Tudo o que você precisa saber sobre o copo do Menos 1 Lixo!

Tudo o que você precisa saber sobre o copo do Menos 1 Lixo!

Publicado em:
26/11/2017
No items found.

O copinho da Menos 1 Lixo foi idealizado pela Fe Cortez e pensado pra que você possa carregar pra todos os lugares e economizar o maior número de copos descartáveis. Por exemplo: usando o copo 5x por dia, pra beber água ou o cafezinho no trabalho, você irá economizar pelo menos 25 copos plásticos por semana (contando só os dias úteis). Levando ele até pros rolês dos finais de semana, você poderá fazer uma redução de cerca de 1.825 copos descartáveis por ano! Agora só mais uma conta: o copinho da Menos 1 Lixo tem uma média de ciclo de vida de 5 anos. Se você cuidar direitinho do seu e seguir nesse ritmo, serão 9.125 copos descartáveis que você deixará de usar.

Pra acompanhar esse ritmo de uso com uma boa durabilidade, o silicone foi o eleito pra fazer o corpo do copinho. É dobrável, super resistente, tem alta durabilidade, atóxico, tem a menor aderência possível a alimentos e bebidas, é fácil de lavar e tem grau alimentício e grau médico (o mesmo usado para implantes), ou seja, não faz mal nenhum à nossa saúde.

Já o aro e a tampa do copinho são feitos de polipropileno (PP), material que é reciclável e tem uma alta taxa de reciclagem no Brasil. Escolhemos fazer com dois materiais separados para que o descarte possa ser mais sustentável – o copinho é facilmente desmontado justamente pra encaminhar corretamente cada parte.

No entanto, o silicone é um material que, apesar de ser reciclável, ainda não é reciclado no Brasil. Ou seja: coletores menstruais também não são reciclados, nem canudos de silicone, produtos para bebês, pets e toda aquela infinidade de utensílios de cozinha que existem hoje, feitos desse material. E o motivo é simples: ainda não existem empresas especializadas na reciclagem de silicone em solo brasileiro.

Se não é reciclável, por que recebemos de volta?

Assim como a grande maioria dos produtos disponíveis por aí, infelizmente o nosso copinho não dura pra sempre, e enquanto não rola um interesse das empresas de reciclagem em trabalhar com silicone no Brasil, o que a gente faz por aqui é receber de volta os copos que apresentaram problemas ou chegaram no fim da sua vida útil.

Veja também: Aumente o ciclo de vida do seu copinho com as dicas do nosso guia de como cuidar do seu copinho

Fazendo essa logística reversa, evitamos que eles sejam encaminhados pra aterros sanitários. Os copinhos ficam conosco em um estoque, e com eles em mãos, já fizemos estudos, testes e conversamos com vários parceiros, fábricas e empresas pra entender o melhor caminho pra retrabalhar com o material – o famoso upcycling. Inclusive, aceitamos sugestões e parcerias, viu? É só escrever pra oi@menos1lixo.com.br. Como nosso produto não tem similares no Brasil, este é um estudo que precisa de tempo e cuidado.

A logística reversa é uma importante ferramenta da economia circular que estimula a reciclagem, a redução na extração de matéria-prima virgem e, principalmente, a geração de lixo. Na prática, funciona assim: toda empresa é responsável pelo que produz e coloca no mundo, mesmo depois que está na mão do consumidor, e deveria receber de volta no fim do ciclo de uso.

Aqui no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) exige transparência no gerenciamento de resíduos e implementação da logística reversa em várias categorias de empresas. Essa lei também tem como objetivo incluir os consumidores na cultura sustentável: é a tal da responsabilidade compartilhada.

Nessa lógica, retornar os produtos pra quem faz ou fornece é responsabilidade do consumidor, assim como é responsabilidade de quem faz receber de volta. Todo mundo faz parte desse ciclo, e se organizar direitinho, reduzimos juntes o lixo e os impactos ambientais.

Se mesmo depois de ler esse post você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de escrever pra gente no oi@menos1lixo.com.br. Por aqui, levamos a transparência a sério e estamos sempre de portas abertas para o diálogo. E se você quiser encaminhar o seu copinho usado pra gente, é só preencher esse formulário.

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.