Lata de comida é a melhor escolha?

Lata de comida é a melhor escolha?

Publicado em:
24/6/2021
No items found.

Você já deve ter pensado por aí: se reciclamos 98% das latas de alumínio, é vantagem escolher os alimentos embalados em lata também, né? Bom, vamos começar pelo começo.

Por aqui, apenas as bebidas são embaladas em latas de alumínio. Latas de alimento são de aço. 


O aço é um metal reciclável e tem uma absorção de novas possibilidades interessantes, porque pode se reinventar em outros produtos, como carros, geladeiras, etc. Mas como você já deve saber, nem tudo que é reciclável é, de fato, reciclado. E, ainda que o aço seja o metal mais usado no mundo, nem todos conseguem fechar o ciclo de vida desse material. Segundo o ReciclaSampa, em 2015 (últimos dados, aquela velha dificuldade da desinformação da reciclagem no Brasil), 46% das latas de aço foram recicladas por aqui. Uma discrepância muito grande quando pensamos em países como a Bélgica, por exemplo, que consegue reciclar quase 100% do aço por lá.

E, em comparação com a lata no Brasil… nem se compara, né? 

No quarto episódio da websérie Bê a Bá da Reciclagem sobre o alumínio, a Eunice Tomaidis, da Novelis, deu uma dica boa pra identificar se a lata é de alumínio ou aço: usar um imã, que só funciona no aço.

Mas e aí? Como faço?

Na hora de escolher as bebidas, com certeza: vá de lata! Além de sermos campeões mundiais na reciclagem dela, as latinhas têm 80% da sua composição de alumínio reciclado, reduzindo bastante o impacto do pré consumo.

Na hora de escolher a comida... bom, existem muitas alternativas. Você pode comprar a granel e levar seus potes, gerando zero lixo nessa compra. Também pode escolher por alimentos frescos nas feiras livres. O que não tiver jeito, opte por embalagens duráveis, como as de vidro ou as de papel.

A gente tem uma websérie fresquinha e super completa contando todo o ciclo de vida das principais embalagens que consumimos: lata, vidro, caixinha cartonada e plástico. Também falamos do resíduo orgânico, claro. Dá um play:



Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.