A ideia do filme é mostrar não só como será o novo uso da indumentária, mas como essa galera que está à frente nas pesquisas, está solucionando problemas que essa indústria têxtil vem causando há tempos ao meio ambiente, e diga-se de passagem, eles não são poucos. A AEG, empresa especializada em máquinas de lavar roupa, está por trás desse documentário, com o objetivo de desenvolver soluções hoje para as demandas de amanhã, tudo de forma sustentável e econômica. Eles inventaram, por exemplo, a tecnologia de aquecimento que gerou grande contribuição na eficiência energética das secadoras modernas.
As mentes inovadoras enxergam um potencial incrível nas novas tecnologias se aplicadas à responsabilidade social e é isso que vai transformar o futuro da moda e o modo como a gente consome. O filme mostra esse novo olhar sobre a indústria têxtil, mostrando que ela está mudando aos poucos, a partir de todas as inovações que estão surgindo.
Na Patagonia, marca de roupas para esportes outdoor, por exemplo, o investimento em reciclagem de tecido lidera as práticas sustentáveis no mundo, mostrando que essa indústria também pode ter mais responsabilidade social. A ideia é que os produtos sejam cada vez mais orgânicos e acolham a natureza, mas não de forma exploradora e sim reutilizável. É necessário focar em trazer material biológico e vivo para o mundo fashion. A Patagonia é realmente um caso à parte, que pensa seu produto para ser o mais durável possível, assim o consumidor não troca um casaco se ele rasgou, ele envia para a fábrica e ela é consertada para ficar novinha de novo.
Esse sistema inovador faz com que o consumo diminua. Poderemos usar uma peça de várias maneiras, transformá-la em outras e assim, talvez nem precisemos mais de um guarda-roupa abarrotado, afinal, agora menos é mais. Com tecnologia para criar novos tipos de tecidos e formas de expressar seu estilo, o novo pretinho básico será a reutilização.
E enquanto esse futuro não chega, o Menos 1 Lixo te dá dicas de como repensar seu guarda roupa, porque o consumo consciente começa a cada escolha.
"The Next Black" está disponível no Netflix.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.