabilidade, atóxico,  maleável e reciclado por aqui. E como falamos acima, o mais importante é que o nosso copo esteja sempre com você, porque é essa versatilidade que faz com que o impacto ambiental dele seja infinitamente menor do que a reciclagem de qualquer descartável (isso quando é de fato reciclado, mas falaremos mais dessa relação reciclável versus reciclado abaixo ;)).

Como o objetivo do Menos 1 Lixo é gerar consciência, o copo tinha que ser retrátil e prático, portanto, o silicone era a única opção viável para este fim. E continuamos achando que é o melhor material possível!

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL 

Trabalhamos com a maior fábrica no Brasil que produz produtos feitos de silicone e ela possui um sistema de Gestão Ambiental baseado na  ISO14000 e certificação da ISO9000 (para o Sistema da Qualidade dos produtos).  A fábrica tem a certificação de BPF e sistema de Gestão de Boas Práticas de Fabricação reconhecido e certificado pela ANVISA. Possui também licenças ambientais pela CETESB, órgão responsável por fiscalizar todos os resíduos gerados, além de licenças da Vigilância Sanitária*.

MAS QUAIS SÃO MESMO AS MATÉRIAS-PRIMAS DO COPO? VAMOS DETALHAR AINDA MAIS?

Como já falamos acima, o copo é feito de duas matérias primas: uma na base e outra no anel e na tampa. A da base é 100% silicone de grau alimentício. Isso significa que é 100% atóxico e biocompatível, não promovendo alergias, irritações ou qualquer outra reação ao contato com o produto. O silicone que usamos para produção do copo é inerte ao meio ambiente e não libera nenhuma substância nociva às pessoas e aos animais, entrando em contato com o solo, com a água e com o ar. Pro copo ficar colorido, usamos pigmentos (não é tinta!), livres de metais pesados e de substâncias tóxicas. A tampa é feita de Polipropileno (PP), que é um tipo de plástico reciclável e reciclado por algumas empresas brasileiras. Tanto a tampa, como o aro e o corpo do copo são livres de BPA, FTALATOS e metais pesados*.

PIGMENTOS


Os pigmentos usados para que nossos copos sejam lindos e modernos não possuem metais pesados, não possuem ftalatos e são destinados a uso de grau alimentício*.

O COPO FICA COM CHEIRO?



O silicone foi escolhido por conta da baixíssima aderência a gostos e cheiros, mas eventualmente pode ficar um cheirinho dependendo da bebida e do tempo que o copo ficou com ela sem lavar (por exemplo quando vamos a uma festa e bebemos cerveja e só lavamos no dia seguinte). Para resolver, é só ferver o corpo de silicone com bicarbonato de sódio. Se for uma bebida muito forte, como café e cerveja, pode repetir o processo. Sai tudinho! :) 

Depois de ferver, vale esperar ele secar bem e esfriar até fechar de novo, tá?

O COPO AGUENTA ALTAS E BAIXAS TEMPERATURAS?


Sim! Você pode colocar tanto bebidas quentes quanto geladas (o nosso copo resiste à fervura de até 120º).

ENVIO DO COPO POR E-COMMERCE

O Menos 1 Lixo é uma plataforma de conscientização e educação ambiental. Não somos uma fábrica, nem uma loja, nem e-commerce. Por isso temos parceiros na produção e na venda dos nossos copos, e trabalhamos com eles para que o envio seja o menos impactante possível. Porém, por sermos ainda um movimento pequeno, não temos como estabelecer regras acerca do envio. Temos uma cartilha com orientações, mas não é uma obrigatoriedade, e seguimos trabalhando para melhorar as embalagens que circulam pelo correio com nossos parceiros. Se tiver sugestões, escreve pra gente!

O COPO DO M1L É RECICLÁVEL?


Sim! Toda a matéria prima usada no copo, tanto o silicone quanto o polipropileno são RECICLÁVEIS.
Mas o silicone ainda não é reciclado no Brasil.

Na concepção do design e usabilidade do produto, era mais importante que ele fosse dobrável e retrátil do que reciclado no Brasil, já que criamos um copo para que ele fosse o mais resistente possível e com alta durabilidade! Nos baseamos no conceito e nas regras de ouro da construção do projeto Lixo Zero.


Fonte: Folha de São Paulo

Não podemos esquecer que a reciclagem também envolve o consumo de água, energia elétrica e emissão de CO2, além de desvalorizar a matéria prima. Por isso, ela é a última etapa numa produção sustentável e, como você pode ver nos dados acima, ainda precisa evoluir muito no Brasil.

