ODS #2 | Fome Zero e Agricultura Sustentável

ODS #2 | Fome Zero e Agricultura Sustentável

Publicado em:
27/5/2019
No items found.

Já falamos por aqui sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a primeira ODS, com a meta pra erradicar a pobreza. Vamos falar sobre a ODS2, que tem como meta dar fim à fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição da população mundial, além de promover a agricultura sustentável.

E qual é o tamanho do desafio?

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) destacou que o número de pessoas que passam fome no mundo cresce e subiu de 815 milhões pra 821 milhões de 2016 pra 2017. No final de 2018, o Brasil já apresentava alguns indícios de que poderia voltar ao Mapa da Fome e quase 3% da população é subalimentada. Essa ODS tem como objetivo garantir o acesso à alimentação segura e suficiente durante todo o ano até 2030. Também é objetivo dobrar a produtividade agrícola e garantir acesso à terra dos pequenos produtores, especialmente mulheres, comunidades indígenas e agricultores familiares.

Outro plano pra esse objetivo é garantir diversidade genética das sementes até 2020, também das plantas cultivadas, dos animais de criação e domesticados e todas as espécies selvagens. E, especialmente, adotar medidas que garantam o funcionamento harmônico dos mercados de commodities de alimentos e seus derivados e facilitar o acesso à informação de mercado. E isso é super importante, porque 50% de todo o mercado de alimentos é controlado por 50 empresas no mundo todo e no Brasil, o problema é ainda mais grave: 70% das compras de uma família são de 10 dessas 50 empresas. Isso significa uma dominação de um direito que é de todo mundo, desde a produção, do cuidado do cultivo, até o valor da comida no supermercado.

Estamos cada vez mais ingerindo comida que parece de verdade, mas que é fake news e sequer nos preocupamos com isso. Existe, inclusive, uma campanha rolando pra que a gente tenha mais clareza dos rótulos do que encontramos nas prateleiras. Tudo é feito de forma a induzir uma compra pela desinformação e tem muita desonestidade nessa equação. E isso carreta um problema pra além da subalimentação e tão grave quanto: a obesidade. No Brasil, a obesidade cresceu 60% nos últimos 12 anos.


Menos 1 Lixo
Por:
fundo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.