O primeiro voo sem plástico do mundo!

O primeiro voo sem plástico do mundo!

Publicado em:
26/12/2018
No items found.

Que notícia incrível pra fechar o ano, né? A Hi Fly operou/está operando HOJE o primeiro voo de passageiros sem plástico descartável do mundo! O avião saiu de Lisboa direto pra Natal, no Brasil. A notícia foi dada em primeira mão pela Mirpuri Foundation, uma fundação portuguesa que é a principal parceira quando o assunto é sustentabilidade da Hi Fly.

O teste da viagem plastic free vão ser em 4 voos de um Airbus A340 da Hi Fly e o primeiro deles voa hoje, 26 de dezembro de 2018. Esse mesmo voo volta pra Lisboa depois, completando o primeiro ciclo. Mais de 700 pessoas farão parte desse projeto, de transformar a Hi Fly na primeira companha aérea do mundo sem nenhum plástico descartável a bordo durante 1 ano. Paulo Mirpuri, o presidente da Mirpuri Foundation e da Hi Fly, disse que só os quatro primeiros voos testes vão evitar o consumo de 350 kg de plástico descartável profundamente nocivos pro meio ambiente. Ele diz que são mais de 100 mil voos que decolam todos os dias pelo mundo com quase 4 bilhões de passageiros, com a previsão de que esse número dobre nos próximos 20 anos.

A Fe Cortez também celebrou a iniciativa: 

“as empresas são aliadas fundamentais pra a transformação que precisamos promover. Uma companhia de aviação internacional, que cruza continentes, tem a oportunidade de levar o conceito e a prática do não uso de plásticos descartáveis pra muita gente, e mostrar que essa inovação já é real.”

A ideia é que a Hi Fly seja plastico zero até o final de 2019, sem copos, colheres, saleiros, pimenteiros, saquinhos plásticos pra enjoo, embalagens pros cobertores, pratos, embalagens individuais de geleias, manteigas, etc, embalagens de bebidas e escovas de dentes. E sem os plastiquinhos todos, a companhia aérea vai distribuir talheres de bambu, embalagens de papel e outras tantas compostáveis.

E eles nos deram os números, que são lindos de ver. Os voos vão economizar:

1000 copos
500 copos de café
700 kits de talheres
Várias dezenas de colheres pra café
24 kits de saleiro e pimenteiro
500 sacos de enjoo de plástico
600 embalagens para mantas e almofadas e 300 para fones de ouvido
1164 pratos
315 embalagens de manteiga
800 unidades de natas para café
200 garrafas de água
100 garrafas de refrigerantes
12 jarros de bebidas
250 taças de champanhe
24 kits escova de dentes
50 luvas

E nós celebramos e agradecemos a iniciativa, que ela possa inspirar todas as companhias aéres do mundo e todas os passageiros, porque a mudança é possível e é conjunta. Vem, 2019!

[UPDATE]

Os voos aconteceram em dezembro de 2018.

Mas afinal, quais foram os impactos de verdade?

700 passageiros participaram na experiência

350 kg de plástico evitado

500 gr de plástico poupado por passageiro

Destinos: Lisboa e Natal

Animados, a companhia aérea experimentou mais 12 voos com uma redução significativa de plásticos descartáveis:

3700 passageiros participaram na experiência

1150 kg de plástico evitado

300 gr de plástico poupado por passageiro

Destinos: Lisboa, Porto, Fortaleza, Recife, Maceió e Salvador


Peso total de plástico evitado durante a operação teste entre Portugal e Brasil, 16 voos com 4400 passageiros: 1500 kg

As alternativas sustentáveis utilizadas para as embalagens descartáveis são fabricadas à base de plantas com materiais renováveis, de baixo carbono ou reciclados que podem ser compostados com o desperdício orgânico. Foram também usadas alternativas como o papel, bambu, porcelana, vidro e aço inoxidável. Após os voos, os resíduos orgânicos alimentares bem como as embalagens de materiais biodegradáveis e compostáveis, foram recolhidos por uma empresa transportadora devidamente licenciada que os encaminhou para um operador de gestão de resíduos, onde serão transformados para utilização principal de produção de energia. Os talheres de bambu foram higienizados pela empresa de catering do grupo, a LSKY, para serem depois reutilizados. Garrafas de vidro, com tara retornável, foram devolvidas ao fornecedor para serem devidamente tratadas e reutilizadas. O papel e o cartão foram agrupados para recolha e reciclagem.

O peso total de plástico evitado durante todos os voos teste foi de 1500 kg.

A ideia é continuar assim e eliminar todos os plásticos descartáveis da Hi Fly até o fim desse ano.

Nós torcemos demais pra que isso vire moda e regra entre todas as companhias aéreas. Pra ver mais um pouquinho, dá um play

Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.