Hoje, o silicone é um material que, apesar de RECICLÁVEL, ainda não é RECICLADO no Brasil, embora seja em outros países.

Já o PP é reciclável e reciclado por aqui. Por isso fizemos o anel e a tampa separados do corpo para facilitar o descarte.

Mas mesmo o seu copo não sendo reciclado no Brasil hoje, o impacto ambiental que ele gera é muito mais positivo e infinitamente menor do que você usar descartáveis!

RECICLAGEM, DOWNCYCLING E UPCYCLING

Reciclagem é o processo pelo qual a matéria prima volta a ser uma matéria prima, de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade, mas tem um downcycling, que faz com o produto valha menos do que valia antes da reciclagem. Ou seja, a integridade do material é um tanto comprometida no processo de recuperação na maioria dos casos, e principalmente no que diz respeito a vários tipos de plásticos. Já o Upcycling é quando você faz um novo produto sem quebra molecular para que ele se transforme em uma matéria prima, dando uma nova usabilidade ao produto e valorizando-o.

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa não incide na atividade econômica do Menos 1 Lixo, já que não é objeto da Lei 12.305 de 2010. É importante ainda dizer que a empresa segue à risca o Art. 33, que você pode ler na íntegra aqui. A lei tem por objetivo fazer com que as grandes empresas, com alto impacto ambiental negativo, tenham responsabilidade sobre os resíduos sólidos gerados na sua produção, alcançando o consumidor final e incluindo-o também na cultura sustentável.

Não somos obrigados, mas isso não significa que não tenhamos essa responsabilidade no Menos 1 Lixo. Queremos gerar o menor impacto possível no ambiente e por isso estamos trabalhando em um projeto de upcycling que seja viável (operacional e financeiramente) e escalável (acessível a todos).

Somos um movimento, não um e-commerce e estamos no mercado há pouco tempo. Como nosso produto não tem similares no Brasil, este é um estudo que precisa de tempo e cuidado. Inclusive, se você tiver ideias, aceitamos sugestões! Escreva para oi@menos1lixo.com.br.

Enquanto isso, estamos guardando os copos no pós consumo para ações futuras (como falamos abaixo). Optamos por recolher e trocar todos os copos que apresentarem problemas.

QUAL É DURABILIDADE DO COPO?

Fizemos um teste de ciclagem, que é um teste de abrir e fechar o copo na fábrica. A média alcançada foi 6.000 a 7.000 vezes. Então,se você usar o copo 5.000 vezes, significa que você economizou 5.000 copos!!! É um resultado incrível de economia de copo descartável versus a durabilidade do copo M1L.

A durabilidade vai depender de como você usa, armazena e lava. Nos 3 anos de vida do copo do movimento, já mudamos o processo de produção pra garantir que ele seja cada vez mais durável. Nosso sonho é que ele seja vitalício, mas ainda não garantimos o processo.

Infelizmente o produto não dura “pra sempre” como o vidro, por exemplo. Mas o vidro não é dobrável e não dá pra carregar sempre com você. Então escolhemos o silicone por todas essas características. O silicone pode ter uma vida útil de até 100 anos sem perder as propriedades, mas os cuidados de manuseio interferem nesse processo. Todas as informações sobre as melhores práticas de uso e conservação do copo estão no manual, que acompanha a embalagem.

MEU COPO RASGOU, E AGORA?

Desde o lançamento (2016) tivemos o registro de apenas 0,32% de problemas com o copo (um índice bem baixo para parâmetros de qualidade industriais), e mesmo assim, mudamos a matéria prima para que o produto fosse ainda mais resistente.

Se isto aconteceu com você, fica tranquilo. A gente se compromete a analisar seu caso e trocar seu copo para você. Você nos envia o corpo de silicone e fica como aro e a tampa para o novo corpo que iremos enviar. É só preencher esse formulário aqui.

E AÍ? O QUE VOCÊS FAZEM COM O COPO?

Como falamos, nossa escolha é recolher os copos que apresentaram problemas conosco. Eles não vão pra aterros sanitários e ficam com a gente, nesse processo de estudo e pesquisa sobre upcycling e uma possível reciclagem futura. Já fizemos alguns testes e conversamos com vários parceiros, fábricas e empresas, pra entender o melhor caminho. Aceitamos sugestões e parcerias, só escrever pra oi@menos1lixo.com.br

PRODUÇÃO 100% BRASILEIRA, O QUE SIGNIFICA?

