Lata de comida é a melhor escolha?

Lata de comida é a melhor escolha?

Publicado em:
24/6/2021
No items found.

Você já deve ter pensado por aí: se reciclamos mais de 97% das latas de alumínio, é vantagem escolher os alimentos embalados em lata também, né? Bom, vamos começar pelo começo. Por aqui, todas as latinhas de bebidas são de alumínio. E a grande maioria das latas de alimento são de aço. O que isso significa no pós-consumo?

O aço é um metal reciclável e tem uma absorção de novas possibilidades interessantes, porque pode se reinventar em outros produtos, como carros, geladeiras, etc. Mas como você já deve saber, nem tudo que é reciclável é, de fato, reciclado. E, ainda que o aço seja o metal mais usado no mundo, nem todos conseguem fechar  o ciclo de vida desse material. Segundo o ReciclaSampa, em 2015 (últimos dados, aquela velha dificuldade da desinformação da reciclagem no Brasil), 46% das latas de aço foram recicladas por aqui. Uma discrepância muito grande quando pensamos em países como a Bélgica, por exemplo, que consegue reciclar quase 100% do aço por lá.

E, em comparação com a lata no Brasil... nem se compara, né?

No quarto episódio da websérie Bê a Bá da Reciclagem sobre o alumínio, a Eunice Tomaidis, Relações Institucionais da Novellis, deu uma dica boa pra identificar se a lata é de alumínio ou aço: usar um imã, que só funciona no aço.

Mas e aí? Como faço?

Na hora de escolher as bebidas, com certeza: VADELATA! Além de sermos um dos líderes mundiais na reciclagem dela, as latinhas têm 80% da sua composição de alumínio reciclado, reduzindo bastante o impacto.Na hora de escolher a comida... bom, existem muitas alternativas. Você pode comprar a granel e levar seus potes, gerando zero lixo nessa compra. Também pode escolher por alimentos frescos nas feiras livres. O que não tiver jeito, opte por embalagens duráveis, como as de vidro ou as de papel.

A gente tem uma websérie fresquinha e super completa contando todo o ciclo de vida das principais embalagens que consumimos: lata, vidro, caixinha cartonada e plástico. Também falamos do resíduo orgânico, claro. Dá um play:



Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.