2018 não tá fácil pro oceano, viu? No finalzinho de outubro, o fotógrafo polonês Jacek Dybowsky, registrou uma cena muito chocante: um plástico ficou preso no pescoço de um tubarão, cobrindo as fendas branquiais e causando uma asfixia lenta. Ele pensou em ajudar o tubarão, mas não conseguiu (afinal, é um tubarão, né?).
Ele ficou bem impressionado e disse que nunca tinha visto nada parecido em seu trabalho com fotografia subaquática. O mergulho foi no Mar Vermelho e era um tubarão-galha-branca-oceânico. A hipótese é que o plástico era de um equipamento de mergulho. Ele disse que ficou devastado :(
Há 10 dias uma baleia cachalote foi encontrada morta na Indonésia com 6kg de plástico no estômago. Foram encontradas 19 peças de plástico rígido, 4 garrafas PET, 25 sacolinhas plásticas, 2 chinelos, 115 copos descartáveis e pedaços de barbante. A Indonésia compõe o grupo dos países que mais poluem os oceanos: em conjunto com a China, as Filipinas, a Tailândia e o Vietnã, são responsáveis pelo descarte de 60% de todo o plástico que vai parar nos oceanos.
Em abril desse ano, uma outra cachalote foi encontrada morta com 29kg de plástico no estômago em Murcia, na Espanha.
O Menos 1 Lixo lançou em junho a websérie Mares Limpos, que fala sobre todos os impactos do nosso consumo irresponsável e desenfreado do plástico descartável. Nós descartamos 8 milhões de toneladas dele nos oceanos todos os anos e estamos matando o planeta. Se não tomarmos nenhuma atitude HOJE, em 30 anos, vamos ter mais plástico do que peixe nos oceanoso . Precisamos nos responsabilizar e agir. Ou você ainda acha que isso não é um problema seu? Dá um play no primeiro episódio da websérie pra entender o tamanho do problema
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.