Como a Fe fala no vídeo acima sobre o copo, produzir um produto 100% brasileiro garante que possamos dar todas estas informações a você, com transparência, pois pesquisamos e temos contato com toda a cadeia de produção. Isso garante uma relação mais justa e horizontal com todos os nossos fornecedores. Também fomentamos o mercado brasileiro, usando nossa mão de obra (garantindo que não há trabalho análogo à escravidão, como em algumas fábricas na China), encurtamos o tempo de entrega da mercadoria e as emissões de CO2, diminuindo nossos impactos na poluição, na sustentabilidade do trabalho e nas mudanças climáticas.

O COPO DO MENOS 1 LIXO É CARO?

Caro é um conceito muito subjetivo. Hoje quando pensamos no custo de um descartável, ele só é barato porque os fabricantes não se responsabilizam e não pagam o custo ambiental daquele produto. Isso significa dizer que eles não são tributados a mais, analisando a quantidade de peixes e aves marinhas que morrem em decorrência da ingestão de plástico por exemplo, ou da poluição de um rio que recebe os resíduos do nosso pós consumo. Se esses custos, que hoje são pagos com a degradação da vida humana e divididos por nós, fossem contabilizados, muitos descartáveis não existiriam, ou haveria uma alta taxa de reciclagem ou de reutilização daquelas matérias primas. Então o que é caro? É aquilo que a gente paga diretamente do nosso bolso?

Fato é que produzir no Brasil não é fácil! São muitos impostos e custos altos, principalmente quando fazemos um produto diferenciado e que não tem similares. Produzir na China certamente faria com que nosso custo despencasse, mas aí não seríamos alinhados com nosso propósito.

De qualquer forma, estamos pensando em maneiras de baratear nossa produção e entregar um produto ainda mais acessível para você! Já dobramos a nossa escala de produção e isso permitiu que nós diminuíssemos o valor do copo para os parceiros. Mas sabemos que ainda precisamos de mais acessibilidade e não cansamos de trabalhar nisso.

De qualquer forma, o copo tangibiliza um dos pilares da sustentabilidade financeira da empresa, garantindo o desenvolvimento de projetos, webséries, conteúdos, viagens, pesquisas, qualificação da equipe, remuneração da equipe. Garante que o movimento não precise fazer publipost pra ser sustentável ou deixar de falar de algo importante por medo de não ter patrocínio.

MESMO NÃO SENDO RECICLADO NO BRASIL, POR QUE O COPO DO MENOS 1 LIXO AINDA É UMA ÓTIMA ESCOLHA?

Estimamos que desde o lançamento do copo do movimento até hoje, mais de 00 milhões de copos descartáveis tenham deixado de virar lixo com o uso do copo do M1L. Se olharmos o consumo diário de 720 milhões de copos descartáveis POR DIA, dá para perceber que ainda temos um longo caminho.

Usando o copo do M1L você irá:

  • deixar de gerar muito lixo com copos descartáveis e possivelmente outras embalagens e todas as consequências que isto implica
  • economizar água (lembra o que falamos sobre o consumo de água para a produção de copos plásticos x o do M1L)
  • valorizar a mão de obra e as empresas brasileiras
  • usar um produto que não oferece riscos à sua saúde
  • estimular e propagar a consciência ambiental
  • contribuir para a existência do Movimento Menos 1 Lixo



INFOS ADICIONAIS 

ISO 9000

A ISO 9000 é a norma que regulamenta os fundamentos e o vocabulário do Sistema de Gestão da Qualidade, mostrando à organização qual o seu objetivo e os termos a serem aplicados, bem como suas vantagens para a gestão da qualidade.

O sistema ISO fornece uma infinidade de técnicas para a otimização dos processos internos de uma indústria, empresa ou instituição.  A utilização das normas ISO 9000 por uma empresa exige certificação, garantindo responsabilidade, credibilidade e solidez nas relações comerciais. Isso gera maior segurança para os usuários do produto ou serviços da empresa, que se torna também sustentável por tomar medidas que não agridem o meio ambiente.

ISO14000

A série de normas ISO 14000 correspondem a um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) editado pela ISO (International Organization for Standardization). Ela apresenta diretrizes para Auditorias Ambientais, Avaliação do Desempenho Ambiental, Rotulagem Ambiental e Análise do Ciclo de Vida dos Produtos, especificando os requisitos de um sistema de gestão ambiental, permitindo que a organização formule políticas e objetivos pensando nos requisitos legais e informações para os impactos ambientais significativos.

CETESB

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo é a agência do governo do estado de São Paulo   

*de acordo com especificações do fabricante

 

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.